@Boltshauser Architekten
Trienal de Lisboa marca presença na Bienal Mugak
A convite da plataforma Rhizoma, a Trienal viaja até San Sebastian para participar na quarta Bienal de Arquitectura do País Basco, que durante o mês de Novembro de 2023, acolhe conferências, debates, instalações e workshops

CONSTRUIR
LovelyStay regista receita bruta de 35 M€ nos primeiros nove meses do ano
Estudo: Stock de escritórios certificados cresce a uma taxa de 25% desde 2021
Livro ‘Lisboa Entre os Tempos’ apresentado no Roca Lisboa Gallery
Bairro Alto Hotel recebe “World’s Leading Landmark Hotel”
Projecto de expansão do NorteShopping em destaque nos MAPIC Awards
Efacec garante novo contrato na Dinamarca
Bruno Lobo vai liderar I&D da Saint-Gobain Portugal
Big 5 Show atrai Construção ao Dubai
Expansão: Metropolitano de Lisboa adia arranque de ocupações temporárias e expropriações
Último encontro das ‘Conversas et al’ recebe atelier Studiolo
A convite da plataforma Rhizoma, a Trienal viaja até San Sebastian para participar na quarta Bienal de Arquitectura do País Basco, que durante o mês de Novembro de 2023, acolhe conferências, debates, instalações e workshops, no museu do escultor Eduardo Chillida em Leku.
Este ciclo parte do conceito de Baserri, o modelo de quinta basca da qual o museu é exemplo, para pensar novos modos de habitar o meio rural que recuperem a relação quebrada pela industrialização entre esta unidade elementar que estrutura a paisagem com a terra e o solo.
José Mateus, presidente da Trienal, abre a conferência e debate esta sexta-feira, dia 3 de Novembro, em conjunto com Roger Boltshauser, docente da ETH Zurique e fundador do atelier Boltshauser Architekten. O mote desta sessão é o termo basco para terra, Lurra, que define o planeta que contém vida, mas também se refere à superfície que contém essa vida.
O ciclo Rhizoma, comissariado por Victoria Collar, Jon Garbizu, Gonzalo Peña e Diego Sologuren (autor do desenho expositivo de Cuidar: Contos do Invisível), reúne outras figuras que marcaram presença nas edições da Trienal ao longo dos anos: o curador Sébastien Marot, a artista Lara Almarcegui e Cristina Gamboa, do colectivo Lacol.
Organizada pelo Governo Basco, em 2023 a Bienal Mugak centra-se nos temas Reconstruir, Re-habitar e Repensar para abrir um espaço onde repensar o papel da arquitectura, a sua responsabilidade, capacidade de transformação e áreas de acção espacial, económica, política e social.