FEP homenageia arquitecto responsável pelo seu edifício
Assim, no dia 23 de Fevereiro, às 18 horas, o Salão Nobre da instituição será palco de uma conversa sobre os pormenores arquitectónicos desta obra, com a participação do arquitecto Pedro Martins, responsável pela obra de reabilitação do edifício, Sérgio Fernandez, arquitecto que colaborou com Alfredo Viana de Lima, bem como os professores Ana Paula Delgado e José Varejão
CONSTRUIR
ALMA Development avança com a construção do Caxias Heights
Serris REIM adquire parque industrial e logístico do Parque Tejo
Hyatt lança na Madeira o primeiro Inclusive Collection em Portugal
AICCOPN: Fogos licenciados e em construção caem até Julho
Energias renováveis garantiram 55,1% do consumo de electricidade em Setembro
Indústria de mobiliário e decoração reforça presença no Reino Unido
Forvis Mazars é a nova inquilina do ICON Douro
NOVA FCSH investe 4,2 M€ na reabilitação do Colégio Almada Negreiros
MALEO reforça equipa com nova head of Marketing & Communication
Solive escolhida pelo Grupo Júpiter para construção de hotel, investimento ronda 21M€
Idealizado pelo arquitecto Alfredo Viana de Lima para ser um espaço propício ao estudo e ensino, a Faculdade de Economia da Universidade do Porto é hoje um edifício reconhecido como Monumento de Interesse Público pela Direcção-Geral do Património Cultural. No âmbito das celebrações do seu 70º aniversário, a FEP vai promover, até Maio de 2024, uma série de eventos, incluindo um ciclo de conferências que abordam diversos temas. A próxima sessão será dedicada ao 50º aniversário do edifício da FEP, inaugurado em junho de 1974.
A entidade destaca que “a coerência formal e a qualidade arquitectónica são o melhor testemunho da mestria do seu criador, que desenhou aquela que é hoje uma obra de destaque na história da arquitectura moderna portuguesa, que se impõe na cidade, tanto pela escala como, e sobretudo, pela importância institucional”.
Assim, no dia 23 de Fevereiro, às 18 horas, o Salão Nobre da instituição será palco de uma conversa sobre os pormenores arquitectónicos desta obra. O arquitecto Pedro Martins, responsável pela obra de reabilitação do edifício, juntar-se-á a Sérgio Fernandez, arquitecto que colaborou com Alfredo Viana de Lima, bem como aos professores Ana Paula Delgado e José Varejão.
Viana de Lima procurou criar um edifício com diversos espaços que permitissem aos estudantes conviverem com colegas ou estarem sozinhos, de acordo com a sua personalidade e vontade. Ana Paula Delgado, professora da FEP, desde a inauguração da obra, afirma que “o edifício é muito confortável, possui amplos corredores e muitas áreas envidraçadas, que servem tanto como espaços de trabalho como de convívio”.
Ao longo destes 50 anos, foram realizadas algumas alterações para atender a necessidades que não foram previstas no projecto original, como a instalação de equipamentos informáticos ou a substituição do pavimento. A reabilitação concluída no final de 2017 visou melhorar as condições de conforto e dar resposta ao crescimento da FEP, especialmente no que diz respeito à oferta de cursos e alunos.