Portugueses distinguidos no BigMat International Architecture Award 2023
A Casa no Tâmega, dos arquitectos portugueses Hugo Ferreira e Nuno Melo Sousa, foi distinguida com o Grande Prémio Internacional de Arquitectura Residencial de Pequena Escala BigMat. Os vencedores destacam-se entre mais de 1000 projectos apresentados nos sete países europeus onde a BigMat se encontra presente
CONSTRUIR
Governo adjudicou primeira concessão da LAV Porto Lisboa
Gesvalt e aRetail analisam evolução do mercado imobiliário nacional
Entrecampos: Um projecto que “redefinirá o coração da cidade”
Remax lança novo departamento de Inovação
MELLO RDC entrega primeiras chaves do empreendimento ‘Quarteirão Inglês’
OLI estreia produção de autoclismo reciclado
JLL com nova sede a Norte e aposta em nova estrutura de liderança
Lisboa testa método pioneiro de prospecção arqueológica
Savills coloca iServices na Rua Garrett, em Lisboa
Lisboa: Reabilitação da vila Romão da Silva concluída em 2025
O grupo espanhol de distribuição especializado em produtos e soluções de construção e bricolagem para profissionais e particulares lançou mais uma edição, a 10ª, do seu prémio internacional de arquitectura.
O BigMat International Architecture Award é um concurso de participação livre para arquitectos da zona territorial de intervenção do grupo BigMat. Este ano, foram recebidas 800 candidaturas, com obras construídas nos países europeus onde se atribui o prémio: Espanha. Bélgica, República Checa, França, Itália, Portugal e Eslováquia.
A grande novidade desta edição foi a atribuição de dois prémios por país, divididos em duas categorias: projectos de arquitectura de grande escala e projectos de arquitectura residencial de menor escala. O vencedor do grande prémio internacional em cada uma das duas categorias foi então escolhido entre os vencedores de cada categoria dos países representados. No total foram atribuídos 14 prémios nacionais, no valor de 1500 euros cada, e dois Grandes Prémios Internacionais de Arquitectura BigMat, no valor de 30 000 euros cada, cada um dentro da sua categoria: um Grande Prémio Internacional de Arquitectura Geral BigMat e um Grande Prémio Internacional de Arquitectura Residencial de Pequena Escala BigMat.
Assim, o Grande Prémio Internacional de Arquitectura Residencial de Pequena Escala, premiou a Casa no Tâmega, dos arquitectos portugueses Hugo Ferreira e Nuno Melo Sousa, vencedores em Portugal na categoria. A Casa no Tâmega é uma casa com quatro quartos, sala de estar, cozinha, piscina e barbecue. Um volume em betão esculpido com padrões finos e grossos oculta o rio pela imposição da sua horizontalidade opaca. Aberto do interior a cada uma das diferentes dimensões de uma topografia bruta: o rio, a colina, a pedreira. Em Portugal na categoria de Arquitectura Geral foi atribuído ao projecto “Azores Wine Company Winery, assinado pelo gabinete SAMI Arquitectos + DRDH architects.
Já o Grande Prémio Internacional de Arquitectura Geral, foi entregue ao projecto Lota de Peixe de Roquetas de Mar, do gabinete de arquitectura ACTA de Espanha, formado pelos arquitectos Ramón Pico Valimaña e Javier López Rivera. O projecto da Lota de Peixe de Roquetas de Mar consistiu na reabilitação da zona de edifícios antigos para criar novas sinergias com a cidade, ampliando a ligação de Roquetas com o mar e agrupando vários usos num único volume: lota, restaurante, espaço comercial e instalações da Autoridade Portuária.
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu em Sevilha, em homenagem à primeira edição de 2013, que decorreu noutra capital andaluza: Granada. “A BigMat promove estes prémios com a intenção de se manter próxima dos arquitectos. Como utilizadores dos mais recentes materiais e tendências nos seus projectos, sempre quisemos apoiá-los e acompanhá-los ao longo desta década de prémios. Não deixámos de reflectir sobre o contributo que podemos dar enquanto distribuidores de materiais de construção, dispondo na nossa gama dos mais recentes produtos de construção e prestando regularmente aconselhamento a todos os arquitetos que nos procuram”, sublinhou Fabrice Maud, presidente da BigMat Internacional
Este ano foi ainda criada uma Menção Especial ao Jovem Arquitecto no valor de 1500 euros, que nesta edição foi atribuído ao arquitecto italiano Stefano Larotonda, do gabinete Underground Patio.
Os Prémios Nacionais de Arquitectura e de Arquitectura Residencial de Pequena Escala foram atribuídos a:
Espanha
– Prémio Nacional de Arquitectura Residencial de Pequena Escala BigMat: “Na Catalina I en Joan” – TEd´A Arquitectos
– Prémio BigMat Nacional de Arquitectura: “Lota de Peixe” – Studio ACTA y Ca. Projecto vencedor do Grande Prémio Internacional de Arquitectura BigMat.
Portugal
– Prémio Nacional de Arquitectura Residencial de Pequena Escala BigMat: Casa no Tâmega – Hugo Ferreira + Nuno Melo Sousa. Projecto vencedor do Grande Prémio Internacional de Arquitetura Residencial de Pequena Escala BigMat.
– Prémio BigMat Nacional de Arquitectura: Azores Wine Company Winery – SAMI-arquitectos + DRDH-architects
França
– Prémio Nacional de Arquitectura Residencial de Pequena Escala BigMat: M26 – BAST
– Prémio BigMat Nacional de Arquitectura: Transformation of an office building into 52 apartament units – DATA Architectes
Itália
– Prémio Nacional de Arquitectura Residencial de Pequena Escala BigMat: Bivacco Fanton DEMOGO studio di architettura
– Prémio BigMat Nacional de Arquitectura: Bicocca SUPERLAB – BALANCE ARCHITETTURA + Studio Corradino Petitti
Bélgica
– Prémio Nacional de Arquitectura Residencial de Pequena Escala BigMat: jtB House. BLAF Architecten
– Prémio BigMat Nacional de Arquitectura: ECAM (Ecole Centrale des Arts et Métiers) – Agwa
República Checa
– Prémio Nacional de Arquitectura Residencial de Pequena Escala BigMat: Suburban villa – Nacházel Architekti
– Prémio BigMat Nacional de Arquitectura: Reconstruction of the former historical slaughterhouse for the purposes of the city gallery (Plato) in Ostrava – KWK Promes
Eslováquia
– Prémio Nacional de Arquitectura Residencial de Pequena Escala BigMat: Pernek Family House – KSA Studeny
– Prémio BigMat Nacional de Arquitectura: Jelšava Cabins 2021 ARCHITEKTI