Gabriel Couto garante construção dos novos edifícios da Universidade de Lisboa
A organização liderada por Luís Ferreira considera “prioritária” esta intervenção que vai nascer de um projecto assinado pela equipa do arquitecto Miguel Saraiva
CONSTRUIR
PortalPro reforça presença em Portugal através de parceria com a Improxy
Elisabet Guasch assume vice-presidência de Recursos Humanos para a Ibéria da Schneider Electric
Retail Mind desenvolve quatro novos retail parks em Portugal até 2027
Mexto inicia construção e comercialização do edifício S. Gens 15
Renovação de Estádio de la Meinau utiliza fuselagem de 30 Airbus
Architect@Work, Openbook, a Marina de Vilamoura e a remodelação da Almirante Reis em destaque na edição 520 do CONSTRUIR e Traço
Brasil: Mota-Engil vai executar obra para a Petrobras por 200M€
Autarquias já podem libertar terrenos para construção
Concursos de obras públicas promovidos superam os 7 mil milhões de euros
Veja os melhores momentos do HAS 2024 (c/ galeria de imagens)
A Gabriel Couto vai ser responsável pelos trabalhos de construção dos Edifícios 2 e 3, e das residências universitárias na Cidade Universitária, um investimento estimado em 38 milhões de euros que deverá estar concluído em aproximadamente dois anos.
O concurso público promovido pela Universidade de Lisboa contemplava três edifícios desenhados pela Saraiva + Associados, que irão nascer na Cidade Universitária.
O objectivo passa pela criação de um conceito de ‘campus universitário’ que vai, de certa forma, alterar a relação entre os alunos e as diversas faculdades. A ligação à envolvente é um dos aspectos mais valorizados na proposta.
A organização liderada por Luís Ferreira considera “prioritária” esta intervenção que vai nascer de um projecto assinado pela equipa do arquitecto Miguel Saraiva. O investimento contempla a edificação de três edifícios, de cinco e seis andares, a construir num terreno com mais de três hectares, e que incluirá estacionamento no subsolo para 500 automóveis, áreas comerciais e uma extensa praça rectangular, com 80 metros de comprimento e 60 de largura, com zonas de lazer, descanso e convívio. A residência fica ao lado da Alameda das Universidades, entre a Biblioteca Nacional e as Faculdades de Psicologia e de Medicina Dentária da UL e o ISCTE. De acordo com os arquitectos Miguel Saraiva e Alexandre Marques Pereira, o objectivo é recriar o conceito de “campus universitário, alterando a relação entre os alunos e as diferentes faculdades”, dando, ao mesmo tempo, vida a uma zona da cidade que fica vazia à noite.