CONSTRUIR
Governo adjudicou primeira concessão da LAV Porto Lisboa
Gesvalt e aRetail analisam evolução do mercado imobiliário nacional
Entrecampos: Um projecto que “redefinirá o coração da cidade”
Remax lança novo departamento de Inovação
MELLO RDC entrega primeiras chaves do empreendimento ‘Quarteirão Inglês’
OLI estreia produção de autoclismo reciclado
JLL com nova sede a Norte e aposta em nova estrutura de liderança
Lisboa testa método pioneiro de prospecção arqueológica
Savills coloca iServices na Rua Garrett, em Lisboa
Lisboa: Reabilitação da vila Romão da Silva concluída em 2025
O cluster nacional do mobiliário e afins está a iniciar um périplo de promoção dos produtos “Made in Portugal”. Após arrancar a campanha internacional na Maison&Objet e antecipando a “Feria del Mueble” em Saragoça, que se realiza no próximo mês de Março, mais de quatro dezenas de empresas portuguesas estão em Madrid para a principal feira de decoração e brindes da Península Ibérica, a Intergift, numa participação que conta com o apoio da APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins) na promoção e representação das marcas.
Agendada para 7 a 10 de Fevereiro, a Intergift promete descortinar as mais recentes novidades para a temporada Primavera/Verão. Além do design inovador, a feira destaca-se como um ponto de encontro crucial para profissionais do mobiliário, decoração e brindes, reunindo promotores imobiliários, arquitectos, gestores hoteleiros, estudantes e representantes do canal HORECA – a última edição do evento bianual, coincidente com a Bisutex, Madridjoya e MOMAD, reuniu mais de 31 mil visitantes que puderam conhecer 1500 expositores de 21 países.
O investimento das empresas nacionais é claro num momento em que Espanha se destaca no pódio dos maiores compradores das diversas indústrias deste ramo, que incluem o mobiliário, a colchoaria, os têxteis-lar, a cutelaria, a cerâmica, a iluminação e a tapeçaria. Entre Janeiro e Novembro de 2023, as marcas nacionais exportaram para este país produtos avaliados em mais de 500 milhões de euros e continuam a bater recordes a nível global.
O presidente da APIMA, Joaquim Carneiro, sublinha a importância estratégica desta acção: “Quando falamos de Espanha, falamos do segundo maior mercado a nível mundial para as empresas da Fileira Casa Portuguesa. A relação das nossas indústrias com o país-vizinho é umbilical, seja a nível comercial ou institucional, e a destacada presença de 44 marcas nacionais demonstra exactamente o compromisso em investir neste mercado. Juntos, vamos continuar a traçar este caminho para consolidar a posição de Portugal como uma das grandes referências do design a nível global”.
Com um histórico de 83 edições de sucesso, o certame é organizado pela IFEMA MADRID e apresenta-se como a maior feira de Espanha e Portugal para a promoção de novos produtos, designs, tendências e conceitos inovadores de marcas e retalho.