Nova unidade industrial da Kozowood reforça capacidade de produção da empresa
O investimento na nova unidade de produção duplicou a área de implementação da unidade fabril e logística para um total de 30 mil m2 e do número de trabalhadores da empresa, que passará a ter a capacidade para produzir mil unidades por ano, ou três por dia

CONSTRUIR
Mota-Engil vai construir Porto de Banana para a DP World
Logicor regista aumento de 16M€ na receita
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
Bondstone entrega construção de Bloomia à HCI Construções
A Kōzōwood Industries, participada pela promotora Vanguard Properties, inaugura esta quinta-feira, dia 29 de Fevereiro, a nova unidade de produção de estruturas em madeira para casas e edifícios, em Esposende. Num investimento total de 50 milhões de euros, a ser executado até 2025, a unidade de produção foi planeada aquando da entrada da Vanguard Properties no capital da Kōzōwood Industries, em 2021, com o objectivo estratégico de “impulsionar a construção em madeira no País”, e para os projectos imobiliários que tem em desenvolvimento, ao mesmo que permitia “reforçar a capacidade de produção da empresa” de Esposende.
A antiga Black Oak Company, fundada por Nuno Vale em 2015, que se mantém como CEO, é uma empresa especializada na construção de estruturas em madeira para casas e edifícios, em woodframe e CLT (cross-laminated timber), totalmente customizáveis, cuja estratégia conjunta com a Vanguard Proporties permitiu concretizar a visão da empresa, que consiste na “oferta massificada de casas sustentáveis, contribuindo para a sustentabilidade do sector da construção a partir de Portugal”.
Para José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, esta nova unidade não só é um “marco importante” para o futuro da empresa, como permite “vocacioná-la para a internacionalização”. Com os novos equipamentos tecnológicos e o reforço das equipas, a Kōzōwood Industries vai conseguir produzir estruturas para edificar três casas por dia, contribuindo para a alteração do paradigma da construção”.
O investimento na nova unidade de produção da Kōzōwood Industries, comparticipado pelo PT2020, duplicou a área de implementação da unidade fabril e logística para um total de 30 mil metros quadrados (m2) e do número de trabalhadores da empresa, que passará a ter a capacidade para produzir mil unidades por ano, ou três por dia.
Em termos tecnológicos, a fábrica da Kōzōwood Industries integra as mais recentes tecnologias de scan e de optimização no corte da madeira, eliminando eficazmente as patologias de cada tábua, o que permite rácios de aproveitamento da matéria-prima na ordem dos 75%, sendo os resíduos em madeira integralmente reaproveitados na produção de calor para as estufas de secagem de madeira e no controlo térmico da fábrica.
Até ao segundo semestre de 2025, será inaugurada outra unidade fabril de CLT e de lamelados colados da Kōzōwood Industries, que inclui financiamento ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e que aumentará a produção total da empresa em, pelo menos, 50%, face aos níveis actuais.