CONSTRUIR
Governo adjudicou primeira concessão da LAV Porto Lisboa
Gesvalt e aRetail analisam evolução do mercado imobiliário nacional
Entrecampos: Um projecto que “redefinirá o coração da cidade”
Remax lança novo departamento de Inovação
MELLO RDC entrega primeiras chaves do empreendimento ‘Quarteirão Inglês’
OLI estreia produção de autoclismo reciclado
JLL com nova sede a Norte e aposta em nova estrutura de liderança
Lisboa testa método pioneiro de prospecção arqueológica
Savills coloca iServices na Rua Garrett, em Lisboa
Lisboa: Reabilitação da vila Romão da Silva concluída em 2025
A Associação Industrial Portuguesa (AIP) está a lançar uma iniciativa que promete “transformar” a certificação da formação profissional em Portugal com a edição limitada de certificados digitais com standard europeu em formato de NFT (non-fungible tokens) de nova geração.
Os formandos irão receber um NFT especialmente desenhado para o efeito, o qual poderão guardar em carteiras digitais e apresentá-lo em qualquer lugar do mundo sabendo que a sua autenticação cumpre os mais recentes standards europeus e que o mesmo é seguro, universalmente verificável e resistente à falsificação.
“A economia está em mudança, o mercado de trabalho está em transformação e o modo como olhamos para o ecossistema da formação profissional e do desenvolvimento de pessoas tem também de evoluir e, por isso, a AIP projecta a área da capacitação e da captação e retenção de talento como um eixo fundamental da sua missão”, afirma Jorge Gaspar, director da Consulting by AIP.
Ao selo de qualidade da formação AIP acresce a capacidade de customização e de autenticidade associada aos NFT de nova geração com a integração em protocolos com os níveis de conformidade regulatória que sustentam, por exemplo, a Chave Móvel Digital, o ID.GOV ou a Autenticação Gov.
De acordo com Jorge Gaspar, “a nossa proposta de valor passa por colocar à disposição das empresas e dos seus colaboradores soluções inovadoras e em linha com os drivers dominantes no mercado”, adiantando que, desta forma, “a AIP reforça a sua posição de vanguarda do apoio às empresas no domínio da transformação digital”.
A plataforma utilizada na edição dos certificados digitais em formato NFT de nova geração está a ser desenvolvida no âmbito do consórcio TrustChain integrado na iniciativa Next Generation Internet da Comissão Europeia.
Os primeiros certificados NFT são emitidos no quadro do Programa Avançado Ferramentas de Inteligência Artificial Aplicadas aos Negócios, a decorrer até 12 de Setembro e que conta com mais de trinta participantes.