EastBanc Portugal ganha concessão para residência Universitária
A promotora e a Universidade de Lisboa assinaram um contrato para a concessão de obra e exploração de imóveis com o objectivo de reabilitar o edifício anexo ao Museu Nacional de História Natural e Ciência, bem como o Casario Poente. O contrato terá uma duração de 30 anos e, para além da residência universitária, prevê a criação de restauração, comércio e serviços

CONSTRUIR
CTI apresenta versão final do relatório de factores críticos para decisão sobre o novo aeroporto
CCB lança concurso em Outubro para hotel, escritórios e comércio
Empresas portuguesas de design de interiores marcam presença em Londres
CIN lança Guardian
APJAR lança catálogo da 1ª edição do Prémio
Sierra vence “Best Investment Manager” na Pensínsula Ibérica
Consumo de Cimento estabiliza em Julho
Vencedor do Prémio Fernando Távora conhecido a 2 de Outubro
Estudo: Soluções digitais e eléctricas podem reduzir emissões de carbono até 70% nos edifícios
UCI recebe estatuto de entidade ESG
No âmbito deste acordo, a EastBanc Portugal será responsável pela reabilitação do espaço da Biblioteca e Sala do Conselho que será para uso da universidade, assim como da Sala e Biblioteca Vandelli que será utilizada como sala de estudo para os residentes da residência universitária e também pela universidade.
O projecto de reabilitação, sob a orientação do arquitecto Falcão de Campos, visa promover a revitalização destes edifícios, ambos situados no bairro do Príncipe Real, onde a promotora tem vindo a realizar diversos investimentos.
“Sabemos que existe uma lacuna na oferta de residências de estudantes em Portugal, nomeadamente em Lisboa, que tem vindo a receber cada vez mais estudantes, todos os anos, incluindo estrangeiros. Fecharmos este acordo significa estarmos não só a contribuir com mais oferta de alojamento para este público, mas também a contribuir para a contínua revitalização do bairro do Príncipe Real, que ganhará com este projecto mais vida e dinamismo”, justifica Tiago Eiró, CEO da EastBanc Portugal.
Este acordo surge num período em que o número de estudantes do ensino superior em Portugal nunca foi tão elevado, tendo crescido 20% nos últimos seis anos. A Universidade de Lisboa tem actualmente mais de 50.000 alunos, dos quais cerca de 9.000 são estrangeiros. A cidade de Lisboa dispõe actualmente de cerca de 5.500 camas, como apontam dados do sector imobiliário.
Já a Universidade de Lisboa tem actualmente cerca de 1.200 camas. “Este projecto complementa o programa que temos em curso de disponibilização de residências de estudantes, no âmbito do qual pretendemos atingir as 2.500 camas até 2027, diversificando assim a oferta em Lisboa”, refere Luís Ferreira, reitor da Universidade de Lisboa.