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    Brico Depôt Iberia aumenta vendas em 2,5% no primeiro trimestre

    A empresa aumentou as suas vendas na Península Ibérica em 2,5%, para 94 milhões de libras, cerca de 108 milhões de euros, impulsionadas especialmente pela categoria de exterior. Número que ultrapassa os níveis pré-pandémicos

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    A Brico Depôt Iberia aumentou as suas vendas LFL (Like-For-Like) em 2,5% para 94 milhões de libras, cerca de 108 milhões de euros, durante o primeiro trimestre do ano, impulsionadas pelo crescimento nas categorias de exterior, construção, carpintaria e cozinha, em parte devido às boas condições meteorológicas que se fizeram sentir nas últimas semanas, antecipando o Verão.

    Apesar do aumento da inflação, a Brico Depôt Iberia procurou soluções para continuar a oferecer os melhores preços ao consumidor final. Assim, a empresa não só assumiu o aumento das matérias-primas sem afectar os clientes, como também implementou uma campanha de descontos e promoções em categorias-chave, o que permitiu o regresso dos clientes às lojas, ultrapassando os níveis pré-pandémicos.

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    Com estes bons resultados, a Brico Depôt Iberia inicia a celebração dos seus 20 anos em Espanha, duas décadas em que a empresa abriu quase 30 lojas, contando actualmente com mais de 2.000 colaboradores. Nas palavras de Mike Foulds, CEO da Brico Depôt Iberia, “este é um ano muito especial para nós, pois chegámos a Espanha há duas décadas e estamos muito satisfeitos com a nossa evolução”. E, acrescenta, “além disso, reforçámos as nossas vendas através de uma forte aposta no canal digital. Em apenas três anos, lançámos o e-commerce, a app Brico & Go e, mais recentemente, a nossa plataforma de marketplace, que abrimos simultaneamente em Espanha e Portugal no final de 2022. Esta plataforma, integrada no nosso e-commerce, permitiu-nos triplicar a oferta aos nossos clientes, chegando às 35.000 referências, o que acreditamos que é uma boa forma de reforçar as vendas e alargar a gama de produtos”.

    Negócio actual e perspectivas
    A Kingfisher começou o ano de forma positiva e continua bem posicionada para enfrentar o exercício financeiro de 23/24 no actual contexto de incerteza macroeconómica. O Grupo está confiante no seu modelo de negócio forte, diversificado e resiliente e em continuar a executar a sua estratégia para aumentar as receitas e a quota de mercado. A 23 de maio de 2023, 205 milhões de libras do actual programa de recompra de acções de 300 milhões de libras tinham sido concluídos.

    As previsões para o resto do ano são reiteradas e o Grupo está confortável com as expectativas consensuais dos analistas de um lucro líquido ajustado para o exercício 23/24 de 634 milhões de libras, prevendo para o primeiro semestre, um lucro líquido ajustado de 350 milhões de libras.

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    PPG Dyrup participa na iniciativa “Conversas na Rua”

    Inserida na programação do “Amadora em Festa”, a iniciativa abrange diversas disciplinas artísticas, incluindo pintura, muralismo, ilustração e graffit, com o objectivo de “fomentar a actividade cultural, artística e social da Amadora”

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    A PPG Dyrup vai dar cor ao projecto “Conversas na Rua”, uma iniciativa inserida na programação do “Amadora em Festa” que promove a arte urbana no concelho da Amadora que acontece entre os dias 5 e 26 de Setembro.

    O projecto, que abrange diversas disciplinas artísticas, incluindo pintura, muralismo, ilustração e graffiti, tem como objectivo central “fomentar a actividade cultural, artística e social da Amadora, transformando o município num polo atractivo e reconhecido no cenário da arte urbana”, refere a PPG Dyrup em comunicado.

    Com esta colaboração “reiteramos o nosso compromisso com a comunidade e o estímulo à expressão cultural no município da Amadora” e que, ao disponibilizarmos os nossos produtos, estamos a “contribuir para enriquecer ainda mais o cenário vibrante desta cidade, com cores e criatividade”, ressalva Bruno Toscano, brand manager da PPG Dyrup.

    Anualmente, o projecto procura desafiar artistas a envolver-se com a cidade e respectivos habitantes, democratizar o acesso à arte, melhorar a paisagem urbana e sensibilizar a comunidade local sobre a importância da prática artística e do espaço público. Os artistas seleccionados para participar nesta edição são C’Marie (Constança), artista visual, Odeith (Sérgio ‘Odeith’), artista internacionalmente reconhecido pela técnica da anamorfose, Patrícia Mariano, pintora e artista mural com uma arte surreal e enigmática, Ricardo Romero, artista com influência nas linguagens artísticas urbanas, incluindo pintura, escultura, fotografia e vídeo, Theic (Camilo Nuñez), artista ativo em várias áreas da arte e Vasco Maio, artista visual, com foco em pintura e desenho.

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    ‘Le Chic’, a nova proposta de design da Cosentino

    Com seis novas cores, Parisien Blue, Eclectic Pearl, Versailles Ivory, Victorian Silver, Bohemian Flame e Romantic Ash, a ‘Le Chic’ apresenta padrões com veios “expressivos” e detalhes metálicos

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    A Cosentino recupera a “beleza” dos padrões com veios com a nova colecção Silestone ‘Le Chic’. A nova proposta de “design avançado” destaca-se pela sua “elegância e sofisticação”.

    Com seis novas cores, Parisien Blue, Eclectic Pearl, Versailles Ivory, Victorian Silver, Bohemian Flame e Romantic Ash, a ‘Le Chic’ apresenta padrões com veios “expressivos” e detalhes metálicos que se destacam contra um fundo neutro, como creme ou azuis e pretos profundos, obtendo “designs cheios de profundidade”.

    A ‘Le Chic’ representa o avanço na fabricação de superfícies da Cosentino, já que os veios detalhados exigem um sistema totalmente novo de design, possível graças ao novo sistema de moldagem da marca, dando vida a partículas e minerais de uma ampla gama de tamanhos.

    Patenteada com a tecnologia HybriQ+ da Cosentino, a Silestone ‘Le Chic’ é fabricado com 99% de água reutilizada e 100% de energia renovável, que incorpora no mínimo de 20% de matérias-primas recicladas na sua composição, que também tem menos de 40% de sílica.

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    Lisboa, Porto e Setúbal são os distritos que mais apostam em remodelações totais

    Dados da Melom e Querido Mudei a Casa Obras, de Janeiro a Junho de 2023, apontam para 465 intervenções em imóveis a nível nacional, o que representou um valor total de de cerca de 11 730 mil euros em obras de remodelação

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    Lisboa, Porto e Setúbal foram os distritos que mais apostaram em obras de remodelação total de imóveis usados. Segundo os dados recolhidos pelas empresas Melom e Querido Mudei a Casa Obras, de Janeiro a Junho, o volume registado de 465 intervenções em imóveis a nível nacional, representou um valor total de de cerca de 11 730 mil euros em obras de remodelação.

    Os dados agora apresentados e relativos aos primeiros seis meses do ano mostram que, por distrito, Lisboa lidera o top 10 dos que mais apostaram em obras de remodelação total, com 323 obras adjudicadas e concluídas, com um volume de oito milhões de euros, o que representou 69% do total registado pelas marcas.

    Seguem-se os distritos de Porto (9,3%) Setúbal (6,5%), Faro (2,4%), Ilha da Madeira (2,2%), Leiria, Santarém e Viseu (1,9% cada). Nas posições seguintes, encontram-se os distritos de Aveiro (1,5%) e de Bragança (0,9%) e fecham o top Braga, Évora, Vila Real (0,7% cada) e Portalegre (0,2%).

    O aumento pela remodelação total de imóveis tem, segundo, João Carvalho, co-fundador da Melom, uma ligação com o “aumento da inflação” e pelo facto de casas que necessitam de obras têm o seu preço mais competitivo”. Outro factor, em particular sobre os dados da Melom, é o facto de trabalharem em conjunto com os clientes do Remax através do serviço de serviço de consultoria de arquitectura.

    “Tal como nos anos anteriores de intervenção, os pedidos dos clientes continuam a chegar de Norte a Sul de Portugal, dada a capilaridade da nossa rede no território nacional”, reforçou o responsável.

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    ADENE coordena Pacto de Autarcas para o Clima e Energia da Comissão Europeia

    nomeação representa “um passo significativo” na promoção de esforços para combater as alterações climáticas

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    A ADENE – Agência para a Energia foi nomeada como Coordenadora Nacional do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia da União Europeia em Portugal. Esta nomeação representa “um passo significativo” na promoção de esforços para combater as alterações climáticas e garantir um futuro mais sustentável para as comunidades locais no espaço europeu, indica em comunicado.

    Desta forma, a ADENE, compromete-se em “intensificar” a sua acção em direcção a uma Europa “mais justa” na luta contra as alterações climáticas. Por outro lado, as entidades que integram o Pacto se comprometem-se em tornar as cidades “descarbonizadas e resilientes”, onde os cidadãos tenham acesso, simultaneamente, a “energia segura, sustentável, acessível e renovável”.

    O Pacto de Autarcas para o Clima e a Energia é uma iniciativa, lançada em 2015, pela Comissão Europeia, e que resultou da junção das iniciativas anteriores ‘Covenant of Mayors’ e ‘Mayors Adapt’ promovidas pela União Europeia e que reúne autoridades locais e regionais europeias que se comprometem voluntariamente com a implementação dos objectivos da União Europeia para o clima e energia.

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    OLI equipa novo hotel de luxo no porto

    O G.A, Palace, o novo cinco estrelas da cidade do porto, escolheu a OLI para equipar os espaços de banho. A unidade do grupo GA HOTELS conta com 65 quartos e está localizada num antigo palacete neoclássico do século XIX

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    Este novo cinco estrelas composto por 65 quartos e suites situa-se a 240 metros da Praça da Batalha e a 500 metros a pé da Rua de Santa Catarina, num antigo palacete neoclássico do século XIX que pertenceu a uma antiga família burguesa.
    Para este hotel a OLI levou o autoclismo interior sustentável “OLI 74 Plus S90 Sanitarblock” e a placa de comando “Oceania”, com um design minimalista e uma combinação perfeita de vidro e aço.

    O G.A. Palace nasceu da reabilitação de um palacete do século XIX, cuja fachada foi preservada, garantindo a sua identidade histórica.

    O hotel está equipado com piscina (interior e exterior), SPA e restaurante, recriando uma “villa” italiana que convida à “dolce vita”.

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    Editora Lidel apresenta “Turismo e Hotelaria Futureland”

    Este novo livro apresenta as principais tendências do sector turístico e hoteleiro no futuro e pretende guiar os gestores e decisores na melhoria dos seus negócios. A obra será apresentada no dia 11 de Setembro, no Auditório Atlântico I e II do Turismo de Portugal

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    Para enfrentar os desafios do sector do turismo, quer seja pela sua “constante transformação”, quer seja pelo avanço das novas tecnologias, factores ambientais, económicos ou sociais, a editora Lidel apresenta o novo livro “Turismo e Hotelaria Futureland – Sustentabilidade e Tecnologias para o Futuro”, da autoria de Luiz Moutinho, Nuno Abranja, Alfonso Vargas-Sánchez e Tiago Rodrigues. A obra será apresentada no dia 11 de Setembro, no Auditório Atlântico I e II do Turismo de Portugal, pelas 18h30.

    Futuramente, o turismo deverá afirmar-se como um motor estratégico em termos de planeamento, experimentação e incorporação de ideias e tecnologias emergentes, sustentadas em sistemas de inteligência avançados, e que aplicará múltiplas estratégias de mercado para oferecer novas opções de negócio. A pensar em todas as alterações que irão ocorrer, os autores desenvolveram este livro que procura “despertar consciências, potenciar conhecimentos e desafiar conceitos e práticas” conhecidas na actividade turística e hoteleira.

    Entre os diversos temas abordados, destacam-se áreas-chave da sociedade actual, como a era pós-COVID-19, a sustentabilidade e o turismo circular, assim como um conjunto de tendências que estão a mudar a face do turismo e da indústria de viagens. Além disso, identificam-se ainda as “megatendências” que mais influência terão no turismo e na hotelaria, como por exemplo a evolução da procura e das expectativas dos visitantes com o aparecimento de nichos, o crescimento do turismo sustentável, a habilitação nas tecnologias e a mobilidade de viagem.

    Luiz Moutinho é professor convidado de Marketing na University of Suffolk. no Reino Unido e na The Marketing School, em Portugal, sendo, também, professor adjunto de Marketing, GSB, FBE, membro da Academia Europaea, Nuno Abranja é director do Departamento de Turismo do Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISCE), editor executivo do Tourism and Hospitality International Journal e ceo da consultora OMelhorDoTurismo, Alfonso Vargas-Sánchez é professor catedrático (jubilado), académico titular da Academia Andaluza de Ciências Regional, em Espanha e Tiago Rodrigues, mestre em Gestão Turística Europeia, Diretor de Marketing e Comunicação da Pedago.

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    Lançamento da plataforma tecnológica da Affereo para contratação pública

    Affereo – Procurement Intelligence é a mais recente plataforma tecnológica para a contratação pública tendo sido lançada no início desta semana

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    A Affereo – Procurement Intelligence é uma plataforma tecnológica para a área da contratação pública, funcionando com recurso a Automação de Processos Robóticos e da Inteligência Artificial (ChatGPT) procede à recolha, tratamento e estruturação de dados públicos contratuais.

    As principais preocupações da empresa são a disponibilização de dados públicos contratuais fidedignos, assim como o fornecimento de informação altamente privilegiada. Tal permite tirar insights sobre o tipo de concorrência que existe, antever determinadas tendências do mercado e certos padrões das entidades públicas.

    Através da plataforma é possível aceder a oportunidades relativas a concursos públicos. O principal objectivo é a escolha inteligente de procedimentos para os quais vale a pena investir tempo e dinheiro.

    A Affereo dispõe ainda de serviços de consultoria especializada que abrangem todo o processo concursal, desde o registo em plataformas electrónicas de países da União Europeia até à execução dos respectivos contratos.

    Através da plataforma é possível ainda acesso ao Global Marketplace das Nações Unidas.

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    Dstgroup lança curso técnico para formar trabalhadores do sector da construção

    Dstgoup lança curso técnico em parceria a Escola de Arquitectura, Arte e Design e a Escola de Engenharia da Universidade do Minho. O curso tem como alvo licenciados que estejam desempregados ou com saídas profissionais mais complicadas e redirecciona-los para um sector ávido de mão-de-obra

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    O dstgroup, em colaboração com a Escola de Arquitectura, Arte e Design e a Escola de Engenharia da Universidade do Minho, lança o curso de formação especializada em Técnico Especial de Planeamento de Construção, que visa atender à crescente procura de mão de obra qualificada no mercado da construção, promovendo uma abordagem técnica interdisciplinar na gestão de projectos de construção.

    Ministrado em formato b-learning, o curso que inclui um sistema de formação misto de e-learning e ensino presencial, e está projectado para abranger aproximadamente 412 horas de formação intensiva. Como parte do projecto “Aliança Pós-Graduação – Competências para o Futuro”, os participantes terão a oportunidade de concorrer a bolsas de mérito que valorizam o desempenho académico e profissional.

    “O curso destina-se a diplomados, maiores de 23 anos, residentes em território nacional, que procuram melhorar o seu conhecimento profissional de base, ou desenvolver-se profissionalmente após a graduação. Por outras palavras, procuramos reconverter licenciados desempregados, ou com saídas profissionais mais complicadas, ou simplesmente licenciados que decidem mudar de ares e apostar num sector (indústria da construção civil) cuja oferta é vasta (dada a escassez de recursos) e cuja média salarial do sector está acima da média da indústria portuguesa”, esclarece Eurico Soares, administrador da dst.

    “Com este curso pretendemos dar ferramentas para que possam ser técnicos altamente qualificados para gerir in situ as empreitadas. Ou até mesmo, várias outras saídas, dada a abrangência deste programa. Para isso, terão uma abordagem interdisciplinar para responder à necessidade de competências técnicas, visão e liderança na condução de projectos de construção e à necessidade de gestão de equipas multi-organizacionais que trabalham nos projectos”, explica o mesmo responsável da empresa de construção do grupo bracarense.
    Um dos destaques do programa é o corpo docente, que conta com altos quadros do dstgroup, com o fito de passar aos formandos a experiência acumulada de décadas do grupo bracarense, bem como as novas tendências do sector da engenharia e construção. Um outro ponto de destaque é a abordagem à Modelação BIM (Building Information Modeling).

    Através dessa metodologia, os participantes aprenderão a criar representações digitais precisas e detalhadas de edifícios e infraestruturas, permitindo a visualização dos projectos em ambiente virtual.

    As candidaturas para o curso estarão abertas de 1 a 15 de Setembro de 2023 e o período lectivo irá decorrer de Novembro de 2023 a Setembro de 2024.

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    Greenvolt leva energia verde à Renova

    As duas unidades industriais e centro logístico da Renova na Zibreira, Torres Novas, vão receber um total de 7.916 painéis solares fotovoltaicos, a serem instalados na cobertura ou em terrenos adjacentes, estando ainda prevista a implementação de carports

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    O Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Next Portugal, dá mais um passo na sua estratégia de expansão na Geração Distribuída de energia renovável através do desenvolvimento de uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) de grandes dimensões com a Renova. A energia gerada através da irradiação solar permitirá à marca “reforçar” o compromisso assumido com a sustentabilidade e “reduzir” em cerca de três mil toneladas as emissões anuais de CO2.

    As duas unidades industriais e centro logístico da Renova na Zibreira, Torres Novas, que empregam mais de 600 colaboradores, vão receber um total de 7.916 painéis solares fotovoltaicos. Estes painéis serão instalados tanto na cobertura dos espaços industriais como em terrenos adjacentes, estando ainda prevista a implementação de carports que permitirão carregar as baterias da frota de automóveis híbridos plug-in e 100% eléctricos da Renova.

    Com os painéis solares que serão implementados pela equipa da Greenvolt Next Portugal, a capacidade instalada desta UPAC ascenderá a 4,45 MWp. Através desta solução, a Renova será, uma vez em produção, capaz de gerar mais de 6.400 MWh de energia limpa anualmente para alimentar as suas operações industriais, de logística e de mobilidade, reduzindo assim a dependência da rede elétrica nacional.

    “Trabalhar com a Renova neste projecto de grandes dimensões exigiu um trabalho intenso por parte das nossas equipas de técnicos especializados em soluções de energias renováveis”, diz Pedro Lavareda de Carvalho, managing partner da Greenvolt Next Portugal. “Vamos agora arrancar com a instalação dos painéis, procurando que a muito curto prazo a Renova consuma energia limpa “, acrescenta.

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    AIPOR é parceiro institucional da ENERH2O

    A Associação dos Instaladores de Portugal (AIPOR) é parceiro institucional da ENERH2O, feira para o sector da água e das novas formas de energia que decorre entre 27 e 28 de Setembro na Exponor

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    A Energy and Water Innovation & Technology, ENERH2O, é uma feira especializada B2B e que apresenta, de forma integrada, as mais recentes soluções e novidades para a gestão e utilização da água e energia.

    O certame que chega à Exponor nos dias 27 e 28 de Setembro pretende assumir-se como importante plataforma de negócio para os sectores industriais de tecnologia da água e da energia, que reúnem uma gama completa de equipamentos, produtos e serviços, oferecendo novidades e soluções inteligentes e inovadoras. Durante dois dias serão apresentadas as mais avançadas e inovadoras tecnologias do sector.

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