CONSTRUIR
Braga discute Investimentos estratégicos
Novo hospital CUF Braga com investimento de 45M€
Savills comercializa o novo empreendimento de luxo em Matosinhos Sul
Bosch lança novas pregadoras e agrafadores de 18V
‘Rossio Pombalino’ reabre com marca do Grupo Inditex
24 empresas nacionais participam no Hotel & Hospitality Expo Saudi Arabia
Porta da Frente Christie’s comercializa em exclusivo ‘The Park Cascais Residences’
Investimento em Construção e VAB do sector com abrandamento no 2ºT de 2024
AIP cria CER’s em Lisboa e em Loulé
Exposição que representou Espanha na Bienal de Veneza passa por Lisboa
Entre os dias 10 e 13 de Março de 2024 a Cimpor vai participar na EnviroTech. A conferência e exposição, promovida pela revista internacional World Cement, terá lugar pela primeira vez em Portugal, no Hotel Cascais Miragem, e destina-se a profissionais da indústria cimenteira que pretendam saber mais sobre as tecnologias e processos de ponta que estão a conduzir a indústria cimenteira para o zero líquido.
O tópico da apresentação Cimpor Global Holdings será a tecnologia e as experiências com argilas calcinadas, um dos temas mais inovadores para este sector e que apresenta um maior contributo para a redução de emissões de CO2. O objectivo será referir os investimentos que estão ser realizados nesta área e apresentar a visão e a estratégia da Cimpor para a descarbonização, que tem como ponto central o progresso nas argilas calcinadas.
As argilas calcinadas são uma das formas mais eficazes de descarbonização para as próximas décadas, já que emite menos 65% de CO2 quando comparada com o clínquer, material utilizado actualmente na produção de cimento. A troca destas duas substâncias permite mitigar cerca de 900 mil toneladas de CO2 por ano e poupa mais de 40 mil MWh de energia.
Actualmente a Cimpor já tem em funcionamento a primeira fábrica do mundo a ser construída de raiz em Abidjan, na Costa do Marfim, com integração de uma linha de produção de argilas calcinadas. Em Kribi, nos Camarões, está em funcionamento a primeira linha de calcinação flash do mundo na produção de argila calcinada desde outubro de 2023, prevendo-se que venha a ter uma capacidade de 720 toneladas por dia (tpd).