Projecto solar em Alcoutim conta com soluções Efacec
O projecto solar fotovoltaico de Alcoutim é um dos maiores projectos portugueses de energia solar, indo assegurar o fornecimento de energia a mais de 80 mil habitações e evitar a emissão de 75 mil toneladas de CO2 por ano

CONSTRUIR
LovelyStay regista receita bruta de 35 M€ nos primeiros nove meses do ano
Estudo: Stock de escritórios certificados cresce a uma taxa de 25% desde 2021
Livro ‘Lisboa Entre os Tempos’ apresentado no Roca Lisboa Gallery
Bairro Alto Hotel recebe “World’s Leading Landmark Hotel”
Projecto de expansão do NorteShopping em destaque nos MAPIC Awards
Efacec garante novo contrato na Dinamarca
Bruno Lobo vai liderar I&D da Saint-Gobain Portugal
Big 5 Show atrai Construção ao Dubai
Expansão: Metropolitano de Lisboa adia arranque de ocupações temporárias e expropriações
Último encontro das ‘Conversas et al’ recebe atelier Studiolo
Neste projecto, promovido pela Galp, a Efacec foi responsável pela da concepção e construção da Subestação do Viçoso de 150/30 kV, que tem uma capacidade de injecção até 150MVA na rede eléctrica nacional, provenientes das Centrais Fotovoltaicas do Viçoso, São Marcos, Pereiro e Albercas.
Esta é a segunda subestação em muito alta tensão (MAT) construída pela Efacec para a Galp, depois da Subestação de Moimenta da Beira de 400kV com capacidade para 88MVA.
No âmbito dos trabalhos da subestação, foi igualmente desenvolvido e fornecido o Transformador Modular (Modular Systems) de 150 MVA, 150/30 kV, premiado em 2021 com um Red Dot Design Award, na subcategoria Industrial Equipment, Machinery and Automation. Este foi o primeiro projecto realizado em Portugal com esta inovadora tecnologia, que permite que um equipamento possa receber novas funcionalidades ao ritmo das necessidades do cliente, sem comprometer a performance ou arquitectura geral.
“Através da concepção e construção da Subestação do Viçoso bem como o fornecimento do Transformador Modular de 150MVA, a Efacec assegurou a ligação deste grande projeto fotovoltaico da Galp à rede eléctrica, contribuindo para o cumprimento das exigentes metas de descarbonização do país. A Subestação do Viçoso é para a Efacec uma oportunidade de demonstrar em território nacional o trabalho que a empresa tem desenvolvido internacionalmente e pelo qual se tem destacado.” afirma Michael Silva, chief commercial officer da Efacec.