Braga terá Linha de BRT com 12,5 km
A construção do sistema de Bus Rapid Transit, BRT, na Cidade de Braga, vai arrancar no início do primeiro semestre de 2025. A garantia foi deixada por Ricardo Rio durante as ‘Jornadas Navegante’
CONSTRUIR
UBBO recebe certificação BREEAM In-Use
Alto do Tejo quer recriar conceito de ’cidade 15 minutos’
Seminário “O que faz falta: Portugal S, M, L, XL” antecipa exposição na Casa da Arquitectura
Natura Towers com certificação LEED
CCA Law Firm cria nova área “colaborativa”
Savills com novo Departamento de Rural
Delegação Sul da Ordem dos Engenheiros promove conferência sobre PRR
Governo adjudicou primeira concessão da LAV Porto Lisboa
Gesvalt e aRetail analisam evolução do mercado imobiliário nacional
Entrecampos: Um projecto que “redefinirá o coração da cidade”
O presidente da Câmara Municipal de Braga lembrou que o município está “fortemente empenhado” na transição da mobilidade urbana no sentido de assegurar a sustentabilidade ambiental no Concelho e contribuir para esse objectivo a nível nacional.
“Se por um lado temos investido muito na renovação da frota dos Transportes Urbanos de Braga – com 40% da frota com veículos eléctricos -, criado uma oferta cada vez mais atractiva para a população e ser a empresa de transportes colectivos que mais cresceu em Portugal, existe ainda um longo caminho a percorrer e com objectivos muito ambiciosos para tornar o sistema de transportes ainda mais atractivo. É por essa razão que surge o sistema BRT que, pela sua modernidade, fiabilidade, frequência e rapidez de circulação, vai garantir maior atractividade, sobretudo na malha urbana onde serve a maior parte da população”.
Ricardo Rio destacou que a inclusão do projecto na última revisão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), possibilitou alocar 100 milhões de euros no BRT de Braga, valor que corresponde a 66,6% do orçamento do projecto, no total, são 150 milhões de euros, que financiará a construção de duas das quatro linhas do BRT. “Numa fase inicial a rede terá as referidas duas linhas e a extensão de 12,2 KM, prevendo que se expanda posteriormente para quatro linhas numa extensão total de 22,5 KM”, explicou.
Como próximos passos, Ricardo Rio adiantou que “neste momento vai ser lançado o concurso para o Estudo Prévio, ao qual se seguirá o projecto de concepção e implementação que terá a duração prevista de cerca de 6 meses e, posteriormente, irá decorrer todo o processo de construção”.