Ar Telecom nasce em Alfragide
A Quadrante é responsável pelo projecto de arquitectura e engenharia do Data Center da AR Telecom e do Grupo Aire, ao qual a primeira pertence. O desafio deste projecto está sobretudo na adaptação de um edifício existente a uma tipologia futura muito exigente do ponto de vista técnico

CONSTRUIR
CTI apresenta versão final do relatório de factores críticos para decisão sobre o novo aeroporto
CCB lança concurso em Outubro para hotel, escritórios e comércio
Empresas portuguesas de design de interiores marcam presença em Londres
CIN lança Guardian
APJAR lança catálogo da 1ª edição do Prémio
Sierra vence “Best Investment Manager” na Pensínsula Ibérica
Consumo de Cimento estabiliza em Julho
Vencedor do Prémio Fernando Távora conhecido a 2 de Outubro
Estudo: Soluções digitais e eléctricas podem reduzir emissões de carbono até 70% nos edifícios
UCI recebe estatuto de entidade ESG
O conceito de arquitectura desenvolvido pela empresa de projecto portuguesa procurou ir ao encontro “das necessidades e complexidade deste tipo de empreendimento, através de soluções inovadoras com grande foco na sustentabilidade”.
“O desafio deste projecto está sobretudo na adaptação de um edifício existente a uma tipologia futura muito exigente do ponto de vista técnico. Para além das áreas de Data Centre, o edifício conta com espaços de escritório, cuidadosamente desenhados de modo a dar respostas às necessidades actuais dos seus utilizadores. Um dos princípios conceptuais passa por privilegiar a luz e a ventilação natural, associados a conceitos de Biophilic Design.”, explica João Pinto, Quadrante lead architect.
“Este é um projecto concebido e implementado com vista a um futuro tecnológico e sustentável, que visa responder às necessidades de um mundo em constante evolução. A solução integrada da arquitectura e engenharia, Total Design, permitiu à Quadrante o desenvolvimento de um Data Center tecnicamente avançado, ao mesmo tempo que priorizou o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente. Para atingir estas metas foram considerados aspectos essenciais como a ergonomia dos espaços de trabalho, a qualidade do ar interior e a eficiência energética global, para criar um ambiente sustentável e saudável”.
O novo Data Center será projectado de acordo com os standards do Uptime Insitute, com um nível de classificação Tier III. Todas as máquinas de computação e equipamentos que os sistemas de tecnologias de informação exigem, como servidores, unidades de armazenamento de dados e equipamentos de rede, estarão integrados neste espaço. Numa primeira fase, o espaço terá uma área de 1.400 m² e irá contar com 150 racks de servidores, oferecendo assim uma elevada capacidade de armazenamento e processamento de dados.
Adicionalmente, foi preparada a possibilidade de expansão até um máximo de 4.200 m², com 450 racks, o que representa uma enorme margem de crescimento e adaptação às necessidades futuras. O investimento da Ar Telecom, e do Grupo Aire ao qual pertence, nesta infraestrutura dá continuidade à estratégia de expansão dos serviços cloud e de Data Centres de proximidade, interligados com redes de alta capacidade e visa colmatar um défice de oferta de centros de dados neutros em Portugal.