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    Aniceto Viegas, CEO da Avenue

    Imobiliário

    “A eficiência que conseguimos no Lumnia e no Sandwoods vamos aplicá-la daqui para a frente”

    A aposta em projectos de grande escala permitiu-lhes testar soluções e ser pioneiros em matérias de consumos energéticos e hídricos, tendo alcançado a primeira certificação Aqua + para o seu projecto de habitação Sandwoods. E este é um ponto sem retorno. O mercado já não pode trabalhar de outra forma. A aposta passa por continuar a “testar soluções, medi-las e depois convertê-las” em realidade, com o objectivo de contribuir para a redução efectiva dos consumos dos edifícios

    Cidália Lopes

    Aniceto Viegas, CEO da Avenue

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    “A eficiência que conseguimos no Lumnia e no Sandwoods vamos aplicá-la daqui para a frente”

    A aposta em projectos de grande escala permitiu-lhes testar soluções e ser pioneiros em matérias de consumos energéticos e hídricos, tendo alcançado a primeira certificação Aqua + para o seu projecto de habitação Sandwoods. E este é um ponto sem retorno. O mercado já não pode trabalhar de outra forma. A aposta passa por continuar a “testar soluções, medi-las e depois convertê-las” em realidade, com o objectivo de contribuir para a redução efectiva dos consumos dos edifícios

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    Aniceto Viegas, CEO da Avenue

    (fotos: Frameit)

    O caminho da Avenue fez-se através da habitação, em reabilitação ou construção nova. Mas numa área onde é preciso estar atento às necessidades do mercado, a estratégia levou o Grupo para o segmento de escritórios. E logo em grande escala, para “deixar a sua marca”. A aposta resultou e dois novos empreendimentos com escritórios e habitação, também em grande escala, vão arrancar já em 2024, confirmou Aniceto Viegas, CEO da Avenue em entrevista ao CONSTRUIR. Um será em Lisboa, outro no Porto, que marcará, também, a estreia no mercado de escritórios no Norte do País.

    Estamos no Lumnia. Um dos projectos bandeira da Avenue. Em que fase de encontra o complexo de escritórios?

    O edifício integra o Exeo Office Campus, que conta com três edifícios – o Lumnia, onde estamos, o Aura e o Echo, estes dois desenvolvidos em parceria com o BNP Paribas Real Estate.

    O Lumnia é aquilo que chamamos um multitenant para ocupação de vários inquilinos e já está 100% colocado, sendo que alguns escritórios estão ainda em fase de obra de fit-out. Ou seja, neste momento o Exeo não tem um único metro quadrado disponível de escritórios, restando, apenas, disponíveis as duas lojas que integram este complexo.

    Toda a dimensão das áreas e das especificações técnicas permite estar completamente alinhado com o padrão internacional e que ainda existe pouco no mercado. O Lumnia não é diferente de um edifício de escritórios em Paris ou em Londres, ou até Nova Iorque”

    Tendo a Avenue um histórico de habitação e reabilitação, como é que surgiu a ideia do Exeo, que é não só um edifício de escritórios, mas um campus cuja dimensão marca a diferença?

    Nós começámos a estudar este projecto em 2018 e ele arrancou no final de 2019. Na altura estávamos exclusivamente focados na reabilitação no centro da cidade de Lisboa e no Porto e o nosso trabalho é sempre complexo na medida em que tentamos projectar a três anos o que é que vai ser o mercado. Antecipar e tentar procurar onde vai estar a procura daqui a três anos e, naquela altura, em 2018, havia um nível de desocupação de escritórios extremamente baixo. Ou seja, havia uma escassez clara de escritórios no mercado e quase ninguém estava a olhar para esse segmento e ninguém estava a construir escritórios novos em Lisboa.

    Havia inclusive edifícios de escritórios antigos que estavam a ser reconvertidos em habitação… 

    Exactamente. Havia o fenómeno contrário. E nós acreditámos que tínhamos aqui a oportunidade de poder fazer algo nesse segmento e a fazer queríamos fazer algo diferente e para precisávamos de escala. Obviamente que, a escala tem o seu risco, mas também nos permite ter a oportunidade de fazer algo diferente e mais arrojado. E Exeo vai nesse sentido.

    Lumnia

    O que distingue o Exeo de outros edifícios de escritórios?

    É um campus, com uma escala extremamente difícil de encontrar, estamos integrados na zona por excelência para este segmento e queríamos aqui juntar os espaços interiores com os espaços exteriores. O Exeo tem a particularidade de ter quase 15 mil m2 de jardins, uma parte já está concluída e os outros ficarão em breve. E todos eles com uma temática.

    No primeiro edifício, o Aura, temos o Central Garden, um jardim mais formal, para marcar a entrada do campus. Depois, passamos para um jardim rebaixado, que é o que fica entre o Lumnia e o Echo, que é um jardim com uma quota inferior, tem uma ponte pedonal que passa por cima e os colaboradores podem estar na parte de baixo almoçar, para estarem mais descontraídos. E, finalmente, teremos um anfiteatro natural, ao ar livre, propício a apresentações e eventos e que será o último jardim depois do Echo. E estes três jardins ligam os três edifícios e todo o movimento é feito pelo interior e não pelas ruas. Ou seja, permite que os colaboradores e os visitantes do campus passem pela parte central para ter esta vivência do Campus.

    Depois temos toda a dimensão das áreas e das especificações técnicas, é um edifício moderno, completamente alinhado com o padrão internacional e que ainda existe pouco no mercado. O Lumnia não é diferente de um edifício de escritórios em Paris ou em Londres, ou até Nova Iorque. Inclusive este lobby com 12 metros de altura é extremamente difícil de se fazer. Pode ser visto quase como um desperdício de área, mas não é. A escala do edifício destes, de 30 mil m2, permite fazer isto.

    A questão da sustentabilidade é também uma bandeira deste projecto, no sentido de cumprir com os requisitos mais exigentes a nível ambiental. Quais foram, neste caso, os principais desafios com que se depararam?

    O que posso dizer é que num edifício de escritórios o elemento mais difícil de combater é a exposição solar. Como são edifícios naturalmente envidraçados, eles têm uma incidência solar muito grande nas fachadas e têm uma carga térmica muito importante no interior. Ou seja, as exposições solares a Sul optamos por laminas horizontais para tentar quebrar a incidência do sol no interior e a exposição a Poente já vamos para lâminas verticais, também para quebrar a exposição do sol que será mais baixo e com uma incidência mais na lateral e tentar com isso ter conforto.

    Uma fachada a Norte não tem estas questões, mas se for a Nascente também tem de haver um jogo entre as verticais e as horizontais para tentar proteger o espaço. Este é o primeiro trabalho que deve ser feito. Depois a segunda dimensão são os consumos. E aí é necessário olhar para o edifício no seu todo, sejam ao nível dos consumos de energia, seja nos consumos de água.

    Mais do que um desafio, o controlo dos consumos é hoje uma necessidade. Como se trabalhou essa vertente nestes edifícios?

    Em relação aos consumos de energia é algo já mais comum e que se controla melhor e que tem a ver o nível de iluminação, de eficiência dos equipamentos. Ou seja, pensar que equipamentos é que teremos que ter e que sejam suficientemente eficientes para reduzir os consumos. E depois tentar ter produção de energia, essencialmente através da colocação de painéis fotovoltaicos nas coberturas. Neste aspecto, o Lumnia consegue que 10% das necessidades de energia das áreas comuns seja assegurada pela produção dos painéis fotovoltaicos. O que é bastante bom.

    Em termos de certificação, no Lumnia optamos pelo LEED, no qual temos a LEED Gold e por acaso recebemos o certificado há muito pouco tempo o Lumnia conseguiu ter a pontuação mais elevada para um edifício de escritórios Excelent Core em Portugal na certificação LEED Gold. Nós conseguimos atingir um patamar bastante alto.

    Consegue quantificar quanto este edifício consegue poupar em termos energéticos?

    Esse cálculo é mais complexo nos edifícios de escritórios. Por um lado, temos as partes comuns e depois cada utilizador tem a sua responsabilidade. Apesar de ser uma gestão integrada no edifício, cada empresa tem patamares máximos que não pode ultrapassar, mas existe alguma liberdade na forma como gerem esses consumos. Além da questão energética, temos ainda outra dimensão que é a água. Muito pouca gente fala da água.

    O Lumnia também já tem algumas especificidades nesse sentido?

    Sim. Nós somos dos primeiros no mercado de escritórios a olhar para uma certificação que existe em Portugal e que é muito importante que é o Aqua +. Como tínhamos muita escala o que fizemos foi criar um depósito de água enterrado no subsolo, por isso não há evaporação, que recolhe as águas pluviais e este deposito tem 800 metros cúbicos, ou seja, estamos a falar de 800 mil litros de água que acumulamos e que pode ser utilizada principalmente na rega.

    Neste caso conseguimos medir com mais precisão, mas quase 50% das necessidades de rega dos espaços verdes são assegurados por este depósito. Isto é o que é possível fazer quando temos um edifício com esta escala e dimensão.

    O Sandwoods é o primeiro projecto com a certificação Aqua + classe hídrica A. E o que fizemos foi construir um depósito de água de 150 m3 para regas dos espaços exteriores. Em termos de consumos, medimos uma poupança por ano e por moradia de 700 m3 (700 mil litros). Se multiplicarmos isto por 45 moradias, estamos a falar de 32 milhões de litros que conseguimos poupar”

    Sobre a importância dos consumos da água e sobre a certificação Aqua+ fizeram, igualmente, um grande investimento no empreendimento residencial Sandwoods, em Cascais…

    Efectivamente, o Sandwoods, em Cascais, é o nosso benchmark, aquele projecto em que quisemos levar estas questões do consumo hídrico mais longe. São 40 moradias e mais 5 fracções onde levamos este exercício quase ao limite. Pensamos: O que é que podemos fazer de máximo em termos de sustentabilidade num projecto de habitação?

    No fundo a testar soluções…

    Exactamente. Testar soluções, medi-las e depois convertê-las. No Sandwoods a aposta foi nas dimensões da energia e do consumo de água e, também, na dimensão do bem-estar, que neste caso conseguimos com os cerca de 90 mil m2 de terreno em que construímos em cerca de 20 mil m2 e os 70 mil remanescentes são áreas verdes já existente, com pinhal.

    Sandwoods

    Olhando para a dimensão da energia, para o consumo energético, o Sandwoods tem toda A+, não há uma única fracção que não tenha uma certificação A+ e quando estamos a falar do A+ é quase no limite máximo do que é possível fazer. Para ter uma ideia em termos de emissões, uma moradia terá uma emissão de 100kls de CO2 por ano, comparado com uma fracção de habitação reabilitada no centro da cidade de Lisboa que tenha uma certificação B, o que já não é mau na reabilitação, estamos a falar de uma emissão de CO2 de 1100 kls, ou seja, conseguimos 10x menos. Aqui é que percebemos até onde é que se conseguiu levar o exercício ao extremo.

    No que diz respeito à certificação Aqua +, sendo este o primeiro projecto de escala com a certificação Aqua + classe hídrica A, o Sandwoods tem um depósito de água de 150 m3 para regas dos espaços exteriores, embora tenhamos ali uma floresta já bastante consolidada com necessidades relativamente baixas de água, mas pelo menos assegurar o máximo possível através da recuperação das águas pluviais. Em termos de consumos, medimos uma poupança por ano e por moradia de 700m3 (700 mil litros). Se multiplicarmos isto por 45 moradias estamos a falar de 32 milhões de litros que conseguimos poupar.

    Mesmo que ocorra algum desvio mediante a utilização que cada pessoa fizer da sua casas as variações serão muito pequenas, isto porque nós temos equipamentos de baixo consumo.

    Além do Exeo, que outros projectos vamos ter ainda este ano e qual o pipeline futuro?

    Além da conclusão do Exeo, vamos, ainda, concluir mais dois projectos de habitação – o Villa Infante e o Bonjardim, no Porto (28 mil m2 no centro da cidade). Já o Sandwoods termina a construção no final do próximo ano.

    Prevemos desenvolver 1300 fogos e 97 mil m2 de escritórios. Ou seja, para arrancar já no próximo ano, temos os dois edifícios de escritórios, um em Lisboa e outro no Porto. Estes serão no centro das cidades. de grande escala e estamos a falar de projectos mistos – residencial e escritórios. Só estes dois empreendimentos correspondem a 800 fogos e a 27 mil m2 de escritórios.

    No caso da habitação ainda não conseguimos dar números muito precisos porque ainda estamos numa fase de licenciamento, mas será para construção nova, também, Lisboa e Porto e iremos manter-nos no segmento alto.

    Qual o volume de negócios que alcançaram em 2023?

    Estes números variam porque pode haver a entrega repentina de muitos projectos num ano e noutro estarmos mais em produção, mas em termos médios andamos sempre uma bitola de cerca de 100 milhões de euros de vendas por ano.

    O 5º Porto, que foi finalizado há cerca de um ano, está 98% vendido, o Bonjardim está com cerca de 90% da sua colocação ao nivel da habitação, o Villa Infante está com uma taxa de 55% e o Sandwoods está com 100%.

    E todos os novos projectos vão igualmente apresentar uma grande preocupação com a sustentabilidade e a eficiência?

    Sim, claro. Aliás acho que o mercado já nem consegue abstrair-se dessa questão. A sustentabilidade tem que fazer parte de qualquer projecto imobiliário hoje em dia, independentemente do segmento onde nos situemos. É sempre possível fazer algo para melhorar a eficiência dos edifícios e as soluções que já existem no mercado permitem que estas sejam implementadas em qualquer segmento de mercado. O que é importante é tentarmos fazer experiências e aprender com essas experiências. E implementar essas soluções logo na fase de projecto.

    Dentro destes dois ex-libris, o Lumnia e o Sandwoods, o que foi importante, é que testámos muito bem as soluções a implementar, sabemos que o que representa verdadeiramente uma poupança de consumos, para depois extrair esta experiência e aplicá-la daqui para a frente em projectos de maior escala. São ensinamentos que tentamos sempre aperfeiçoar e que é continuo. Não podemos ficar por aqui.

     

    Pelo que percebi o projectos de escritórios que preveem para o Porto será o primeiro do Grupo nesta cidade. Como olham para as diferenças deste segmento no que diz respeito a Lisboa e Porto?

    É curioso que hoje verifica-se que já não há assim tanta diferença neste mercado nestas duas cidades. E acho que se deve ao grande trabalho que o Porto tem feito e há que dizê-lo, tem sido um trabalho político, em que se procurou perceber o que é que as empresas precisam e trabalhar nesse sentido. A cidade do Porto passou de um mercado onde se transaccionava cerca de 20 a 25 mil m2 por ano para os 60 a 80 mil m2 de take up por ano, ganhando um verdadeiro lugar neste segmento.

     

    E no que diz respeito às novas tendências em termos construtivos?

    Obviamente que temos estado muito atentos. Sabemos que será uma tendência, até para reduzir custos e para termos uma menor incidência da mão de obra, que é uma das dificuldades do sector. Ao nível da pré-fabricação, começamos a ter elementos cada vez mais standardizados, como casas de banho ou cozinhas e carpintarias a ser construídas off-site. Isso interessa-nos e para os nossos próximos projectos estamos a ponderar efectivamente essa alternativa. Contudo, sabemos que para já, ainda não há capacidade de resposta em termos produção. Está a começar e o mercado vai nesse sentido.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

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    “O SAAL em Grândola e o Direito à Habitação” em exposição

    50 Anos após o 25 de Abril de 1974, a exposição documental pretende ser um espaço de reflexão e discussão públicas sobre habitação. A exposição estará patente até dia 9 de Novembro, mas actividades como documentários, conversas e oficinas de expressão plástica estão previstas até Março de 2025

    A Biblioteca e Arquivo Municipal de Grândola apresentam ao público a Exposição Documental “O SAAL em Grândola e o Direito à Habitação”, com concepção e organização de António João Lima e Luísa Veloso e apoio do Município. A exposição pode ser visitada até dia 9 de Novembro.

    O SAAL, Serviço de Apoio Ambulatório Local, constituiu uma medida de política pública criada e concretizada após o 25 de Abril de 1974. Consciente da degradação das condições habitacionais das populações, e, mesmo, da sua ausência, os poderes públicos avançaram com um programa de escala nacional, liderado por Nuno Portas. Um programa ancorado em princípios democráticos de participação na criação de habitat em sintonia com as vontades das pessoas. Um habitat discutido e planeado com as populações, em que foi relevante o papel de arquitectos no desenho das habitações, mas também na criação de identidade territorial e fortalecimento da coesão social.

    50 Anos após o 25 de Abril de 1974, a exposição pretende ser um espaço de “reflexão e discussão” públicas sobre habitação, qualidade de vida, cidadania, mas, acima de tudo, democracia. Neste contexto, a exposição tem associadas diversas actividades, estando previstas, até Março de 2025, conversas, documentários e oficinas de expressão artística.

    Em Grândola, o arquitecto Manuel Tainha desenhou os Bairros Vale Pereiro I e II e o Bairro Unidos Venceremos, em Canal Caveira. O seu projecto arquitetónico resultou num conjunto de complexos habitacionais que marcam a paisagem grandolense: 86 habitações nos Bairros Vale Pereiro e 46 habitações em Canal Caveira.

    Nos dias 12 de Outubro e 21 de Dezembro irão realizar-se visitas às casas projectadas por Manuel Tainha, conduzidas por José António Bandeirinha, arquitecto e professor da Universidade de Coimbra.

    Manuel Tainha, que faleceu em 2012, foi distinguido com os Prémios AICA e Valmor, e condecorado com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente da República. Um dos edifícios projectados por Manuel Tainha é a Escola Agro- Industrial de Grândola.

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    Edifício Malhoa 17

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    Savills assessora venda do Edifício Malhoa 17 à Bizau Capital Partners

    Além da transacção, a Savills é, também, responsável pelos serviços de Sustainability Consultancy, BREEAM Refurbishment e Fit Out Assessment e, ainda, pelo desenvolvimento do projecto de reabilitação e fit out dos escritórios

    O departamento de Offices Investment da Savills foi responsável pela operação de venda do Edifício Malhoa 17 à Bizau Capital Partners. Este activo, localizado no centro de Lisboa, dispõe de aproximadamente 3.800 metros quadrados (m2), distribuídos por cinco pisos.

    Além da transacção, a Savills é responsável pelos serviços de Sustainability Consultancy, BREEAM Refurbishment e Fit Out Assessment através do seu departamento de ESG & Sustainability, e, ainda, pelo desenvolvimento do projecto de reabilitação do edifício, pelo fit out dos escritórios e pelo processo de change management através do seu departamento de BPC & Architecture.

    “Através desta parceria, identificou-se a melhor solução em termos de lay out, para a ocupação deste edifício de escritórios, assim como a definição do projecto e desenho da solução mais eficiente de fit-out e de certificação BREEAM In-Use. O devido enquadramento de custos foi determinante para a criação das condições de atractividade e conforto para abraçarmos este negócio, que irá deixar mais uma vez  a marca do nosso ADN Bizau: ‘Business as unusual’ na implementação de estratégias de investimento Value Add, ou seja reabilitar e transformar um edifício devoluto e sem qualquer utilização há vários anos, num activo de rendimento numa zona próxima à CBD”, afirmou Francisco Carmona, executive director da Bizau Capital Partners.

    “É gratificante poder dar uma nova vida a um edifício que esteve sem utilização durante vários anos. O desenvolvimento deste tipo de projectos de reabilitação, oferece-nos a oportunidade única de não só recuperar um espaço físico, mas também de o adaptar às exigências contemporâneas do mercado, garantindo que este cumpre os mais elevados padrões de sustentabilidade e funcionalidade”, refere, também, Joana Rodrigues, BPC & Architecture director da Savills.

    Esta operação evidencia que, embora o mercado de investimento em escritórios enfrente desafios substanciais desde a pandemia, resultando numa significativa redução do capital alocado a este segmento, o cenário começa agora a mostrar sinais de recuperação, apesar de ainda não se ter refletido diretamente no número de transacções efectuadas.

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    Estação de Mirandela transformada em Casa das Artes e Cultura

    Esta empreitada, no valor de 2,5 milhões de euros, permitiu a reabilitação do edifício de passageiros da estação, um imóvel de “elevado valor histórico e simbólico”

    A poucos dias de se comemorarem 137 anos da chegada do primeiro comboio de passageiros, traccionado pela locomotiva a vapor “Trás-os-Montes” a Mirandela, foi inaugurada a reabilitação do edifício de passageiros da estação e a sua envolvente.

    Este “emblemático” edifício, estação de “arquitectura única” em Portugal, um local que viu partir e chegar muitos homens e mulheres e que faz parte da memória individual e colectiva, e muito da memória ferroviária, deu lugar à Casa das Artes e Cultura, ficando patente uma exposição sobre ferrovia e sobre a importância da Linha do Tua no piso térreo.

    Na sequência do contrato de comodato, estabelecido em Setembro de 2019, entre a Infraestruturas de Portugal e a Câmara Municipal de Mirandela, e depois de profundas obras de reabilitação, no valor de 2,5 milhões de euros, comparticipadas a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, este edifício abriu portas com um conjunto diversificado de iniciativas culturais e de lazer. Já no final de 2020 tinha sido concluída a intervenção do Depósito de Água da estação.

    Presente na inauguração do novo espaço, Helena Neves, directora geral da IP Património, destacou que a recuperação desta estação é a prova de que “é possível recuperar e readaptar o património ferroviário desactivado sem, contudo, perdermos o património arquitectónico existente”.

    No caso da Estação de Mirandela, a sua reabilitação teve em conta a “atenção aos seus detalhes, aos vestígios de memórias, como parte integrante da história do lugar, e adequar a solução construtiva às exigências da actualidade, em perfeita coexistência, respeitando o carácter funcional e utilitário do imóvel, o legado da Linha do Tua e da cidade de Mirandela”, acrescentou.

    O descerramento da placa alusiva à inauguração foi efectuado por um grupo de trabalhadoras e trabalhadores ferroviários que, depois de terem trabalhado e vivido nesta Estação, se encontram hoje na situação de reforma.

    A cerimónia contou, ainda, com a inauguração da exposição “Com a Casa às Costas”, da artista plástica Carla Filipe, com obras da Colecção de Serralves e do Fundo Documental da Estação de Mirandela, que poderá ser visitada até ao dia 6 de Janeiro de 2025.

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    Loures vai investir 15M€ em escolas e centros de saúde

    Autarquia adjudicou a construção de centros de saúde em Camarate e Bobadela, prevendo abri-los em 2025. Somando às obras em estabelecimentos de ensino e num museu, o investimento supera os 15 milhões

    A Câmara Municipal de Loures aprovou esta quarta-feira a adjudicação das empreitadas para a construção de duas novas unidades de saúde, na Bobadela e em Camarate, no valor de cerca de 8,7 milhões de euros. A primeira tem um prazo de execução de 300 dias e o investimento previsto é de 4,1 milhões de euros. Recorde-se que esta é uma obra reivindicada pela população desde 2013, altura em que encerraram as instalações de saúde existentes, que funcionavam num prédio de habitação, sem condições de acessibilidade e atendimento para os utentes.

    Por sua vez, em Camarate, a nova unidade de saúde vai permitir à população um atendimento de proximidade e evitar deslocações para Sacavém, onde os utentes são atualmente atendidos. Com um prazo de execução de 270 dias, a obra está orçada em 4,6 milhões de euros. Igualmente, na mesma reunião, o executivo camarário aprovou a adjudicação das obras de beneficiação da Escola Básica do Infantado e a construção de um novo jardim de infância naquele equipamento escolar, no valor de 5,8 milhões de euros e um prazo de execução de 610 dias.

    Foram também aprovadas a adjudicação das obras de reabilitação do Museu de Cerâmica de Sacavém, com um investimento previsto de 966 mil euros e um prazo de execução de 180 dias e as obras de urbanização na UGT 16, no Bairro da Portela da Azóia, um investimento municipal de 611 mil euros, com um prazo de execução de 120 dias. No entanto, foi ainda aprovado o estudo prévio do projeto de ampliação e requalificação do parque de estacionamento na Cidade Nova, em Santo António dos Cavaleiros, com um investimento previsto de 1,16 milhões de euros.

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    Residências do Palácio Santa Clara prontas a habitar

    Este edifício do século XIX, que serviu como Hospital da Marinha durante mais de 200 anos, vai, ainda, contar com um hotel de cinco estrelas, actualmente em reabilitação, e um hotel de apartamentos, operados pela prestigiada cadeia “The Standard”

    As novas residências do Palácio Santa Clara – The Standard Residences acabam de ser concluídas, anunciou o Grupo Libertas, promotor do empreendimento, em parceria com a Stone Capital, tendo a construção ficado a cargo da Ecoárea, uma empresa do Grupo.

    Este edifício do século XIX, que serviu como Hospital da Marinha durante mais de 200 anos, vai, ainda, contar com um hotel de cinco estrelas, actualmente em reabilitação, e um hotel de apartamentos, operados pela prestigiada cadeia “The Standard”. O campo de Santa Clara ganhou agora uma nova vida e deu lugar a um condomínio privado de 32 exclusivos e modernos apartamentos branded residences.

    Os apartamentos residenciais contam com tipologias T1 a T4 duplex, com áreas que variam entre os 56 e os 326m2. As residências do Palácio Santa Clara estão distribuídas por três edifícios localizados ao lado do futuro hotel “The Standard Lisboa”, que tem data prevista de conclusão em 2026.

    Mais do que um espaço residencial contemporâneo, os proprietários do Palácio Santa Clara – The Standard Residences terão acesso a um conjunto de serviços exclusivos e de comodidades asseguradas pelo hotel vizinho, tais como serviço de quartos ou de limpeza, lavandaria, catering, entrega e recolha de encomendas, acesso privilegiado à piscina, ginásio e spa, entre outras vantagens.

    Pascal Gonçalves, administrador do grupo imobiliário Libertas, olha com uma “enorme satisfação” para este empreendimento de “referência”.

    “Trata-se de um projecto verdadeiramente diferenciador e irreverente, exuberante e vanguardista, em linha com a chancela que o “The Standard” tem vindo a implementar, em todo o mundo, e estas residências não são excepção”, afirma.

    E acrescenta: “O conceito adoptado permite viver em espaços exclusivos, onde reina a arquitectura, o design, o conforto e a luz projectada pelo enorme Tejo de perder de vista, tudo isto complementado com serviços “à la carte”, que facilitam o dia a dia e permitem viver com mais qualidade de vida num bairro único no coração de Lisboa”.

    O projecto é da autoria de Samuel Torres de Carvalho. Com um design interior contemporâneo, os apartamentos estendem-se para o exterior, através de amplas varandas, terraços e jardins, e beneficiam de imensa luz natural e de uma vista ímpar para o Tejo, o que fascinou os proprietários destes imóveis que estão já a começar a ser escriturados.

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    AIP prepara autarquias da AML para atracção de investimento internacional

    Neste âmbito, a AIP e AML realizam em Outubro quatro sessões de capacitação no âmbito do Roteiro Metropolitano de Capacitação para a Atracção de Investimento e Oportunidades de Financiamento. A primeira acontece, esta quinta-feira, em Loures

    tagsAIPaml

    A Associação Industrial Portuguesa – Câmara de Comércio e Indústria (AIP-CCI) juntou-se à Área Metropolitana de Lisboa (AML) para ajudar as autarquias no processo de atracção de investimento. Através de quatro sessões, que vão decorrer ao longo do próximo mês, pretende-se capacitar os quadros técnicos das autarquias, mas também as empresas locais, para esta missão, fomentando-se a competitividade da região.

    Inseridas no Roteiro Metropolitano de Capacitação para a Atracção de Investimento e Oportunidades de Financiamento, as quatro sessões vão realizar-se durante o mês de Outubro.

    A primeira sessão acontece esta quinta-feira, dia 3 de Outubro, em Loures, com o tema “Investimento e a Visão Global do Portugal 2030”, na Biblioteca Municipal José Saramago, num evento que contará com a intervenção, além de responsáveis da Câmara Municipal de Loures e da AML, da AIP, do IAPMEI e da Lisgarante.

    Seguem-se as sessões sobre “Digitalização, Inovação e Qualificação”, em Mafra, no Palácio dos Marqueses, a 17 de Outubro. A 30 de outubro a Câmara Municipal do Seixal recebe a sessão focada na “Transição Climática e Sustentabilidade”, cabendo o encerramento a Almada numa sessão dedicada ao Turismo, a 7 de Novembro no Fórum Municipal Romeu Correia.

    Estas sessões, realizadas pela AIP, procuram dar às autarquias as ferramentas necessárias para a importante tarefa de captação de investimento. “A competição pela atração de investimento internacional é, mais do que uma competição entre países, uma competição entre diferentes regiões de vários países”, salienta Jorge Gaspar.

    “Os territórios e os seus decisores políticos e institucionais têm assumido uma importância crescente no domínio das matérias económicas e de investimento, razão pela qual a capacitação de todos os seus atores e, desde logo, das autarquias locais e das empresas, constitui um fator crítico da sua própria competitividade e é todo este processo que a AIP se propõe apoiar”, acrescenta o Diretor da Consulting by AIP.

    Estas sessões estão dircecionadas preferencialmente para os quadros técnicos das autarquias dos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, mas também para empresas, universidades, centros de I&D e ONG’s.

    A participação nestas sessões do Roteiro Metropolitano de Capacitação é gratuita.

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    Decorrem as candidaturas ao Prémio Sustentabilidade no Ambiente Construído 2024

    A iniciativa do BUILT CoLAB já vai na segunda edição destina-se a reconhecer as boas práticas e impulsionar o sector AEC na tomada de medidas cada vez mais sustentáveis. As candidaturas encerram a 18 de Outubro, vencedores serão conhecidos em Dezembro

    Estão abertas até dia 18 de Outubro as inscrições para o Prémio Sustentabilidade no Ambiente Construído 2024, organizado pelo BUILT CoLAB.

    Este prémio tem como objectivo promover e reconhecer as boas práticas que são utilizadas em Portugal no sector AEC, assim como continuar a sensibilizar a indústria e as instituições públicas para a necessidade de conhecimento e inovação no âmbito da sustentabilidade e da circularidade no Ambiente Construído.

    Esta iniciativa, que entra agora na sua 2ª Edição, surge na sequência do trabalho que o BUILT CoLAB realizou no âmbito do projecto Circularidade na Construção, que permitiu fazer um diagnóstico no estado actual do tema em Portugal e perceber que é necessário dar um impulso ao sector AEC para que este passe a adoptar cada vez mais medidas sustentáveis no ambiente construído.

    O Júri é constituído por representantes de instituições de referência no tema em Portugal e que têm contribuído para a sua implementação e evolução a nível nacional: Fernando de Almeida Santos, bastonário da Ordem dos Engenheiros, Marlene Roque, vogal do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, Ana Cristina Carrola, vogal do Conselho Directivo da APA, Fernando Batista, presidente do IMPIC, Manuel Reis Campos, presidente da AICCOPN, Laura Caldeira, presidente do LNEC,  Jorge Nandin de Carvalho, vogal da Comissão Executiva da PTPC, e Rita Moura, presidente do Conselho de Administração do BUILT CoLAB (Presidente do Júri).

    A entrega do prémio está prevista para início de Dezembro de 2024.

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    O Grupo Puma apresenta um caso de sucesso de reforço estrutural com o seu Sistema Carbotec (Reforço com Fibra de Carbono ) na Urbanização Costa Lago (Torremolinos )

    Trata-se da reparação, reforço e proteção de pilares de betão armado da Urbanização Costa Lago em Torremolinos (Málaga), executada pela SGC Construcciones com os produtos do GRUPO PUMA.

    No início da intervenção observaram-se vários suportes com fissuras verticais produzidas por corrosão extrema das armaduras, chamando a atenção que se produziu uma grave perda de secção de betão num dos suportes, onde se desprenderam duas grandes peças de betão, deixando à vista as armaduras.

    PRIMEIRA FASE. PREPARAÇÃO DO SUPORTE E SEUS ELEMENTOS.

    Em primeiro lugar, realizou-se a picagem do betão circundante às barras afetadas pela corrosão, eliminando todo o revestimento existente até que se encontrou betão não carbonatado.

    Para eliminar a corrosão nas armaduras procedeu-se à limpeza da camada de óxido das armaduras existentes mediante limpeza manual.

    Uma vez limpas de óxido as armaduras, aplicaram-se duas camadas de IMPLAREST C com pincel, primário anti corrosão monocomponente de base cimentícia modificado com polímeros para a proteção de armaduras que restitui o ambiente alcalino e a proteção das mesmas contra a corrosão. Este produto permitiu criar uma camada de proteção das armaduras do elemento estrutural, com o objetivo de aumentar a sua durabilidade sempre que possível e realcalinizar estes elementos.

    Para realizar a restituição da secção de betão armado, optou-se por empregar o procedimento de cofragem do pilar e colmatação da secção por derrame de argamassa de reparação fluida, devido à elevada espessura de enchimento requerida e a complexidade de execução empregando uma argamassa de reparação de tipo tixotrópico aplicado manual ou mecanicamente.

    Aplicou-se MORCEMREST MH R4, argamassa fluida autocompactável de alta resistência e retração compensada, vertido em cofragem com elevada planimetria de acabamento.

    SEGUNDA FASE. REFORÇO COM FIBRA DE CARBONO (SISTEMA CARBOTEC)

    Além da reparação estrutural antes mencionada, realizou-se um reforço mediante tecido de fibra de carbono em todo o perímetro dos pilares afetados, dimensionado para aumentar a resistência à compressão do betão, de acordo com o cálculo, permitindo um aumento de quase 55% da resistência à compressão do betão dos pilares tratados (de 17,5 a 27,10 MPa), mediante a aplicação de 2 voltas de tecido de 300 gr/m2.

    O TECIDO CARBOTEC é fornecido de forma standard em rolos de 0,30 x 100 m e fixa-se ao suporte mediante a aplicação do ADHESIVO CARBOTEC IMPREGNANTE, do tipo epóxi bicomponente que se amassa justamente antes de proceder à sua aplicação e cujo consumo depende do modelo de reforço selecionado. A colocação destes elementos de reforço é muito simples, devido à alta aderência do adesivo que foi especialmente formulado para esta aplicação e penetra no suporte para o consolidar, em função da porosidade do mesmo. Uma vez fixado o tecido ao suporte volta a aplicar-se adesivo na face exposta e realiza-se um polvilhamento de agregado de sílice para favorecer a ancoragem da argamassa de reparação para executar um revestimento com o objetivo de garantir a sua proteção contra o fogo.

    TERCEIRA FASE. ACABAMENTO.

    Uma vez seco o ADHESIVO CARBOTEC IMPREGNANTE eliminou-se a sílice mal aderida e aplicou-se a proteção com argamassa acrílica da gama Morcemcril: FONDO MORCEMCRIL (aplicado com rolo) + MORCEMCRIL (aplicado com talocha metálica e posterior atalochado com talocha lisa de plástico), com o objetivo de proteger o reforço da ação dos raios UV, o ambiente marinho e a humidade procedente do jardim, aplicando um acabamento decorativo de alta durabilidade e uma manutenção praticamente nula.

    SOBRE O SISTEMA CARBOTEC.

    Como pudemos observar, o SISTEMA CARBOTEC do GRUPO PUMA é uma grande alternativa aos sistemas de reforço tradicionais, poupando perdas de espaço e assegurando um acabamento limpo.

    Além disso, conta com o Documento de Idoneidade Técnica (DIT) desde o ano passado, 2023, o que ainda transmite mais segurança sobre os resultados para este sistema de reforço com fibra de carbono pode conseguir para os nossos edifícios e projetos de reabilitação.

    Para qualquer consulta sobre os nossos sistemas e produtos, pode contactar diretamente connosco através do nosso Escritório Técnico:

    E-mail: oficinatecnica@grupopuma.com

    Telefone: 0034607203400

    Web: www.grupopuma.com

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    Schindler equipa Lumnia no EXEO Office Campus

    Todos os andares estão equipados com a tecnologia Schindler PORT, uma tecnologia de ponta que oferece controlo de destinos e acessos, disponíveis através de smartphones ou cartões de acesso pessoais

    A Schindler foi a empresa escolhida para integrar um dos mais prestigiados edifícios de escritórios em Lisboa: o Lumnia no EXEO Office Campus. O projecto da Avenue representa um marco na arquitectura contemporânea e na infraestrutura de primeira linha, estabelecendo novos padrões para espaços de trabalho e convivência na capital portuguesa.

    A presença da empresa especializada em soluções de mobilidade vertical neste empreendimento é marcada pela implementação de 33 elevadores Schindler 5500 que servem até 15 andares, com velocidades entre 1,6 m/s e 2,5 m/s.

    Todos estão equipados com a tecnologia Schindler PORT, uma tecnologia de ponta que oferece controlo de destinos e acessos, disponíveis através de smartphones ou cartões de acesso pessoais. Este é um sistema inovador de controlo de destinos e acessos, controlo de segurança e gestão de tráfego, que redefine a mobilidade vertical em ambientes movimentados.

    Ao optimizar a deslocação dos utilizadores de forma eficiente, rápida e sustentável, o Schindler PORT representa um “avanço significativo” na experiência de deslocação em edifícios de escritórios de última geração, permitindo “desfrutar de um novo patamar de conveniência e eficiência” no acesso e deslocamento vertical.

    Esta tecnologia tem, ainda, como objectivo dinamizar todo o tráfego de pessoas nas horas de pico de entrada e saída típicas dos edifícios de escritórios. Isto é conseguido através do uso de cartões de identificação que detectam quando alguém entra no prédio. Para que isso seja possível, foi necessária a integração do Schindler PORT nos torniquetes localizados na entrada do edifício.

    “É uma satisfação para a Schindler poder contribuir para a criação de espaços de trabalho e convivência inovadores em Lisboa. Acreditamos que, ao sermos parte integrante do EXEO Office Campus, estamos a elevar ainda mais o padrão de excelência em mobilidade nos ambientes corporativos da capital portuguesa”, afirma Diogo Paias, director de Operações da Schindler em Portugal.

    A Schindler reafirma, assim, o seu “compromisso” em impulsionar a mobilidade vertical e proporcionar experiências de topo nos complexos de escritórios em Lisboa, contribuindo para o desenvolvimento urbano e qualidade de vida na capital, assim como no resto do país.

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    Adrianno Arantes, COO da Comissão Executiva da CIMPOR

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    Adrianno Arantes reforça Comissão Executiva da CIMPOR como COO

    “A minha prioridade será garantir que continuamos a investir na modernização das nossas operações e na implementação de estratégias que aumentem a eficiência e reduzam os custos”, destaca Adrianno Arantes

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    tagsCimpor

    A CIMPOR reforçou a sua Comissão Executiva com a entrada de Adrianno Arantes como Chief Operations Officer (COO). Esta nomeação reflecte o compromisso da CIMPOR em “fortalecer a sua liderança” e promover uma “cultura de excelência, segurança e inovação” em todas as suas operações.

    Adrianno Arantes, natural do Brasil e com mais de 25 anos de experiência na indústria do cimento, traz consigo uma sólida experiência adquirida em empresas como Holcim e CSN Cimentos, onde desempenhou papéis de liderança ao optimizar o desempenho financeiro e operacional das unidades industriais. É reconhecido pela sua abordagem “inovadora” na criação de novos produtos e na “optimização” de processos.

    “É um privilégio fazer parte da CIMPOR, uma referência histórica na produção de cimento. A minha prioridade será garantir que continuamos a investir na modernização das nossas operações e na implementação de estratégias que aumentem a eficiência e reduzam os custos, sempre com foco na segurança das pessoas e na sustentabilidade e qualidade dos nossos processos e produtos”, destaca o novo Chief Operations Officer da CIMPOR para Portugal.

    Esta nomeação faz parte de uma estratégia mais ampla da CIMPOR para reforçar a sua Comissão Executiva e continuar a crescer de forma sustentável, mantendo o foco na excelência operacional e no desenvolvimento do negócio e da organização.

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