Cosentino anuncia plano de expansão para a América do Norte
Segundo a empresa, o objectivo desta nova infraestrutura, passa por “oferecer um serviço mais eficiente, atender à procura do seu principal mercado de vendas global e reduzir a pegada de carbono”. Um investimento global que ronda os 250 M€

CONSTRUIR
Efacec ganha novos contratos em Espanha e nas Ilhas Baleares
Jungheinrich abre “maior” espaço de estacionamento solar de Hamburgo
Chalet Ficalho, em Cascais, vence 15º Prémio Vilalva
Garcia Garcia assegura ampliação da multinacional WEG em Portugal
“Mais do que um evento, a Sonepar Costumer Summit será um espaço de partilha”
Swiss Post instala novo hub tecnológico em Lisboa
Consórcio com Cristiano Ronaldo ganha construção da Cidade do Padel
BEI concede empréstimo de 60M€ ao Porto de Leixões para melhorar acessibilidades marítimas
Já pode votar para escolher os vencedores dos Prémios CONSTRUIR 2023
Poupe TEMPO E DINHEIRO com a nova membrana impermeabilizante MORCEM DRY FIX do GRUPO PUMA
Com um investimento total estimado em 270 milhões de dólares (249,5 milhões de euros), a empresa assinou um acordo com a Câmara Municipal de Jacksonville, na Flórida (EUA) para a aquisição de um terreno e o desenvolvimento de uma nova fábrica na cidade norte-americana.
Segundo a empresa, o objectivo desta nova infraestrutura, passa por “oferecer um serviço mais eficiente, atender à procura do seu principal mercado de vendas global e reduzir a pegada de carbono”.
A América do Norte (EUA e Canadá) gera quase 60% do volume de negócios total do grupo, mercado onde detém uma das maiores redes logísticas e de distribuição de uma empresa espanhola com 60 infraestruturas próprias.
Sujeito ainda à conclusão do processo de negociação, o início das obras está previsto para Janeiro de 2025, com uma data de conclusão prevista para o final de 2028.
Nos próximos três anos, a Cosentino pretende, ainda, destinar 400 milhões de euros ao seu novo plano de investimentos que inclui o crescimento do complexo industrial de Cantoria (Almeria), o seu processo de internacionalização e melhorias em termos de sustentabilidade e eficiência energética.
“Este é um dos nossos maiores marcos até agora. O mercado norte-americano passou a representar mais da metade das nossas vendas globais desde que estabelecemos uma posição aqui em 1997, e desempenhou um papel fundamental no posicionamento de nossa marca na vanguarda da indústria. Este empreendimento faz parte da nossa visão de longo prazo e está em desenvolvimento há muitos anos. Estamos confiantes de que a nova fábrica impulsionará ainda mais o crescimento nos próximos anos”, disse Eduardo Cosentino, ceo da Cosentino NorthAmerica e vice-presidente executivo de Vendas Globais.
Esta é a segunda grande expansão da marca internacional para a Flórida. Em 2017, a Cosentino transferiu a sua sede nas Américas de Houston para Coral Gables.
Actualmente, a Cosentino emprega quase seis mil pessoas em todo o mundo, incluindo mais de 1.400 na América do Norte para apoiar os seus escritórios corporativos. A empresa tem uma das maiores redes de logística e distribuição de uma empresa do seu sector com 60 infraestruturas próprias, incluindo 45 centros de distribuição, cinco centros logísticos e os seus 10 showrooms nos EUA e Canadá.