Portal da Construção Sustentável lança podcast «Minuto Casa Sustentável»
Este ano, o Dia do Ambiente, que se comemora a 5 de Junho, é dedicado ao combate à poluição por plásticos, no âmbito da campanha #BeatPlasticPollution

CONSTRUIR
Tripadvisor com novo escritório em Lisboa
“O projecto nasce sempre no papel, num processo criativo interno de tentativa e erro”
O plano de rodovias prioritárias, estratégia para a água, o novo investimento da Promiris em destaque na edição 527 do CONSTRUIR
Weber reforça gama Weberfloor
Postos de iluminação inteligentes já não são ficção
Corcoran em Portugal para aposta no segmento de luxo
Imobiliário em 2025: Crescimento sólido e procura robusta impulsionam o mercado
Escassez de oferta de alojamento em destaque no “Dia do Estudante”
Licenciamento cresce 7,6% e termina 2024 em alta
Greenvolt inaugura Comunidade de Energia com Clube Desportivo de Tondela
Todos os anos são produzidas mais de 400 milhões de toneladas de plástico, metade das quais são concebidas para serem utilizadas apenas uma vez, a outra metade é produzida para outros sectores, incluindo o da construção. O Portal da Construção Sustentável (PCS) tem vindo, ao longo dos anos, a alertar para a necessidade da redução do consumo deste material.
Apesar de muitas vezes se tratar de plástico para usos de longa duração, há muitas áreas no sector da construção onde já existem alternativas, com a mais-valia de serem naturais ou infinitamente recicláveis para o mesmo fim, por exemplo, para isolamentos e caixilharias.
“Infelizmente a alternativa à utilização de plástico nestas categorias são, a maioria das vezes, negligenciadas. Isto deve-se ao facto de o cidadão comum não conhecer as potencialidades que os materiais de construção, sem plástico, oferecem, ou porque os empreiteiros decidem sempre aplicar o mais acessível economicamente, ou por desconhecimento, ou porque, na maioria das vezes, não são eles quem irão habitar o edifício”, refere Aline Guerreiro, do PCS.
Por esta razão, o PCS decidiu lançar o Podcast “Minuto Casa Sustentável”, dirigido ao consumidor final, com o intuito de combater a desinformação sobre o que é a sustentabilidade no sector da construção e fornecer dicas que podem ajudar a tornar as nossas casas mais sustentáveis. Desde a poupança energética à poupança de água, passando obviamente por informar sobre a utilização de materiais mais sustentáveis e isentos de plástico.
Convém referir que, apesar do PCS apoiar a redução da utilização de plástico na construção, há situações em que o uso do plástico tem benefícios como a durabilidade, a versatilidade, e a acessibilidade económica. No entanto, o impacto negativo do plástico sobre o ambiente não pode ser ignorado e só se deve optar por estes materiais quando não há alternativas viáveis e menos poluentes.