David Adjaye (créditos: Chris Schwagga)
Conversa com arquitecto David Adjaye encerra exposição sobre Paulo Mendes da Rocha
Para assinalar o fim da exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha”, o Espaço Álvaro Siza, recebe dia 7 de Setembro. o arquitecto Nuno Grande em conversa com o arquitecto premiado ganês-britânico, David Adjaye
CONSTRUIR
Adrianno Arantes reforça Comissão Executiva da CIMPOR como COO
ALMA Development avança com a construção do Caxias Heights
Serris REIM adquire parque industrial e logístico do Parque Tejo
Hyatt lança na Madeira o primeiro Inclusive Collection em Portugal
AICCOPN: Fogos licenciados e em construção caem até Julho
Energias renováveis garantiram 55,1% do consumo de electricidade em Setembro
Indústria de mobiliário e decoração reforça presença no Reino Unido
Forvis Mazars é a nova inquilina do ICON Douro
Savills coloca Gleba na António Augusto de Aguiar em Lisboa
NOVA FCSH investe 4,2 M€ na reabilitação do Colégio Almada Negreiros
Para assinalar o fim da exposição “Geografias Construídas: Paulo Mendes da Rocha”, que teve a curadoria de Jean-Louis Cohen e Vanessa Grossman e projecto expositivo de Eduardo Souto de Moura e Nuno Graça Moura, a Casa da Arquitectura programou um dia de intensa programação gratuita para o Sábado, 7 de Setembro. Assim, Paulo Mendes da Rocha é o mote da conversa que junta, no Espaço Álvaro Siza, o arquitecto Nuno Grande com o arquitecto premiado ganês-britânico, David Adjaye.
Sir David Adjaye OM OBE é um arquiteto conhecido por infundir as suas sensibilidades artísticas e o seu espírito em projectos orientados para a comunidade. Em 2000, fundou a sua própria empresa, a Adjaye Associates, que hoje opera a nível global, com estúdios em Accra, Londres e Nova Iorque, realizando projectos que abrangem todo o Mundo. O trabalho da empresa abrange desde casas particulares, coleções de mobiliário por medida, design de produtos, exposições e pavilhões temporários a grandes centros de artes, edifícios cívicos e planos diretores. O seu maior projecto até à data, o Museu Nacional Smithsonian de História e Cultura Afro-Americana em Washington, DC, abriu no National Mall em Washington DC em 2016 e foi nomeado Evento Cultural do Ano pelo The New York Times.
Em 2017, Adjaye foi nomeado cavaleiro pela Rainha Isabel II e foi reconhecido como uma das 100 pessoas mais influentes do ano pela revista TIME. Adjaye recebeu também a Medalha de Ouro Real do RIBA de 2021, considerada uma das mais altas distinções da arquitectura britânica por contribuições significativas para a área a nível internacional. Em 2022, Adjaye foi nomeado para a Ordem de Mérito, seleccionada por Sua Majestade a Rainha, em reconhecimento de um serviço distinto na sua área. Recebeu também o 27º Prémio Anual Crystal do Fórum Económico Mundial, que reconhece a sua “liderança ao serviço das comunidades, das cidades e do ambiente”.
Às 18h00, o dia termina com a projecção, também no Espaço Álvaro Siza, do filme “Pele de Vidro” de Denise Zmekhol, que acompanha a jornada da directora Denise Zmekhol após descobrir que a obra mais célebre do seu falecido pai (Roger Zmekhol) como arquitecto, um arranha-céu de vidro modernista no coração de São Paulo, carinhosamente conhecido como Pele de Vidro, foi ocupado por centenas de famílias sem-teto.
Denise Zmekhol é uma produtora e diretora árabe-brasileira premiada de documentários e projectos de media. Os documentários, anúncios publicitários e projectos transmedia inovadores de Zmekhol têm sido reconhecidos pelo seu estilo visual elegante e pela sua narrativa hábil. “Children of the Amazon”, apoiado pela ITVS e transmitido pela PBS, recebeu vários prémios em festivais de todo o mundo. Zmekhol também coproduziu e corealizou “Digital Journey”, uma série da PBS vencedora de um prémio Emmy.
Já no domingo, dia 8 de Setembro, último dia da exposição “Construir”, o arquitecto Dietmat Feichtinger faz, a partir das 15 horas, a última visita guiada à exposição patente no Espaço Luis Ferreira Alves.