South responsável pela expansão do Hospital da Luz nas Torres de Lisboa
A Torre H, antigamente ocupada pelo BPI, com mais 4.000 m2, foi arrendada ao Hospital da Luz. O cronograma das obras está actualmente em fase de definição, prevendo-se uma duração estimada de dois anos.

CONSTRUIR
Home Tailors Real Estate lança Bolsa de Formação Gratuita
Carla Lima Vieira integra direcção do Conselho dos Arquitectos Europeus
Mipim 2024 recebe conferência ‘Housing Matters!”
Politécnico de Bragança investe 17,9M€ em três residências para estudantes
Worx com venda exclusiva de edifício de escritórios na Tomás Ribeiro
Lisbon Heights inicia construção com 65% de unidades vendidas
Geberit lança novo sistema integrado de lavagem para sanitas
Exposição: 24 projectos para conhecer a arquitectura do Centro
MAP Engenharia com nova responsável de marketing e comunicação
Espaço Guimarães distinguido com Prémio Coração Verde
A South, empresa de gestão de activos imobiliários, formalizou em Julho o arrendamento pelo Hospital da Luz nas Torres de Lisboa da Torre H antigamente ocupada pelo BPI, com mais 4.000 m2.
Com esta parceria, a South apoia a transformação das Torres de Lisboa num empreendimento “moderno, aberto ao publico e reafirma o seu compromisso em promover práticas sustentáveis e de eficiência energética”. Além disso, encontra-se, também, a desenvolver diversos projectos de modernização no empreendimento, para melhor servir os utilizadores das Torres de Lisboa.
O cronograma das obras está actualmente em fase de definição, prevendo-se uma duração estimada de dois anos.
Entretanto, as Torres E e G, parte do empreendimento das Torres de Lisboa já obtiveram a certificação BREEAM In-Use, com classificação “Very-Good”, durante o primeiro trimestre de 2023.
O certificado BREEAM in-Use, o qual atesta o nível de desempenho dos edifícios em termos da sua sustentabilidade em operação, é resultado de uma série de medidas identificadas com o apoio da Átomo Capital Partners, player de relevo no sector da energia renovável e sustentabilidade.
Entre as medidas de melhoria salienta-se a optimização da eficiência hídrica dos equipamentos instalados, a modernização das unidades de tratamento de ar, a substituição das caldeiras de aquecimento e a conversão integral da iluminação para tecnologia LED.
As certificações de sustentabilidade desempenham um papel importante no sector imobiliário ao minimizar o impacto ambiental. Apesar da certificação energética de edifícios fornecer informações importantes sobre a eficiência energética e certos benefícios financeiros que podem advir, estas certidões vão além disso, ao abordarem aspectos cruciais como a saúde dos ocupantes, poluição, transporte, eficiência hídrica e gestão de resíduos. As certificações sustentáveis são voluntárias e não substituem a certificação energética.
A Átomo Capital Partners, que recentemente subscreveu a Carta de Princípios do BCSD Portugal, reconhece a urgência da descarbonização, procurando com os seus serviços na área de Real Estate Sustainability contribuir para a redução das emissões de carbono e fomentar boas práticas na concepção, construção e operação de activos, identificando aspectos de melhoria que permitam que se tornem mais eficientes e, por consequência, mais sustentáveis.