HATCON (Hydraulic Attachment Tools Connectivity) enables next level fleet management by monitoring operating hours, location and service intervals of your tools. By logging in to My Epiroc, on either your computer or phone, you’ll have access to all your data and get notifications when it’s time for service. HATCON is available factory mounted or as a retrofit kit for premium range breakers and drum cutters.
Epiroc comemora 60 anos sobre o lançamento do martelo hidráulico
O que foi uma ideia simples nascida da cidade alemã de Essen há seis décadas, tornou-se um produto inovador utilizado globalmente em todas as indústrias de construção e exploração mineira. O martelo hidráulico montado em máquina portadora foi patenteado em 1963

CONSTRUIR
Câmara de Guimarães vai requalificar escola dos anos 80
Construção de quarta ponte sobre o rio Lima em Viana do Castelo avança até Abril
Luís Rebelo de Andrade recebe Prémio Rafael Manzano 2023
IKEA chega ao centro de Lisboa
Remax Collection comercializa ‘Casas da Bela Vista’
OLI apresenta louças sanitárias cerâmicas que reduzem o consumo de água
Nova vida para antiga Refinaria de Matosinhos
Congresso da CMM regressa em Novembro
ISEL apresenta residência de estudantes “carbono zero”
Terminal Intermodal de Campanhã ganha 9ª edição do Prémio Enor
Originalmente desenvolvido pela Krupp Berco Bautechnik, o martelo hidráulico montado em máquina portadora foi patenteado em 1963. A primeira máquina HM 400 foi um êxito na feira de Hanôver em 1967. A partir desse momento, foram vendidas mais de 2 000 unidades.
O martelo foi concebido exclusivamente para poupar tempo, tornando-se eventualmente numa solução económica no sector da construção. As operações de demolição e mineração na altura estavam relacionadas com o aumento da mão-de-obra, do tempo e dos custos, uma vez que as ferramentas pneumáticas estavam a ser muito utilizadas. Mas o martelo hidráulico foi um verdadeiro factor de mudança, um martelo bastava para substituir várias ferramentas pneumáticas.
O martelo hidráulico revolucionou toda a indústria da construção e mineração e, actualmente, faz ainda parte da frota em qualquer geografia sendo utilizado em projectos de pequena ou grande dimensão. “Os martelos hidráulicos da Epiroc continuam a ser líderes de mercado na maioria dos países em todo o mundo,” explica Gordon Hambach, director de Marketing Estratégico para ferramentas e acessórios hidráulicos. “Actualmente, com centenas de marcas na indústria, o martelo hidráulico continua a oferecer uma solução económica em termos de tempo para demolição, serviços públicos, escavação de rochas e muitas outras aplicações. E, claro, o martelo foi apenas o início do desenvolvimento de outros acessórios, tais como cortadores, pulverizadores, garras, tesouras, ímanes, esmagadores, separadores, etc”.
Em 2002, a Krupp Berco Bautechnik foi adquirida pelo Grupo Atlas Copco da Suécia. Em 2018, a Atlas Copco anunciou a sua divisão da Epiroc. Enquanto a primeira continuava a focar-se nos clientes industriais, a Epiroc assumiu a liderança nas indústrias mineira e de construção. Após este anúncio, os martelos hidráulicos permaneceram na Epiroc, juntamente com ferramentas de perfuração geotécnicas e de rochas, equipamento de mineração subterrâneo e de superfície e os serviços relacionados.
O desenvolvimento e evolução do equipamento continuou e, já em 2020, os martelos hidráulicos tornaram-se digitais. O serviço Hydraulic Attachment Tools Connectivity, ou HATCON, foi concebido para ser um sistema avançado de gestão de frotas, em que a monitorização das horas de funcionamento, localização e intervalos de assistência dos suas acessórios acontece com alguns toques em diversos dispositivos, como telefones, tablets ou computadores. Os dados do serviço HATCON oferecem um novo nível de controlo, no qual a utilização é distribuída de modo uniforme, em que a optimização do transporte e o aumento do período de actividade com paragens para assistência programadas previamente nunca foi tão fácil. Um avanço importante vem com a função GPS, dotando-o com um robusto sistema anti- furto.