CONSTRUIR
Libertas apresenta investimentos de 100 M€ no Algarve
Open Call para “Arquitectas da nossa Casa” decorre até 15 de Setembro
CBRE e Savills comercializam novo edifício de escritórios no Porto
9ª edição da Homeing com IA e Storytelling na agenda
Vicaima equipa universidade em Marrocos
OERS promove formação em Inteligência Artificial
Habitat Invest lança nova fase do Aurya em Loures
Cushman & Wakefield e JLL comercializam HOP Heart of Porto
Dinamarca e China vencem prémios Velux para estudantes de arquitectura
AIP inova na formação com lançamento de certificados NFT
O catálogo de torneiras da Roca foi complementado com Nu, uma colecção colorida e original criada pela designer espanhola Inma Bermúdez, vencedora de dois prémios de design: o Monocle Design Awards, na categoria “Best in the Bathroom”, em 2023, e o Red Dot, na categoria “Product Design”. Apresentada em Fevereiro de 2023 na ISH, em Frankfurt, a colecção que chega agora ao mercado, oferece inúmeras possibilidades graças à presença de três manípulos diferentes, uma paleta de cores vivas e uma variedade de formas e tamanhos que permitem criar um espaço de banho totalmente personalizado.
Uma das caraterísticas de Nu é o facto de jogar com a cor de uma forma nova, criativa e audaciosa. A coleção apresenta seis cores brilhantes, inspiradas no ADN mediterrânico da Roca: verde, azul, amarelo, preto, branco e cromado. Nas palavras de Inma Bermúdez: “A nossa primeira inspiração foram as casas caiadas mediterrânicas com as suas portas azuis, verdes ou vermelhas. Depois, questionando a coleção Tura (concebida por Andreu Carulla), que girava em torno da arquitectura de Barcelona, considerámos que também se podia fazer a ligação aos pavimentos de mosaico dos edifícios modernos com as suas cores elegantes. Queríamos cores saturadas, nada de pastéis, queríamos cores que gritassem ‘estamos aqui’. O acabamento brilhante era também uma proposta importante, algo que não fosse nada tímido, algo inovador e diferente”.
Além disso, a colecção conta com três manípulos diferentes — Pin, Dome e Stripes —, cujo corpo tem um diâmetro de 35 milímetros, o mais fino da Roca até à data, e a sua forma arredondada, que combina criatividade, sustentabilidade e qualidade. Conseguir um design tão inovador foi o maior desafio que Inma Bermúdez enfrentou. “Na área das torneiras, é muito difícil inovar porque existem muitas restrições técnicas e é tudo medido ao milímetro, razão pela qual as torneiras acabam por ser quase todas muito parecidas. Por este motivo, foi o mais complicado: criar peças diferentes que possam ser fabricadas e permitam uma produção diferente”, sublinha.
Cada modelo tem as suas próprias características: Dome abraça a sua forma arquitectónica arredondada, uma forma com contornos suaves e, ao mesmo tempo, orgânica e forte. Baseado nos botões com ranhuras dos antigos aparelhos de som, Stripes assemelha-se a uma peça arquitectónica que combina a simplicidade do seu formato cilíndrico com o toque mais decorativo da sua superfície com nervuras e textura. Por último, o manípulo alongado e fino de Pin confere-lhe uma forma que se assemelha a uma ave.
Os pormenores que se encontram em cada uma destas torneiras reflectem a singularidade desta colecção. Os pontos vermelho e azul que indicam quente e frio, respectivamente, foram discretamente colocados por baixo dos manípulos, de forma a que, quando a torneira estiver ligada, o design crie um rosto sorridente. “Todos reparam que forma um sorriso. Tentamos que os produtos comuniquem de alguma forma, porque queremos que os objectos tenham alma. Queremos tornar as coisas fáceis e bonitas, e se conseguirmos fazer o utilizador sorrir, ainda melhor”, explica Inma Bermúdez.
“Depois da pandemia, o design de interiores viu surgir uma explosão de cor, todos queremos estar rodeados de coisas alegres, positivas. Por isso, para a época após a pandemia, queríamos uma colecção mais alegre e, simultaneamente, intemporal. As torneiras são apelativas, mas não são estridentes, são cores elegantes, amarelo-mostarda, azul-cobalto… Acredito que conseguirmos algo bastante icónico para a Roca e, ao mesmo tempo, intemporal. E damos a possibilidade a arquitectos e designers de interiores de escolher uma torneira ou outra, dependendo do estilo. Isto faz com que a colecção seja muito versátil”, afirma a designer.
Sustentabilidade e inovação
O perlator oculto no interior da torneira e a aplicação do sistema Cold Start, o design de Nu permite reduzir o caudal de água em todas as utilizações, assim como evitar emissões desnecessárias de CO2. Em relação às embalagens e ao transporte, foram eliminados os plásticos de utilização única e a produção é realizada na Europa, para ajudar a reduzir a sua pegada de carbono global. Os seis acabamentos estão disponíveis nas versões para lavatório; nas restantes versões as torneiras estão disponíveis em duas cores (cromado e preto titânio).