BEI concede empréstimo de 60M€ ao Porto de Leixões para melhorar acessibilidades marítimas
O empréstimo melhorará a acessibilidade marítima à infraestrutura portuária existente, permitindo que navios de maior dimensão escalem o porto. O custo total do projecto rondará os 190 milhões de euros
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O Banco Europeu de Investimento (BEI) assinou um contrato de empréstimo de 60 milhões de euros com a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana Do Castelo, APDL para financiar o desenvolvimento da acessibilidade marítima ao porto de Leixões, através do aprofundamento do canal de acesso e ampliação do quebra-mar existente.
Este projecto contribuirá para o transporte eficiente de pessoas e mercadorias, garantirá o acesso a empregos e serviços e permitirá o comércio e o crescimento económico, de acordo com a Rede Transeuropeia de Transportes da UE (RTE-T). O custo total do projecto rondará os 190 milhões de euros, sendo o empréstimo do BEI garantido pela República de Portugal.
A cerimónia de assinatura teve a 11 de Setembro, no Porto de Leixões, na presença do Ministro das Infraestruturas, João Galamba, com a participação do Vice-Presidente do BEI, Ricardo Mourinho Félix e do Presidente da APDL, João Pedro Neves, que sublinharam a importância deste investimento para financiar a modernização e expansão do mais importante porto do Noroeste da Península Ibérica, em termos de carga e contentores.
O Ministro das Infraestruturas, João Galamba, destacou que “as intervenções que serão realizadas vão salvaguardar a continuidade do crescimento do porto de Leixões e reforçar a sua importância para a economia da região Norte do país” e notou que “uma vez mais, fica claramente demonstrado o compromisso do BEI com o desenvolvimento das infraestruturas portuárias em Portugal”. “Esta relação de cooperação será reforçada nos próximos anos, considerando a necessidade de realizar investimentos avultados nos portos para cumprir a nova visão estratégica que definimos para o sector. Neste âmbito, são de realçar os investimentos que visam dotar as infraestruturas portuárias de capacidade para o desenvolvimento dos projectos do eólico offshore e também os investimentos que pretendem responder ao desafio da transição energética e digital”, afirmou João Galamba.
O objectivo do projecto do Prolongamento do Quebra-mar e Melhoria das Acessibilidades Marítimas ao Porto de Leixões é melhorar as condições de segurança e a navegabilidade no acesso ao Porto de Leixões e na zona de manobra dos navios, no anteporto.
A melhoria servirá o tráfego marítimo actual, permitindo uma acessibilidade e manobra mais segura e facilitada, o que melhorará a operacionalidade do porto no seu todo. Mas, adicionalmente, criará condições para acesso e recepção de navios de carga de maior dimensão, nomeadamente os da classe de 300 metros de comprimento, 40 metros de boca e 13,7 metros de calado, rondando os 5.000 TEU de capacidade.