Oeiras Parque reforça compromisso com sustentabilidade
A instalação de painéis fotovoltaicos, 1.472 até Outubro, dinamização de várias acções de sensibilização ambiental, inclusão de novas medidas aos seus processos internos e reciclagem de milhares de toneladas de resíduos são algumas das medidas
CONSTRUIR
Adrianno Arantes reforça Comissão Executiva da CIMPOR como COO
ALMA Development avança com a construção do Caxias Heights
Serris REIM adquire parque industrial e logístico do Parque Tejo
Hyatt lança na Madeira o primeiro Inclusive Collection em Portugal
AICCOPN: Fogos licenciados e em construção caem até Julho
Energias renováveis garantiram 55,1% do consumo de electricidade em Setembro
Indústria de mobiliário e decoração reforça presença no Reino Unido
Forvis Mazars é a nova inquilina do ICON Douro
Savills coloca Gleba na António Augusto de Aguiar em Lisboa
NOVA FCSH investe 4,2 M€ na reabilitação do Colégio Almada Negreiros
No seguimento do “forte” investimento por parte do Oeiras Parque a aposta na sustentabilidade foi reforçada com a instalação de painéis fotovoltaicos, dinamização de várias acções de sensibilização ambiental, inclusão de novas medidas aos seus processos internos e reciclagem de milhares de toneladas de resíduos.
Em Outubro foram instalados 1.472 painéis fotovoltaicos, que vão permitir a redução de 529 toneladas de emissões de CO2 por ano. Este investimento traz múltiplas e significativas vantagens ambientais, nomeadamente o ganho de autonomia energética e o facto de não ter impacto negativo no ambiente, como a emissão de gases com efeito de estufa, contaminação do solo, água ou ar.
Com a integração de processos estruturais de separação de resíduos, o Oeiras Parque conseguiu reciclar até Outubro, 774 toneladas de resíduos (RSU – 495 toneladas; vidro – 7 toneladas; plástico – 23 toneladas; papel/ cartão – 157 toneladas; metal –1 tonelada; resíduos orgânicos – 79kg; resíduos electrónicos – 9 toneladas).
Em prol da sustentabilidade e da protecção do ambiente, a reciclagem é uma das medidas já implementadas no ‘Shopping da Linha’, assim como a iluminação LED, os postos de carregamento para veículos eléctricos, o sistema de descarga de água controlada nas torneiras e ainda um ponto electrão à disponibilidade dos clientes.
A estas iniciativas junta-se o facto de o Oeiras Parque dispor de robots de limpeza que permitem a poupança de litros de água e de produtos de limpeza. Além de terem métricas de m2 de lavagem indicam também os locais que são intervencionados. Adicionalmente, são usados sacos reutilizáveis que permitem uma poupança mensal de 20kg de sacos de utilização única, sendo o intuito a curto prazo criar mais tamanhos de sacos para outras aplicações e tentar reduzir ao máximo utilização de sacos descartáveis.
A organização de eventos de cariz ecológico no Oeiras Parque, muitas vezes com recurso à arte, é também outra das iniciativas para sensibilizar os visitantes para a importância de um futuro melhor e mais sustentável. Exemplo disso foi a exposição “Mar Vivo”, numa parceria com a Marinha Portuguesa, através do Aquário Vasco da Gama, e a Câmara Municipal de Oeiras, ou a “Art From The Sea”, uma exposição de arte com vertente ecológica que já percorreu o mundo da autoria dos artistas do colectivo artístico Skeleton Sea.