Garcia Garcia conclui VGP Park Montijo
Garcia Carcia concluí em Novembro novo centro logístico da VGP. Localizada no Montijo, a plataforma tem uma área total de construção de cerca de 32.000 m2. O edifício foi concebida e construído com uma forte orientação para a sustentabilidade, visando a obtenção da certificação BREEAM Excellent

CONSTRUIR
Antigo edifício do Inatel na Infante Santo reabre (novamente) como hotel
RCC Alvalade coloca no mercado 40 novos apartamentos
‘Ilhas’ reforçam vendas da Remax em 2024
Tiny House do Nova Arcada é agora coworking hub
WineStone investe 15M€ em novo polo logístico
DTE constrói nova fábrica da Cânhamor em Ourique
Obra de 17 M€ entre Meirinhas e Pombal já foi consignada
Cushman & Wakefield assume gestão do novo Retail Park de Setúbal
IP recebe delegação da Ucrânia para intercâmbio sobre PPP’s
Knauf lança nova plataforma para “fortalecer” relação com instaladores
A VGP confiou à Garcia Garcia a construção de uma nova plataforma logística localizada no Montijo, junto à Estrada Nacional nº 5. A construtora nacional assina o projecto de design & build, cuja conclusão dos trabalhos está prevista para o mês de Novembro, após um período de execução de 11 meses. O novo edifício foi projectado e está a ser construído com o objectivo da obtenção da certificação BREEAM Excelent, que avalia a sustentabilidade ao nível da construção.
Com uma localização privilegiada, junto à Estrada Nacional nº 5, próximo do cruzamento da A33 e A12, a 18 km do centro de Lisboa, o novo centro logístico da VGP beneficia assim de excelentes acessibilidades e vias rodoviárias, o que permitirá um acesso fluído, eficiente e rápido aos principais centros urbanos da Grande Lisboa e às principais rotas de transporte internacional. Ambas as autoestradas permitem uma ligação privilegiada com a A2 e com a A1, para além do rápido acesso a Lisboa e ao aeroporto, pela ponte Vasco da Gama.
Com uma área de cerca de 32.000 m², o edifício divide-se em cinco pavilhões logísticos com áreas que variam entre os 3.500 e os 13.000 m². Cada armazém inclui zonas administrativas e sociais dedicadas, com 750 m² distribuídos por dois pisos, sendo que dispõe de 51 cais de carga com niveladores (26 para frio e 25 standard).
Na concepção do edifício foi considerado a modularidade dos espaços, permitindo a agregação de zonas e a criação de áreas com capacidade superior. Além disso, o parque foi projectado para oferecer flexibilidade e adaptabilidade, acomodando empresas de diferentes tamanhos e sectores e proporcionando espaços personalizáveis conforme as necessidades específicas dos inquilinos.
De salientar que o projecto foi concebido e construído com uma forte orientação para a sustentabilidade, visando a obtenção da certificação BREEAM Excellent. A minimização da pegada ambiental da construção e operação do edifício, implicou o desenvolvimento de soluções específicas, desde a escolha dos materiais, à produção e gestão dos recursos energéticos, passando pela gestão dos processos de obra ou pela selecção dos fornecedores, tudo equacionado para potenciar a sustentabilidade do projecto.
A nova plataforma beneficia ainda de espaços flexíveis e opções de configuração que podem ser readaptados a novas necessidades ou usos, pavimento de alta planimetria, entre outros. Incorpora também várias iniciativas para promover a sustentabilidade e a mobilidade ecológica.
Neste sentido, o edifício está preparado para o carregamento de carros eléctricos e incentiva o uso de transporte sustentável através da disponibilização de parques para bicicletas e carsharing. Na zona envolvente, existe uma ciclovia e há transportes públicos à porta para facilitar o acesso e reduzir a pegada de carbono dos ocupantes. Além de que, no âmbito da ecologia, foi realizado um reperfilamento da linha de água existente e criada uma lagoa de retenção para melhorar a biodiversidade e integrar medidas de melhoria paisagística. Estas acções visam não apenas a eficiência ambiental, mas também a harmonização do projecto com o meio ambiente local.