PRR: Reabilitação de património cultural com obra feita até 2025
São 283 M€ o investimento previsto no âmbito do PRR para a área da Cultura, nomeadamente, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, no Convento de Cristo, em Tomar e no Museu Nacional da Música do Palácio Nacional de Mafra

CONSTRUIR
LovelyStay regista receita bruta de 35 M€ nos primeiros nove meses do ano
Estudo: Stock de escritórios certificados cresce a uma taxa de 25% desde 2021
Livro ‘Lisboa Entre os Tempos’ apresentado no Roca Lisboa Gallery
Bairro Alto Hotel recebe “World’s Leading Landmark Hotel”
Projecto de expansão do NorteShopping em destaque nos MAPIC Awards
Efacec garante novo contrato na Dinamarca
Bruno Lobo vai liderar I&D da Saint-Gobain Portugal
Big 5 Show atrai Construção ao Dubai
Expansão: Metropolitano de Lisboa adia arranque de ocupações temporárias e expropriações
Último encontro das ‘Conversas et al’ recebe atelier Studiolo
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) prevê um investimento global de 283 milhões de euros na área da Cultura, nomeadamente na requalificação e valorização do património, a aplicar até ao final de 2025.
O Património Cultural é um dos grandes eixos de implementação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) neste sector. Entre outras medidas, vai permitir a requalificação de 46 museus, monumentos e palácios nacionais, num valor global de 105 milhões de euros, assim como a requalificação de três teatros nacionais, orçada em 43 milhões de euros.
Monumento nacional, classificado como património mundial pela UNESCO, o Convento de Cristo vai beneficiar de um investimento total de mais de 4,4 milhões de euros, a executar até ao final de 2025, que prevê intervenções de reabilitação do Paço Henriquino e da Alcáçova/Castelo, a requalificação do Jardim, e a conservação e restauro do Claustro D. João III e do Claustro de Santa Bárbara.
Estão em curso as obras para a instalação do Museu Nacional da Música no Palácio Nacional de Mafra, um investimento de 5,5 milhões de euros, igualmente financiado pelo PRR, que permitirá a requalificação de uma área de 7500 m2 na ala norte do edifício.
No Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, já decorrem as obras de restauro e renovação de vários espaços interiores e que vão passar, ao longo dos próximos 16 meses, pela limpeza e nova iluminação nas fachadas. Um investimento de mais de 8,5 milhões de euros, no âmbito do PRR.