Grupo Noesis em expansão em Portugal e no Brasil
A estratégia da consultora tecnológica Noesis passa por crescer no mercado nacional, mas também no Brasil onde tem já presença. Para suportar esse crescimento a empresa quer contratar 175 novos profissionais nos próximos meses. A Noesis ambiciona contabilizar 1300 colaboradores até ao final do ano, um aumento de 16% em Portugal
CONSTRUIR
Arquitectos apresentam estratégia de actuação para a próxima década
Corpo Santo 13 comprado por investidores privados
Lisboa recebe 61ª Capital do Móvel
Mota-Engil ganha nova obra de mais de 135M€ no Brasil
Deocriste: Câmara de Viana do Castelo adjudica reconversão de antiga escola em creche por 1,5M€
City Cortex desce à cidade (c/ galeria de imagens)
Otovo e Grupo Volkswagen unem-se para criar soluções de carregamento doméstico
C&W responsável pela modernização dos escritórios da Intelcia
Solução solar para espaços interiores portuguesa vence Prémios Europeus de Energia Sustentável 2024
Governo “acelera” resposta às primeiras casas financiadas pelo PRR
No rescaldo de um recorde de volume de negócios de 67.7M€, a consultora tecnológica portuguesa pretende investir em todos os escritórios nacionais, que se situam em Lisboa, Porto, Coimbra, Proença-a-Nova, Guarda e Covilhã e, em breve, em Castelo Branco. O país continua a ser o principal alvo de contratação, uma vez que 94.4% da equipa se encontra distribuída por estes escritórios. Neste sentido, em 2024, a Noesis pretende contratar 175 profissionais até ao final do ano, o que representará um aumento de 16% da sua equipa em Portugal, que contabilizara, então, 1300 colaboradores.
“Atrair, contratar, reter e valorizar os colaboradores que trabalham connosco tem sido um dos principais focos da Noesis. Preocupamo-nos em colocar as pessoas no centro da organização e acreditamos que o nosso sucesso é o sucesso de cada um dos nossos talentos. Cabe-nos a nós, enquanto empresa, criar um ambiente de trabalho saudável e agradável, que proporcione experiências enriquecedoras e o crescimento profissional dos nossos colaboradores, garantindo assim, maiores índices de satisfação, produtividade e motivação. Por isso, optamos, também, por apostar na flexibilidade horária e numa política de benefícios e compensação”, sublinha Teresa Lopes Gândara, human capital Senior Director na Noesis
Para o reforço da equipa com estes 175 perfis, a Noesis irá recrutar profissionais nas áreas técnicas de Cloud, cibersegurança, desenvolvimento de software, Data Analytics, inteligência artificial e automação Porém, as soft skills, o alinhamento com a cultura da empresa, o espírito de equipa, a capacidade de adaptação e a vontade para aprender e evoluir, são factores valorizados pela consultora portuguesa. O objectivo é apostar na diversidade ao recrutar equipas com vários níveis de senioridade, desde recém- licenciados a profissionais com vários anos de experiência, como, por exemplo, Tech Leads.
“Temos noção de que o número de talentos com o grau de especialização e qualificação necessário para as nossas áreas de actuação, em especial em tecnologias específicas, é escasso face ao surgimento contínuo de novos projectos tecnológicos. Como tal, consideramos que ao estarmos a construir e a trabalhar, diariamente, para uma cultura for all, torna mais fácil a atracção e a retenção de talentos. O objectivo é que os colaboradores se sintam envolvidos na cultura da organização desde o onboarding ao momento em que decidem fazer parte da comunidade alumni”, acrescenta Teresa Lopes Gândara.
Em conjunto com o plano internacional, a Noesis soma 1213 colaboradores, distribuídos por cinco geografias, Portugal, Países Baixos, Irlanda, Brasil e Estados Unidos da América. O destaque vai para o escritório do Brasil, que já conta com mais de 50 profissionais. Esta expansão é o resultado de uma estratégia de criar, numa fase zero, equipas comerciais para a angariação e novas oportunidades, sendo os projectos realizados maioritariamente em modelo de near/offshore. Depois desta fase inicial, conjuga- se a contratação de equipas locais que permitem uma relação de proximidade com os clientes.