
CONSTRUIR
Câmara de Guimarães vai requalificar escola dos anos 80
Construção de quarta ponte sobre o rio Lima em Viana do Castelo avança até Abril
Luís Rebelo de Andrade recebe Prémio Rafael Manzano 2023
IKEA chega ao centro de Lisboa
Remax Collection comercializa ‘Casas da Bela Vista’
OLI apresenta louças sanitárias cerâmicas que reduzem o consumo de água
Nova vida para antiga Refinaria de Matosinhos
Congresso da CMM regressa em Novembro
ISEL apresenta residência de estudantes “carbono zero”
Terminal Intermodal de Campanhã ganha 9ª edição do Prémio Enor
O evento nacional dedicado ao tema da construção e reabilitação Passive House e NZEB acontece dias 24 e 25 de Outubro, no Centro de Congressos de Aveiro. A Conferência Passivhaus Portugal, onde vai encontrar mais de 40 marcas expositoras, quatro salas simultâneas de workshops, uma sala exclusivamente dedicada à apresentação de projectos Passive House, e um dia reservados ao debate e às novidades deste sector, encontra-se, actualmente, em fase de inscrições.
A Passivhaus Portugal é a entidade que representa o sector em Portugal e está filiada na International Passive House Association. Neste que é a 11ª edição da Conferência Passivhaus Portugal, o evento tem entrada gratuita mediante inscrição prévia.
Sobre o programa, a 24 de Outubro o dia é dedicado a workshops práticos e de apresentação de projectos. “Os parceiros Passivhaus estão agrupadas de forma a que cada workshop toque as várias áreas de uma construção ou reabilitação: envolvente opaca, estanquidade ao ar, janelas e sombreamento, ventilação com RC, eficiência hídrica e sistemas de aquecimento e arrefecimento. Estarão ainda a decorrer, em dois horários distintos, demonstrações de execução do blower door test”, indica, em comunicado, a organização.
A par dos workshops das marcas, uma das salas estará exclusivamente dedicada à apresentação de projectos Passive House, pelo próprios Certified Passive House Designers.
O dia 25 de Outubro acontece no Grande Auditório, no qual, a parte da manhã está reservada a sessão de abertura, onde vai conhecer o novo método de Certificação Passive House (em 2024), o estado do projecto pioneiro Passive House Center e outras novidades. De seguida, Ana Rute Costa, directora da licenciatura em arquitectura da Universidade de Lancaster, no Reino Unido, que demonstrará como a Passive House é parte integrante do currículo dos estudantes de arquitectura, com um painel de debate com outros professores sobre como estas abordagens podem ser aplicadas noensino em Portugal.
A tarde fica reservada aos projectos Passive House. A arquitecta e Passive House Designer Tânia Martins, da Homestories, desenvolveu o projeto de reabilitação da casa da atriz Ana Varela, e ambas estarão presentes na apresentação do projecto, num painel que terá ainda espaço de conversa com outros donos de obra e moradores sobre os desafios da obra e a vivência duma Passive House. A última sessão está reservada aos projectos de edifícios não residenciais: a reabilitação de uma residência universitária, a construção de uma esquadra de polícia e a construção dum edifício administrativo.