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Fileira Casa Portuguesa com presença na ICFF

Pela primeira vez, a ICFF, a maior feira norte-americana dedicada aos sectores do design e decoração de interiores, dedicará um espaço exclusivo às marcas portuguesas. O contingente português, cuja participação é coordenada pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, APIMA, estará representado por um total de 15 marcas

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Pela primeira vez, a ICFF, a maior feira norte-americana dedicada aos sectores do design e decoração de interiores, dedicará um espaço exclusivo às marcas portuguesas. O contingente português, cuja participação é coordenada pela Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, APIMA, estará representado por um total de 15 marcas

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O mercado norte-americano foi, entre os principais destinos de exportação do mobiliário português, aquele que mais cresceu em 2022, com uma subida de 27 por cento nas vendas registadas pelas marcas nacionais para os Estados Unidos da América (EUA). O incremento, registado num ano em que este cluster registou o valor recorde de exportações, levou mesmo os EUA a ascenderem ao terceiro lugar entre os maiores importadores da Fileira Casa Portuguesa, apenas superado por Espanha e França.

“No passado recente, as grandes empresas americanas têm vindo a reconhecer as vantagens de apostarem na qualidade e na inovação, em detrimento do fator preço. Neste quadro, as marcas europeias, e as portuguesas em particular, têm capacidade de se afirmarem pela aposta num design arrojado e diferenciador, conjugado com um know-how único de longas décadas”, explica Joaquim Carneiro, presidente da APIMA. “As empresas que levamos à ICFF conjugam na perfeição a importância da tradição e conhecimento com o vanguardismo necessário para impactar os compradores e consumidores norte-americanos. Estamos muito confiantes para esta edição da ICFF”, completa.

Embora algumas das empresas nacionais que marcam presença no certame tenham já tido participações anteriores, esta será uma estreia neste mercado para a maioria. As 15 marcas nacionais que promoverão o melhor da produção e design portugueses são a AM Living, Brifour, Dooq, Duistt, Domkapa, Flam & Luce, Frato, Glammfire, Laskasas, Luísa Peixoto, MAB, Mooza, Paulo Antunes, Serip e Wooliv.

Após a ICFF, tem lugar a IMM Cologne, de 4 a 7 de junho, seguida pelo principal evento de promoção deste cluster em terras nacionais, o Portugal Home Week, que se realiza entre os dias 15 e 16 de Junho, na Alfândega do Porto.

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Grohe Everstream

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Grohe lança chuveiro que funciona através do reaproveitamento de água

O Grohe Everstream permite reduzir os consumos de água até 75% e energia até 66% (por cada 10 minutos de duche). Produto deverá chegar ao mercado em meados de 2024

Cidália Lopes
tagsGrohe

Numa aposta clara da marca na poupança de água, a Grohe deu a conhecer sua mais recente inovação que permite a reciclagem e reutilização da água dos banhos. Ainda em fase de testes práticos, haverá, ainda, uma nova fase de formação para instaladores, esperada para a segunda metade do corrente ano. A marca pretende que o Grohe Everstream entre no mercado em meados de 2024.

Os mercados alemão, austríaco e suíço deverão ser os primeiros a receber o novo sistema, mas o objectivo é que este chegue aos restantes mercados europeus ainda no próximo ano.

A entrada no mercado deste novo produto vem “incrementar a actual oferta” da marca que pretende, cada vez mais, “facilitar e incentivar os seus clientes a fazerem escolhas mais sustentáveis”.

O chuveiro que funciona através do reaproveitamento de água foi apresentado em Portugal, em primeira mão, no Grohe X Professional, cujo evento decorreu durante três dias em Lisboa e contou com a presença de instaladores e profissionais do sector dos vários países onde a marca se encontra presente.

“É nossa missão utilizar tecnologia de ponta que permita um uso de água sustentável, enquanto criamos valor ambiental para a mesma. Ao caminharmos na direcção de uma economia circular, o mesmo conceito pode também ser aplicado aos nossos produtos. O Grohe Everstream eleva a nossa tecnologia ao próximo nível. Temos grandes expectativas para os testes práticos do produto, por forma a este estar pronto para o seu lançamento em 2024,” disse David Mainka, leader Electronics and Innovation R&D Fitting, da Lixil International.

O sistema de duche divide o processo de duche em três partes, “permitindo, assim, que os utilizadores disfrutem da experiência, sempre conscientes de que estão a minimizar o desperdício”. Ao utilizar apenas um quarto da água e um terço da energia que um chuveiro normal, permitir uma redução de custos que poderá chegar aos 65%/ano e uma diminuição de até 70% das emissões de CO2, por agregado familiar de quatro pessoas.

Sobre o autorCidália Lopes

Cidália Lopes

Jornalista
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‘Use and Reuse’ partilha experiências e conhecimento

No âmbito do projecto Desafios 5.0, a Associação Empresarial de Portugal promove o encontro entre jovens empreendedores e a área da Economia Circular

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A Associação Empresarial de Portugal, AEP, no âmbito do projecto Desafios 5.0, promove, no próximo dia 6 de Junho, um encontro entre jovens empreendedores e a ‘Use and Reuse’, uma empresa que cria soluções de Economia Circular.

Instalada na freguesia de Perelhal, em Barcelos, a ‘Use and Reuse’ cria e implementa soluções, capazes de potenciar a sustentabilidade, com impacto no ambiente, na sociedade e na economia.

O encontro conta com o testemunho de Luís Ramos, gerente da Use and Reuse, que vai partilhar com os jovens empreendedores a sua história e as experiências profissionais mais relevantes.

A ação “Meetups em Empresas” insere-se na actividade “Meet and Learn” do projecto Desafios 5.0, que conta com a participação de jovens empreendedores e de empresas criadas há menos de dois anos e pretende fomentar o contacto, a partilha de boas práticas empresariais e a transmissão de experiências e conhecimento.

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C&R 2023 prepara edição

Até à data, a feira regista um crescimento de 23,12% no número de empresas expositoras. A reabilitação energética, a emergência do NZEB, soluções para a distribuição alimentar e CAEs são alguns dos temas em destaque na feira de Climatização e Refrigeração que decorre de 14 a 17 de Novembro em Madrid

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Agendada para 14 a 17 de Novembro, a Feira de Climatização e Refrigeração C&R 2023, transformará os pavilhões da IFEMA MADRID na grande plataforma de referência da península ibérica para os sectores do Ar Condicionado, Climatização, Ventilação, Refrigeração Industrial e Comercial, Aquecimento e Canalização. Num momento-chave de recuperação do mercado e coincidindo com a celebração do 20º aniversário da feira, todas as expectativas apontam para que esta seja uma edição muito representativa, reafirmando a sua posição como o principal ponto de encontro de toda a cadeia de valor desta indústria.

É o que revela a excelente taxa de contratação registada até à data, que já ascende a 245 empresas expositoras directas e uma ocupação de 22.160 m2, representando aumentos de 23,12% e 42%, respectivamente, face aos números finais de 2021.

A primeira reunião do Comité Técnico do Comité Organizador da feira, definiu os temas a abordar pelo FORO C&R 2023 nas suas várias sessões. Este programa de Conferências Técnicas, tal como em cada edição, será de grande alcance e interesse profissional, uma vez que abordará os temas mais relevantes da actualidade do sector, e será coordenado por algumas das associações que integram o Comité Organizador da C&R.

Numa primeira antevisão de conteúdos, na terça-feira, dia 14 de Novembro, a manhã será dedicada às implicações dos novos fluídos frigorígenos nas instalações térmicas, por referência às exigências do novo regulamento dos gases fluorados, numa sessão coordenada pela AFEC (Associação de Fabricantes de Equipamentos de Ar Condicionado), e à tarde, as soluções disruptivas na refrigeração industrial serão analisadas pela AEFYT (Associação das Empresas de Refrigeração e suas Tecnologias).

No segundo dia da feira, será abordado o desafio da reabilitação energética em todas as suas dimensões, não só em termos de energia, mas também de conforto e saúde dos utilizadores, numa conferência organizada pela AFEC, e na sessão da tarde, o ASHRAE Spain Chapter fará uma apresentação sobre o caso de estudo do projeto realizado no Hospital Universitário 12 de Octubre em Madrid.

Na quinta-feira, 16 de Novembro, o FORO C&R abordará três temas de grande actualidade como os Edifícios de Emissões Zero, conferência coordenada pela ATECYR (Associação Técnica Espanhola de Ar Condicionado e Refrigeração); Desafios e Soluções para a Distribuição Alimentar e CAEs (Sistema de Certificação de Poupança Energética), estas duas últimas sessões coordenadas pela AEFYT.

Como todas as edições, a Galeria de Inovação mostrará as principais novidades e I&D+i do sector, e a feira dedicará um capítulo especial à promoção das boas práticas na instalação, nas Oficinas de Técnicas Aplicadas à Climatização (TAC) e na Oficina de Refrigeração.

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Aliaxis adquire startup portuguesa Zypho

A aquisição, cujo valor do negócio não foi revelado, permitirá à Aliaxis utilizar a sua presença global e experiência em soluções de gestão de fluidos para “expandir ainda mais o alcance dos produtos da Zypho”

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A empresa internacioanl especialista em soluções inteligentes de gestão de fluídos, Aliaxis, anunciou a aquisição da Zypho, uma empresa tecnológica portuguesa que tem actuado em soluções de recuperação de calor de águas de drenagem em edifícios há mais de uma década. Valores do negócio não foram revelados.

Fundada em 2009, as soluções trazidas pela Zypho centram-se na redução das emissões de carbono e na redução das facturas de energia, o que se alinha perfeitamente com o compromisso da Aliaxis com a sustentabilidade e a preservação da água.

Os seus sistemas de recuperação de energia do ralo do duche, que transferem o calor da água quente do duche para a água fria que entra, reciclando até 75% da energia utilizada para aquecer a água do duche, ou o sistema que pré-aquece a água fria à medida que esta se desloca em direcção à torneira misturadora, reutilizando o calor da água quente de drenagem que normalmente seria desperdiçado para a rede de esgotos, são alguns dos exemplios.

A Aliaxis em França e a Zypho têm colaborado de forma frutuosa desde 2020. Esta colaboração conduziu à introdução de produtos novos e mais inovadores no mercado francês, como a unidade de recuperação de calor horizontal da Aliaxis em Setembro de 2022.

Esta aquisição permitirá à Aliaxis utilizar a sua presença global e experiência em soluções de gestão de fluidos para expandir ainda mais o alcance dos produtos da Zypho. Além disso, a Aliaxis beneficiará da experiência da Zypho em soluções inovadoras de recuperação de calor de águas de drenagem, colaborando no desenvolvimento de produtos novos e mais avançados que melhorarão ainda mais a sua oferta de soluções sustentáveis para o segmento da construção.

Com o aumento dos preços da energia, a procura de sistemas inovadores que possam manter as facturas baixas está a aumentar. “É aí que entra o novo sistema de recuperação de calor das águas residuais. Com a nossa dimensão e escala, vamos alimentar e desenvolver ainda mais a forte linha de inovações da Zypho. Estimamos que o sistema, já disponível em França, no Reino Unido e em Espanha, fará com que as famílias poupem o suficiente nas facturas para pagar o seu investimento em um a três anos, contribuindo ao mesmo tempo para um mundo com menor intensidade de carbono”, afirma Eric Olsen, director executivo da Aliaxis.

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Cisão da Smartwatt Intelligence coloca Enlitia no mercado

Com um” produto único” baseado num ecossistema de algoritmos que “promete revolucionar as energias solar e eólica”, o foco da tecnológica é expandir-se internacionalmente e duplicar o volume de negócios de 2022

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No mercado das energias renováveis há 15 anos, a Smartwatt anuncia a cisão da área de negócio dedicada à Inteligência Artificial. A empresa portuguesa fica agora centrada na produção renovável e na eficiência energética da indústria e edifícios, oferecendo processos de descarbonização e transição energética.

Desta forma, a spin-off, Enlitia, apresenta-se ao mercado com o background de cinco anos de experiência, clientes em 12 países e receitas de um milhão de euros em 2022. Com um produto único baseado num ecossistema de algoritmos que promete revolucionar as energias solar e eólica, o foco da tecnológica é expandir-se internacionalmente e duplicar o volume de negócios de 2022.

Para a Smartwatt, a estratégia passa também por crescer em “serviços e produtos relacionados com a digitalização, mantendo o propósito de garantir aos mais de 200 clientes (indústria, edifícios de serviços, espaços comerciais, hospitais, hotelaria, entre outros) uma redução eficiente e rentável do uso de energia”. O volume de negócios da Smartwatt ficou próximo de 6,7 milhões de euros em 2022 e nos últimos dois anos cresceu uma média de 75% ao ano.

O rápido crescimento da Smartwatt Intelligence, focada no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial para o sector da energia, levou a que a estratégia para o seu desenvolvimento tivesse um foco específico e diferenciado dos restantes negócios da empresa. Por um lado, os clientes alvo deste negócio são empresas detentoras ou gestoras de portfólios de activos renováveis, designadamente solares e eólicos. Por outro, a nova empresa está focada sobretudo no mercado internacional e no desenvolvimento de novos produtos.

Todos os clientes da Smartwatt Intelligence transitaram para a Enlitia, contando agora com mais recursos para continuar a inovar e a fornecer os melhores serviços do mercado. Já este ano a empresa, que tem 23 colaboradores, espera duplicar o volume de negócios relativamente aos resultados da Smartwatt Intelligence, que em 2022 foram de um milhão de euros. Tendo já conquistado o mercado nacional, pretende agora expandir para outros países, tais como Espanha, Alemanha, Reino Unido e Itália, com um reflexo de mais 30% no volume de negócios já este ano.

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Inovação e sustentabilidade marcam 5ª edição do ‘Dia do Betão’

Organizado pela Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB), o evento tem lugar dia 5 de Junho, no Hotel MH Peniche, em Peniche

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tagsAPEB

A Associação Portuguesa das Empresas de Betão Pronto (APEB) organiza, a 5 de Junho, a 5ª edição do ‘Dia do Betão’, que terá lugar no Hotel no Hotel MH Peniche, em Peniche. Nesta que será a primeira edição do evento em formato presencial desde 2019 e o primeiro evento que tem Luís Goucha como presidente da APEB, cerca de 200 profissionais vão promover o debate de temas estruturais para a indústria do Betão Pronto.

Além de “aprofundar tópicos como a inovação e a tecnologia” aplicadas ao betão ou a redução da pegada ecológica, o evento tem também como objectivo “promover o contacto entre as empresas do sector e as mais relevantes entidades portuguesas da construção, arquitectura e engenharia”.

O evento vai contar, ainda, com a presença de Ângela Nunes, da Associação Técnica da Industria de Cimento (ATIC), que vai abordar os “novos tipos de cimento”, de Rita Bento, do departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos da Universidade de Lisboa, com o tema “Os Edifícios de Betão Armado são estruturas seguras?”. A contribuição do DL 90/2021 e o seu impacto na construção serão também abordados por Arlindo Gonçalves, do LNEC, e por Jorge Reis, director geral da APEB. 

O evento conta, ainda, com o contributo da organização internacional ERMCO, com Asli Ozbora a apresentar a visão da organização sobre a importância de assegurar a resistência do cimento em estruturas de cimento.

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Exportações da fileira da madeira e mobiliário crescem 14% no 1º trimestre de 2023

Depois de um ano recorde, as exportações da fileira da madeira e do mobiliário continuam a registar um forte crescimento com as vendas ao exterior a ultrapassarem os 840M€ nos três primeiros meses do ano, mais 100 M€ que no período homólogo. Os números foram avançados no final do “The Hotel Show Dubai”, um dos maiores certames internacionais da fileira e onde Portugal marcou presença

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Nos primeiros três meses do ano as exportações da fileira da madeira e do mobiliário ultrapassaram os 840 milhões de euros, o que representa um crescimento de 14% face a igual período do ano transacto. Recorde-se que 2022 foi um ano recorde para esta indústria com as exportações a ultrapassarem, pela primeira vez, a fasquia dos 3 mil milhões de euros.

“O sector viu as suas exportações crescerem mais 100 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023” destacou Vítor Poças, presidente da Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal (AIMMP). As declarações do responsável foram feitas no encerramento da feira “The Hotel Show Dubai”, que se realizou de 23 a 25 de Maio, no World Trade Centre Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A participação da delegação portuguesa foi organizada pela AIMMP, no âmbito do seu projecto de internacionalização Inter Wood & Furniture.

“The Hotel Show Dubai” é um dos maiores e mais completo evento do sector hoteleiro na região do Médio Oriente e Norte de África atraiu mais de 10.000 visitantes profissionais provenientes de todos os pontos do globo. Portugal fez-se representar com um grupo diversificado de empresas: A.Freitas & Barbosa; Apacheco; ARQ Tailor’s; Bloma by Covema; Casa Magna; Compincar; Fagotel; Flumen by Decor in White; MainGUILTY; MAMOA; MBN Group; Muranti; PA.ArK Arquitetos; Ribadao Wood Boutique; Safina; Salma; Toronobre – Comércio de Madeiras;. e X8 Solutions Group.
O mercado dos Emirados Árabes Unidos é hoje um dos mercados mais importante para o sector da madeira e mobiliário português, onde a AIMMP tem vindo a fazer uma aposta forte através do seu projecto de internacionalização com a presença em certames como “Dubai Design Week”, “Hotel Show Saudi Arabia”, “Build Your House Qatar”, e através de diversas missões de negócios.

“Continuamos a abrir fronteiras e caminhos para as empresas do nosso sector, a promover a qualidade e o design dos nossos produtos e a contar com as capacidades e competências dos nossos fornecedores que fazem acontecer”, sublinhou ainda o presidente da AIMMP.

Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 140 acções, em cerca de 50 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do sector em cerca de 1.000 milhões de euros, nos últimos 10 anos.

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Miele tem novo director-geral em Portugal e Espanha

António Salgado tem tido uma carreira de sucesso na Miele, com mais de 20 anos de experiência e onde ocupou vários cargos de gestão em Espanha, Portugal e a nível internacional

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António Salgado foi nomeado novo director-geral da Miele em Espanha e Portugal, substituindo Ditmar Vierbuchen. O seu principal objectivo é “liderar uma mudança cultural e estratégica importante que irá moldar o futuro da empresa”, no sentido de se tornar na “marca mais desejada pelos consumidores premium nos lares portugueses”. A estratégia em Portugal baseia-se em atrair novos consumidores através dos Miele Experience Centers e de campanhas de publicidade que reforcem o posicionamento da marca, acrescenta a marca em comunicado.

O novo director-geral tem tido uma carreira de sucesso na Miele, com mais de 20 anos de experiência e onde ocupou vários cargos de gestão em Espanha, Portugal e a nível internacional, tendo sido responsável por diversas áreas como Administração, Finanças, Logística, Gestão de Risco de Clientes, Contabilidade e Atendimento ao Cliente. O seu cargo mais recente, que ocupou durante quase três anos, foi o de director regional de Finanças para a Europa do Sul e de Leste, onde foi responsável por garantir a qualidade do planeamento financeiro e implementação de projectos globais e regionais.

É licenciado em Economia, Marketing e Gestão de Vendas pela Universidade de Valladolid e possui um Mestrado em Administração e Gestão de Empresas pela Escola de Negócios da Universidade de Navarra.

“É um grande orgulho para mim poder liderar a organização em Espanha e Portugal após 22 anos na Miele. É muito gratificante acordar todas as manhãs e saber que o produto que vendemos é o melhor do mercado, o de maior qualidade. Portanto, estou muito entusiasmado com o futuro e ansioso por desenvolver a marca Miele em ambos os países”, afirma o novo director-geral.

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Casa Peixoto reforça soluções chave na mão

Apoiados por uma equipa “in house” de arquitectura e design, que trata da assistência técnica, consultoria e acompanhamento e aposta na personalização, o projecto chave na mão, apenas reservado à área das cozinhas, foi este ano expandido a todas as áreas da casa

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A Casa Peixoto reforçou a expansão das soluções chave na mão a todas as áreas da casa e om uma aposta em projectos maiores. Trata-se de um serviço exclusivo de aconselhamento e acompanhamento, desde a avaliação do espaço até à elaboração e execução e está disponível nas lojas de Braga, Porto e Viana do Castelo. com uma aposta em projectos maiores e na conjugação das várias equipas complementares para maximizar o potencial de cada projecto.

Apoiados por uma equipa “in house” de arquitectura e design, que trata da assistência técnica, consultoria e acompanhamento e aposta na personalização de cada projecto, seja em 2D ou em 3D, à medida das necessidades do cliente, conta com o apoio da equipa técnico-especializada para a definição dos materiais e das soluções mais indicadas, além de acompanhar a execução nas diferentes fases.

Segundo Luciano Peixoto, administrador da Casa Peixoto, “o nosso objectivo com o reforço do serviço Chave na Mão é integrar soluções, materiais e equipas que trabalham em sintonia, para que em cada cliente tenhamos uma solução que dê resposta às suas necessidades. Por outro lado, a ideia de remodelar pode ser bastante ecológica e consideravelmente verde, pois através da remodelação, conseguem atingir-se objectivos autossustentáveis”.

No início, apenas reservado à área das cozinhas, o projecto chave na mão, foi expandido a todas as áreas da casa em 2023 esperando que venha a ter um peso relevante na facturação da Casa Peixoto. Os projectos mais requisitados são de cozinhas, casas de banho e interiores de apartamentos.

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Sector da pedra natural premeia arquitectura

A primeira Gala StonebyPORTUGAL decorreu no dia 26 de Maio e contou com a presença de diversas empresas do sector da pedra natural português. O momento ficou marcado pela entrega dos primeiros prémios de arquitectura em pedra portuguesa

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“Desde a entrega de prémios arquitectura à celebração em conjunto do mérito da excelência dos profissionais do nosso sector, foi uma gala cujo principal objectivo foi homenagear e criar a possibilidade de partilha de muitos momentos de promoção da pedra portuguesa., sublinhou Célia Marques, vice-presidente da ASSIMAGRA

Os Prémios StonebyPORTUGAL estavam distribuídos em três categorias: Arquitectura, Espaço Público e Inovação. Na primeira categoria saiu vencedor o projecto IESE Business School, elaborado pelo gabinete de arquitectura Sancho Madridejos – Architecture Office. A pedra e produção ficou a cargo da da empresa Solancis.

O projecto Praia do Canal Nature Resort, do Atelier Bugio, de João Favila Menezes,e de Filipa Cardoso e Catarina Assis Pacheco – Arquitetura, foi o vencedor na categoria Espaço Público. A pedra e produção foram da responsabilidade do Grupo Galrão – Natural Stones.

Na categoria Inovação o projecto Casa Caldeira, do Filipe Pina Arquitetura, com a pedra e produção das empresas Ardósias Valério & Figueiredo e Solicel foram os vencedores

O Prémio Carreira foi entregue a João Américo Urmal, da empresa Joaquim Duarte Urmal & Filhos com sede em Pêro Pinheiro.

Simbólico, o troféu dos prémios StonebyPORTUGAL “O testemunho”, também conhecido como tarolo ou carote é o nome dado a uma amostra do solo da pedreira que se obtém através de perfuração com sonda rotativa, uma metodologia de prospecção que está na base económica de todo o sector. “Procurámos que este troféu nos remetesse para a essência do nosso sector, a nossa origem. Que representasse as cores, texturas e a qualidade das pedras de todo o país, onde cada camada encaixada meticulosamente representa não só um momento geológico, mas também um testemunho da nossa história”, justificou a vice-presidente da Assimagra.

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