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    Dstgroup lança open day para contratar centenas de trabalhadores

    ­No próximo dia 2 de Junho tem lugar o open day do grupo, uma iniciativa que tem por objectivo atrair talento para as áreas de construção, serralharia, mecânica, soldadura, carpintaria e inovação ­

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    ­Para dar resposta ao crescimento da actividade, o dstgroup irá realizar um open day no próximo dia 2 de Junho, no campus de Braga, convidando os profissionais e estudantes interessados a conhecer as instalações do grupo, a sua filosofia e cultura, os seus representantes, a sua galeria de arte a céu aberto e ainda os benefícios que tem para oferecer.

    Numa campanha de recrutamento que desafia os candidatos a demonstrar o seu potencial, o dstgroup pretende contratar trabalhadores para as equipas nas áreas da construção, serralharia, mecânica, soldadura, carpintaria e inovação.

    “Esta iniciativa é fundamental para os nossos objectivos de desenvolvimento de talento e concentra-se no mais importante: as pessoas. É essencial promover momentos de partilha e experiências que permitam o contacto e o intercâmbio de conhecimentos entre potenciais candidatos e responsáveis”, afirma José Machado, director dos Recursos Humanos do grupo.

    Neste open day, que terá lugar no campus do dstgroup, em Palmeira, a empresa proporcionará momentos de networking e de speed meeting para que os novos talentos possam estabelecer contacto e esclarecer dúvidas com especialistas das áreas de interesse.

    As actividades incluem também um peddy paper para dar a conhecer as várias empresas presentes no complexo, como a bysteel ou a dte, bem como os Restaurantes M e T5, e ainda o Centro de Saúde exclusivo para os trabalhadores do grupo. Além disso, os jardins repletos de obras de arte e os espaços de lazer também serão explorados, reflectindo a convicção do grupo de que a cultura muda vidas.

    Recorde-se que no início deste ano, o dstgroup subiu o salário mínimo em vigor na empresa para €800, superando o Salário Mínimo Nacional, estipulado por lei em €760 para 2023, com o objectivo de combater a precariedade laboral, promover a captação e a retenção de talento e proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos seus trabalhadores.A este valor soma-se o subsídio de alimentação, seguro de vida, seguro de saúde e mais de 70 outros benefícios em diversas áreas, desde a saúde, desporto, bem-estar, educação e lazer, à disposição dos seus mais de 2600 trabalhadores.

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    Schneider Electric integra Airzone no seu ecossistema Wiser

    Apresentada no âmbito do evento Rebuild 2024, que decorreu em Madrid, a colaboração entre ambas as empresas permite que a aplicação ‘Wiser Home’ faça agora a gestão eficiente dos sistemas mais procurados numa casa, os de aquecimento e arrefecimento, através de bombas de calor

    A Schneider Electric e a especialista na gestão do ar em edifícios, a Airzone, juntaram-se numa parceria que visa “ampliar a compatibilidade da sua oferta”.  Apresentada no âmbito do evento Rebuild 2024, que decorreu em Madrid, a colaboração entre ambas as empresas permite que a aplicação ‘Wiser Home’ faça agora a gestão eficiente dos sistemas mais procurados numa casa, os de aquecimento e arrefecimento, através de bombas de calor.

    No contexto atual de aumento dos preços da energia, reduzir o consumo mantendo o poder de compra é possível com soluções simples e que não implicam grandes investimentos, como esta. Neste sentido, a Schneider Electric desenvolveu o Wiser, a solução conectada que permite aos utilizadores controlar melhor o seu consumo de electricidade, optimizando ao mesmo tempo o seu conforto.

    Através de uma única aplicação, a ‘Wiser Home’, os utilizadores podem controlar as principais funcionalidades da casa, como aquecimento, iluminação, carregamento de VE, tomadas inteligentes e, agora, também as bombas de calor.

    O conforto dos ocupantes é maximizado graças às numerosas funcionalidades oferecidas pelo Wiser, como o controlo por divisões, os modos inteligentes, as funções de automação, a programação de horários e a criação de cenários.

    O sistema, também, permite controlar o consumo dos equipamentos e enviar alertas em caso de problemas, como o consumo excessivo, para que se possa agir em conformidade. Permite ainda aproveitar o excedente de produção de um sistema fotovoltaico para carregar outros equipamentos, como as bombas de calor ou os VE.

    Graças a esta parceria, a Schneider Electric completa o seu ecossistema para casas conectadas tornando-o compatível com os sistemas de aquecimento e aquecimento por zonas, bem como com o controlo individual de uma máquina de ar condicionado e/ou Fancoil.

    O controlo individual de uma máquina de Split e/ou Fancoil também é possível com o Wiser, graças à solução Aidoo PRO da Airzone. Através de protocolos de comunicação aprovados por mais de 90% dos fabricantes, esta permite o controlo bidireccional dos splits de ar, bem como de todos os tipos de Fancoils.

    Ao mesmo tempo, o Wiser melhora consideravelmente a funcionalidade e o desempenho da solução Airzone, especialmente no que toca a cenários personalizados, controlo inteligente do consumo de energia e optimização da produção.

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    Otovo cresce +88% nas receitas globais geradas em 2023

    Portugal destacou-se como um dos melhores países em termos de performance de vendas dos 13 países europeus nos quais a marca está presente, tendo atingido em 2023 a meta das 1000 instalações realizadas durante o primeiro ano de operação

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    A Otovo, principal marketplace europeu de instalação de painéis solares e baterias para o mercado residencial, acaba de divulgar os resultados da operação global relativos ao ano de 2023. O documento analisa diferentes variáveis referentes ao negócio da multinacional nos 13 países europeus nos quais está presente e mostra um crescimento significativo dos principais indicadores face ao período homólogo.

    Os resultados anuais da Otovo, publicados na bolsa de Oslo, evidenciam um crescimento forte das receitas globais geradas em 2023. De acordo com o documento, a Otovo passou de uma receita de 846 milhões de coroas norueguesas (cerca de 73 milhões de euros) em 2022 para 1592 milhões de coroas norueguesas (cerca de 138 milhões de euros) em 2023 (+88%).

    Esta melhoria significativa foi sustentada por um aumento (+44%) relevante no número de instalações realizadas em 2023. No total, em 2022, a Otovo completou 7379 instalações nos vários mercados europeus em que está presente e, no último ano, este número subiu para as 10621.

    No que concerne às receitas IFRS, também registou uma subida (+56%) ao passar de 638 milhões de coroas norueguesas em 2022 (aproximadamente 55 milhões de euros) para 998 milhões de coroas norueguesas (cerca de 86 milhões de euros) no ano passado.

    O modelo de subscrição continua a ser um dos principais destaques da oferta da Otovo, que em Portugal foi a primeira a introduzir esta opção no mercado, já que as receitas geradas não param de crescer (+96%). A multinacional norueguesa gerou 598 milhões de coroas norueguesas (cerca de 52 milhões de euros) só com receita proveniente de contratos de subscrição em 2023, enquanto, em 2022, tinha gerado 305 milhões de coroas norueguesas (aproximadamente 26 milhões de euros).

    Portugal foi um dos destaques do ano no grupo a nível de performance de vendas, destacando-se no TOP4 entre os vários mercados europeus. A operação nacional da Otovo atingiu mesmo em 2023 os objectivos definidos para o primeiro ano com mais de 1000 instalações completas de sistemas de painéis fotovoltaicos nas residências portuguesas.

    “Estes números comprovam, sobretudo, a consistência e bom trabalho desenvolvido pela Otovo nos vários mercados que está presente. O contexto global foi desafiante para o sector e, ainda assim, os números revelam um crescimento sólido. Para 2024 antevejo uma cada vez maior penetração do solar a nível europeu e estou seguro que a Otovo estará na linha da frente desta transição energética que é tão necessária para que se possam cumprir as metas verdes definidas pela União Europeia”, considera Manuel Pina, diretor geral da Otovo em Portugal. E acrescenta: “E é bom perceber que Portugal também contribuiu bastante para os resultados alcançados e que tem aumentado a sua preponderância na operação global do grupo. Até 2025 esperamos atingir as 10000 instalações e reforçar ainda mais o bom desempenho conseguido desde o início da nossa operação”.

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    Francisco Sottomayor preside à APR

    O actual CEO da Norfin, acaba de ser eleito presidente da Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts, APR

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    Com cerca de 20 anos de experiência no sector imobiliário, Francisco Sottomayor foi responsável pela Gestão de Activos da Parque EXPO, empresa responsável pelo desenho e implementação do maior projecto integrado de regeneração urbana de Lisboa, hoje conhecido por Parque das Nações.

    Colaborou durante 10 anos na CBRE Portugal, onde foi membro da Comissão Executiva e responsável pelo desenvolvimento do negócio de Development. Foi ainda Diretor de negócio imobiliário da Caixa Geral de Depósitos.

    É bacharel em Comunicação e Jornalismo pelo Instituto Português de Estudos Superiores, tendo frequentado o Programa Avançado de Gestão para Executivos da Católica Lisbon Business & Economics e é certificado em Gestão de Projetos pelo Project Management Institute.

    A Associação Portuguesa do Turismo Residencial e Resorts foi formalmente constituída em 2011. Actualmente são associados da APR 32 empresas a que correspondem uma centena de empreendimentos de imobiliário turístico-residencial. A associação dedica-se à promoção internacional do turismo residencial português, e à representação dos interesses dos seus associados junto da tutela, Governo e outras instituições relevantes.

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    25ª Edição da Expojardim aposta na sustentabilidade

    Este é o mote de uma feira anual que acompanha os profissionais do sector há um quarto de século. O tema está na agenda económica, nacional e internacional, tem um impacto directo no crescimento da actividade do sector e os números deste certame que tem lugar de 21 a 23 de Março, na FIL, reflectem essa realidade: são esperadas entre 160 a 170 expositores, cerca de 400 marcas e 14 mil visitantes

    Começou como Expojardim, “Feira de Máquinas, Equipamentos, Produtos, Piscinas e Acessórios para Jardinagem” e há cerca de cinco anos introduziu a componente de “UrbanGarden”, trazendo a importância do tema para o contexto urbano e para o desenvolvimento das cidades. Na edição de 2024, o Exposalão Batalha, que organiza o certame, introduz o conceito de “Mobility”, focado na mobilidade urbana.

    A “sustentabilidade” é, nesta edição, o foco da feira que mantém o carácter e a vocação para um público profissional, tendo como perfil de visitantes “responsáveis em instituições públicas, empresários, decisores de compras, engenheiros, arquitectos, construtores civis, promotores imobiliários, jardineiros e responsáveis de instalações desportivas e de lazer”, elenca a organização.

    Paulo Amaral, responsável da Exposalão por mais uma edição da feira, sublinha o salto qualitativo e, sobretudo, quantitativo da presente edição que este ano terá lugar na FIL, em Lisboa, entre os dias 21 a 23 de Março. “Registámos um crescimento efectivo na ordem dos 20% em termos de ocupação do espaço e também no número de expositores que este ano, entre presenças directas e indirectas, deverá rondas as 170 empresas”, afirma o gestor comercial e coordenador de eventos da Exposalão. Um universo de empresas que deverá abranger mais de quatro centenas de marcas. A maioria é nacional, mas Paulo Amaral sublinha a presença nesta edição de algumas dezenas empresas estrangeiras, a maioria vinda da vizinha Espanha.

    Prova, uma vez mais, do próprio crescimento do mercado e da maior diversidade de players, num sector ainda dominado por pequenas e médias empresas, grande parte das quais mais vocacionada para a agricultura e onde a componente Jardim representa uma pequena percentagem da facturação.

    Em termos de visitantes a organização estima que irão passar pelos três dias do evento cerca de 14 mil visitantes, uma projecção que tem como base o número de visitantes de edições anteriores e o crescimento do número de expositores.

    Cidades para viver
    “A componente de Urban Garden, vocacionada para o mobiliário urbano, surge reforçada nesta edição onde podemos contar com uma oferta forte com apresentação dos materiais mais inovadores que estão no mercado. Esta é uma área que tem crescido nos últimos anos, acompanhando a aposta dos municípios em tornar as nossas cidades mais próximas das nossas necessidades, com espaços verdes e de lazer mais agradáveis. Nesta edição teremos como novidade a questão da “mobilidade” tão associada ao desenvolvimento do espaço urbano”, adianta Paulo Amaral.

    Para discutir os temas em destaque nesta edição terão lugar vários seminários e encontros: “Vamos valorizar a árvore na cidade”, “A importância das coberturas verdes”, Smart cities, Sustainability & Mobility”, que serão trazidos pelas diferentes associações do sector.

    “A Expojardim já ganhou um protagonismo enquanto evento dedicado e por isso mesmo agregador do sector e das actividades relacionadas com Jardins. E esse é um factor importante para as diferentes associações do sector se juntarem a nós nas questões que fazem a actualidade do sector. Paralelamente aos seminários, teremos também, e pela primeira vez, a realização de sessões de ‘speed talks’, num espaço próprio onde o expositor tem possibilidade de apresentar de forma mais directa os seus produtos aos clientes e potenciais clientes”, explica Paulo Amaral.

     

    Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

    Manuela Sousa Guerreiro

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    APAL com nova campanha institucional

    A Associação Portuguesa do Alumínio (APAL) lança nova campanha institucional para promover as potencialidades do alumínio nos sectores da Mobilidade, Energia, Construção e Indústria, de forma a atingir a redução da pegada ecológica

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    A associação pretende com o lançamento da campanha promover toda a indústria do alumínio junto do mercado português e reforçar as potencialidades do alumínio como o material do futuro nos quatro pilares da sustentabilidade: Mobilidade, Energia, Construção e Indústria.

    Para o presidente da APAL, Rui Abreu, “A nova campanha reforça a estratégia da APAL para este ano que visa promover o potencial do alumínio como um material reciclável e que contribui para a sustentabilidade em diferentes sectores. É para nós muito importante fazer passar a mensagem que o Alumínio é um elemento estratégico para tornar a sociedade Europeia (e o Mundo) numa sociedade neutra em carbono. Não esquecer que a União Europeia, e todos nós, temos como meta para a neutralidade em carbono o ano de 2050. O alumínio faz parte da solução. Estamos prontos.”

    Em destaque na nova campanha está a durabilidade, leveza, preservação da qualidade do ar e o facto de o alumínio não ser inflamável, promovendo, assim, a redução da pegada ecológica e uma economia baseada na circularidade.

    “Uma energia infinitamente renovável exige um material infinitamente reciclável”, “As suas janelas vão durar mais. E o planeta, infinitamente mais”, “Quando a viagem de carro chega ao fim, a do alumínio continua” e “O nosso planeta é só um. Ainda bem que as aplicações do alumínio são infinitas.”, são as principais mensagens representadas na nova campanha da associação.

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    Lançamento “AQUA+ Escritórios”

    A Agência para a Energia, ADENE, organiza esta sexta-feira (22 de Março) o evento de lançamento oficial da metodologia de avaliação e classificação da eficiência hídrica de edifícios AQUA+ Escritórios t, no BPI All in One Lisboa

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    O evento, que coincide com a comemoração do Dia Mundial da Água, contará com a participação de Bárbara Costa Pinto, directora Executiva de Sustentabilidade do Banco BPI e de Nelson Lage, presidente da Adene, na abertura do encontro. O tema “A importância da eficiência hídrica nos edifícios e nas cidades”, será tratado por Jaime Melo Batista, conselheiro estratégico da Lisbon International Centre for Water. A Patrícia Malta Dias, gestora AQUA+, caberá a apresentação da metodologia AQUA+ Escritórios.

    “As oportunidades e desafios da eficiência hídrica nos edifícios” será o tema da mesa redonda que juntará Margarida Alves, directora de operações da Avenue, Bárbara Costa Pinto, do Banco BPI, Ana Poças, investigadora auxiliar do LNEC, e Hugo Santos Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, APPI. A moderação estará a cargo de Paulo Santos, director de Sustentabilidade e Mobilidade da Adene.

    O encontro, que será encerrado por José Pimenta Machado, vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, e por Ana Paula Rodrigues, vice-presidente da Adene, contará ainda com a entrega das primeiras classificações AQUA+ Escritórios e Certificados de Auditor.

     

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    14 mil passageiros já utilizaram Funicular da Graça

    Inaugurado na passada 3ª feira, dia 12 de Março, só no primeiro dia de abertura realizou 114 viagens. O número de passageiros na primeira semana ultrapassou os 14 mil, tendo sido realizadas cerca de 1500 viagens 

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    tagsCML

    O Funicular está aberto todos os dias entre as 09:00 e as 21:00 e, num percurso de 80 metros, permite que residentes e turistas se desloquem, de forma facilitada, ao longo de uma encosta com perfil de inclinação assinalável, entre a Rua dos Lagares e o Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen (Miradouro da Graça). Em cada viagem a ocupação máxima é de 14 pessoas mais um operador.

    O funicular estava no papel desde 2009, mas a obra foi finalmente levada a cabo e terminada pelo actual executivo da Câmara Municipal de Lisboa.

    Até dia 2 de Maio as viagens serão gratuitas, após este período, o valor a cobrar será em linha com os valores praticados nos funiculares da CARRIS, mas gratuito para todos os detentores de passe navegante.

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    Zehnder junta-se a outros players da ‘construção consciente’ na Rebuild

    O Grupo Zehnder apresenta-se na REBUILD 2024 com a unidade de ventilação de alta eficiência, ComfoAir Fit, e o novo sistema VAV, ComfoVar Aero, ambos concebidos para edifícios multifamiliares de grande altura

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    Estas soluções juntamente com outras inovações da multinacional suíça, estão em exposição na sétima edição da Rebuild, que decorre até amanhã (21 de Março) na IFEMA Madrid. O evento destacará a inovação na construção, a industrialização, a digitalização e a sustentabilidade como pilares da construção consciente.

    Agora na sua sétima edição, a Rebuild estabeleceu-se como evento dedicado à inovação e sustentabilidade no sector da construção, reunindo profissionais, especialistas e empresas com o objectivo de impulsionar a mudança e a transformação na indústria. O Grupo Zehnder estará presente com os seus dois últimos produtos revolucionários, ComfoAir Fit e ComfoVar Aero.

    A ComfoAir Fit é a unidade de ventilação mais versátil, com tecnologia avançada que a torna a mais compacta do seu segmento, cumprindo os novos padrões de construção e eficiência. A sua versatilidade, dimensão e desempenho prometem revolucionar o mercado da ventilação. Em combinação com os componentes de distribuição de ar da Zehnder, o ComfoAir Fit forma um sistema completo que assegura uma vida mais saudável em edifícios de apartamentos. Graças às suas dimensões compactas (821 mm (C) x 465 mm (L) x 216 mm (A)) e às suas opções flexíveis de instalação e ligação, a ComfoAir Fit pode ser integrada na parede, na fachada exterior ou de uma forma tradicional, montada à superfície ou no tecto.

    Esta unidade de ventilação de conforto foi especialmente concebida para apartamentos de dois e três quartos e apartamentos, quer em renovações quer em novos projectos de construção, com uma exigência de fluxo de até 120 m3 /h. Com componentes de distribuição de ar optimamente combinados, a ComfoAir Fit integra-se perfeitamente no sistema completo de distribuição de ar da Zehnder para uma ventilação doméstica confortável.

    Por sua vez, o ComfoVar Aero é a solução de ventilação compacta e individualizada para edifícios multifamiliares. Este sistema de volume de ar variável (VAV) distribui o ar fresco e ar limpo da unidade de ventilação central Zehnder Caladair de caudal médio ou elevado para as habitações ou apartamentos individuais.

    O Zehnder ComfoVar Aero pode ser utilizado tanto em edifícios residenciais como comerciais e pode ser dimensionado individualmente para cada projecto. Quer sejam montados na parede, no tecto, na vertical ou na horizontal, os módulos individuais podem ser posicionados de forma flexível, adaptados a cada projecto e ocupando o mínimo espaço possível. A forma aerodinâmica da válvula interior permite uma precisão exacta dos volumes de ar, ajustando os caudais de forma contínua e precisa às necessidades individuais de cada apartamento.

    Para além do ComfoAir Fit e do ComfoVar Aero, o Grupo Zehnder expõe duas unidades de ventilação de fluxo único, o ComfoFan e o ZCV2. Ambas funcionam com ventilação de exaustão, um sistema utilizado para remover o ar viciado de um espaço fechado e substituí-lo por ar fresco do exterior, através da instalação de extractores ou ventiladores em pontos estratégicos, como casas de banho, cozinhas e áreas com elevadas concentrações de poluentes.

    Esta sétima edição da Rebuild. Com o lema “Acelerar a Revolução da Construção”, espera-se a presença de mais de 24.000 profissionais de toda a península, que promoverão a implementação do novo modelo de construção para cumprir os objectivos de melhoria da eficiência do sector. A REBUILD recebe o Congresso Nacional de Arquitectura Avançada e Construção 4.0 reunirá mais de 600 especialistas que debaterão o futuro da industrialização, os desafios para descarbonizar o sector e tecnologias como o BIM ou a IA na construção.

    O Grupo Zehnder é um especialista em climatização de interiores, oferecendo produtos ambientalmente sustentáveis para uma ventilação confortável, saudável e eficiente com recuperação de calor sob a marca Zehnder. Também desenvolve sistemas de ar condicionado radiante e radiadores.

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    FIL comemora 25 anos mas plano de expansão está por cumprir

    As instalações da Feira Internacional de Lisboa, FIL no Parque das Nações fizeram 25 anos. Neste quarto de século a FIL recebeu 12,5 milhões de visitantes, em mais de 2500 eventos. Por cumprir está o plano de expansão das instalações 

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    tagsFIL

    Anualmente a FIL , recebe cerca de 40 eventos/ano. Com quatro pavilhões e uma área coberta de 43.000 m2, as instalações da FIL são uma referência nacional e internacional no sector das conferências e eventos, tendo ainda este mês registado o seu maior evento de sempre, com mais de 79.000 visitantes na BTL de 2024.

    Para Jorge Rocha de Matos, presidente da Fundação AIP, a FIL é “o resultado de muitos anos de trabalho e perseverança, só possível através de um enorme esforço de várias gerações de membros da nossa instituição empresarial que souberam construir um património que muito orgulha o país. Com brio, sentido de missão e vontade de vencer, a Fundação AIP continuará a trabalhar para alcançar resultados ainda mais ambiciosos”, afirmou.

    Ainda por cumprir está o plano de expansão da FIL, o qual previa o aumento progressivo da área de exposição para cerca de 111 mil metros quadrados e um investimento superior a 150 milhões de euros.

    A primeira fase do plano contempla o fecho do espaço de ligação entre os quatro pavilhões e pela expansão do Pavilhão 4, aumentando a área de exposição para 58 mil metros quadrados. Depois, ainda na fase inicial, está prevista a construção de um edifício longitudinal aos quatro pavilhões, estrutura polivalente para exposições, salas de reunião e sessões paralelas, ampliando a área expositiva para 78 mil metros quadrados. A segunda fase do projecto inclui a construção de um novo edifício, que vai contar com um auditório para cinco mil pessoas, dois pavilhões, salas de reuniões e instalações de apoio a eventos, concluindo a expansão para cerca de 111 mil metros quadrados de área expositiva.

     

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    Vicaima equipa a escola básica Governor’s Meadow Lower em Gibraltar

    A Governor’s Meadow Lower Primary School é um dos mais recentes projectos escolares públicos em Gibraltar em que cada detalhe foi “cuidadosamente pensado”, através da introdução de revestimentos como o elegante Dekordor HD Cinza Shadow e os Red Garnet e Verde Aqua, entre outras cores personalizadas

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    A Governor’s Meadow Lower Primary School é um dos mais recentes projectos escolares públicos em Gibraltar. Optando por soluções da Vicaima, esta escola primária de elegeu  os produtos de “alta performance” e “design vanguardista” da marca para criar um ambiente educacional “seguro e estimulante”.

    Num projecto em que se destaca a abordagem centrada na “segurança, conforto e bem-estar” dos alunos e profissionais educativos, o novo empreendimento apresenta agora uma “modernidade plena e evoluída”, em que “cada detalhe foi cuidadosamente pensado”, através da introdução de revestimentos como o elegante Dekordor HD Cinza Shadow e os Red Garnet e Verde Aqua, entre outras cores personalizadas.

    Estes laminados de elevada resistência física e química não só facilitam a manutenção e limpeza, como também enriquecem o espaço educativo, tornando-o mais dinâmico e estimulante para todos.

    As soluções Portaro, conjunto que integra porta, aro e acessórios numa peça única, destacam-se também no projecto pelas suas características de resistência ao fogo e isolamento acústico. Modelos como corta-fogo FD30 e FD60, que respondem às exigências máximas de protecção e uso intensivo destes espaços. Paralelamente, as opções Portaro SK AC32dB e SK AC33dB proporcionam um ambiente tranquilo, propício à aprendizagem.

    A integração dos Portaro de correr interior e de soluções de duas folhas garantem ainda a mobilidade e acessibilidade dos espaços. A inclusão de aberturas para vidro e bandeira acrescentam luminosidade, característica essencial em qualquer contexto escolar.

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