Fusões e Aquisições movimentam 9B€ em 2023
Segundo o mais recente relatório sobre o mercado transaccional português da TTR Data, o volume de transacções entre Janeiro e Agosto deste ano regista uma diminuição de 1% em comparação ao período homólogo de 2022. O sector de Real Estate foi o mais activo no período, com 67 transacções

CONSTRUIR
Mota-Engil vai construir Porto de Banana para a DP World
Logicor regista aumento de 16M€ na receita
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
Bondstone entrega construção de Bloomia à HCI Construções
O mercado transaccional português registou entre Janeiro e Agosto de 2023, 383 operações com valor total de 9 biliões de euros, no qual 41% do total das transacções possui os valores revelados, de acordo com o mais recente relatório do TTR Data. Estes números representam uma diminuição de 1% no número de transacções em comparação ao mesmo período de 2022, bem como uma queda no capital mobilizado de 15%.
Em Agosto, foram registadas 25 fusões e aquisições, entre anunciadas e encerradas, e um valor total de 2,3 biliões de euros. Em termos sectoriais, o sector de Real Estate foi o mais activo desde Janeiro, com 67 transacções, seguido pelo sector de Internet, Software & IT Services com 54 operações, o qual registou uma queda de 4% comparado a 2022.
Âmbito Cross-Border
No âmbito Cross-Border, quanto à número de transacções, a Espanha e o Reino Unido, foram os países que mais investiram em Portugal no período, contabilizando 43 e 23 transacções, respectivamente. As empresas portuguesas escolheram a Espanha e o Brasil como principal destino de investimento, com 23 e 10 transacções, respectivamente.
As empresas norte-americanas diminuíram em 20% suas aquisições no mercado português, até Agosto de 2023. Enquanto que, por sector, o de Tecnologia e Internet diminuíram em 43% em comparação ao mesmo período de 2022.
Até Agosto de 2023, foram contabilizadas 37 transacções de Private Equity, representando uma queda de 7% no número de operações em comparação ao mesmo período de 2022. Em Venture Capital, foram realizadas 96 rodadas de investimentos e um total de 395 milhões de euros, representando um crescimento de 29% no número de transacções.
No segmento de Asset Acquisitions, foram registadas 84 transacções com um valor de 1,2 biliões de euros, representando uma queda de 11% no número de operações.
Transacção do mês
A transacção destacada pelo TTR Data em Agosto de 2023, é a aquisição da Triangle’s pela Aphelion, subsidiária da Semapa. O valor da transacção é de 178,70 milhões de euros.
A operação contou com a assessoria jurídica em lei portuguesa dos escritórios Vieira de Almeida, VdA, CCR Legal. Do lado financeiro, a transacção foi assessorada pelo Haitong Bank Portugal, PwC Portugal e EY Portugal, a qual realizou uma Due Diligence.
Ranking de assessores financeiros e jurídicos
O relatório publica os rankings de assessoria financeira e jurídica até Agosto de 2023 em M&A, Private Equity, Venture Capital e Mercados de Capitais, onde a actividade dos assessores é reflectida pelo número de transacções e pelo valor total. Quanto ao ranking de assessores jurídicos, por número de transacções lidera ao longo de 2023, o escritório PLMJ,com 16 transacções. Em valor, lidera o escritório Uría Menéndez – Proença de Carvalho contabilizando um total de 2,1 biliões de euros.
No que se refere ao ranking de assessores financeiros, por número de transacções e em valor, lidera o BTG Pactual, com três operações e contabilizando 848,96 biliões de euros.