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    DR (@sacyrinfraestructuras.com)

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    Sacyr Neopul conquista contrato de 76 M€ na Irlanda

    A empresa portuguesa do grupo Sacyr vai ser responsável pela manutenção da rede eléctrica do Dublin Area Rapid Transit (DART), por um período de oito anos, prorrogável por mais dois anos

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    Sacyr Neopul conquista contrato de 76 M€ na Irlanda

    A empresa portuguesa do grupo Sacyr vai ser responsável pela manutenção da rede eléctrica do Dublin Area Rapid Transit (DART), por um período de oito anos, prorrogável por mais dois anos

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    A Sacyr Neopul, empresa portuguesa do grupo Sacyr, acaba de ganhar um contrato de 76,3 milhões de euros para a manutenção da rede eléctrica do Dublin Area Rapid Transit (DART) na Irlanda, por um período de oito anos, prorrogável por mais dois anos.

    A rede DART serve a cidade de Dublin e a costa da capital irlandesa, recebendo anualmente cerca de 20 milhões de passageiros. Desde 2008 que a Sacyr Neopul é responsável pela manutenção de toda a rede electrificada da Irlanda, com cerca de 130km, sendo que o actual contrato conquistado inclui também a renovação de 80 quilómetros de catenária.

    “A vasta experiência da Sacyr Neopul em distintos mercados permitiram a esta empresa portuguesa acumular uma experiência e capacidade únicas no sector ferroviário, fazendo com que a mesma seja hoje em dia a especialista do Grupo Sacyr para trabalhos neste sector em todos os mercados do Grupo”, comenta Marcos Rubio, administrador do Grupo Sacyr em Portugal.

    A Sacyr Neopul actua na manutenção de infraestruturas ferroviárias da rede convencional e de alta velocidade em Espanha, Portugal e Irlanda, tendo também obras ferroviárias noutros mercados como Reino Unido, Brasil e Uruguai.

    A República da Irlanda e a Irlanda do Norte fazem parte dos mercados estratégicos da Sacyr, tendo sido inaugurada, em setembro, a estação intermodal de Belfast, construída pelo Grupo.

    Em Portugal, a Sacyr Neopul e o Parque de Manutenção de Pegões obtiveram a certificação como Entidade Responsável pela Manutenção, de acordo com o Regulamento de Execução (UE) 2019/779 da Comissão Europeia, realizada pela Certifer Belgorail, e que garante a manutenção de todos os veículos e equipamentos ferroviários.

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    Gonçalo Byrne distinguido com Medalha de Honra da Cidade de Lisboa

    O presidente da Câmara Municipal de Lisboa entregou a Medalha de Honra da Cidade a Gonçalo Byrne, “arquitecto, pensador e cidadão” que, como sublinhou Carlos Moedas, “mudou o rosto de Lisboa”

    “Hoje o seu nome fica indelevelmente ligado a Lisboa. À cidade que também ajudou a fazer, a construir e a transformar”, afirmou Carlos Moedas, sustentando que a entrega desta medalha constitui “um acto de elementar justiça”, por distinguir “alguém cujo percurso de vida se sentiu de forma concreta em Lisboa e na vida dos lisboetas”.
    “É um prémio que me dá muita honra porque esta é a minha cidade desde sempre, onde eu vivi e que me habituei a viver intensamente”, afirmou por sua vez Gonçalo Byrne, declarando-se “infinitamente agradecido por esta condecoração”. “Nunca sonharia que isto me poderia acontecer, mas uma vez que acontece, muitíssimo obrigado”, rematou o arquitecto.

    A atribuição da Medalha de Honra da Cidade foi aprovada por unanimidade em reunião camarária, por proposta de Carlos Moedas. Nessa proposta diz-se sobre Gonçalo Byrne que “a sua relação com a cidade de Lisboa espelha o seu percurso profissional, elegendo-a, sistematicamente, como simultâneo objecto de fascínio e de estudo”.

    Entre as várias intervenções do arquitecto em Lisboa encontram-se, como se destaca nessa proposta, “o icónico Complexo Residencial ‘Pantera Cor-de-Rosa’ (em coautoria com António Reis Cabrita); a reabilitação do Quarteirão “Império” no Chiado, associada à reestruturação e regeneração urbana desta importante área da cidade; as várias instalações para os Campus Universitários; ou, mais recentemente, a Requalificação da Sede do Banco de Portugal (em coautoria com João Pedro Falcão de Campos) e a Requalificação do Teatro Thalia (juntamente com Barbas Lopes Arquitectos)”.

    A cerimónia de entrega da distinção decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lisboa e contou com a presença de muitos familiares, amigos, arquitectos e outros profissionais com quem Gonçalo Byrne se cruzou ao longo da sua longa carreira.

     

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    Broadway Malyan assina novos hotéis Hilton em Lagos

    O gabinete de arquitectura é responsável pelas duas unidades hoteleiras que estão a ser construídas em Lagos para o Mercan Properties Group. A Broadway Malyan foi responsável pelos projectos de urbanismo, arquitectura, design de interiores e arquitectura paisagista de ambos os hotéis

    As duas unidades hoteleiras, que operarão com a insígnia Hilton como Lagos Marina Hotel, Curio Collection by Hilton e Hilton Garden Inn Lagos, estão a ser desenvolvidos pela Mercan Properties Group e integrarão o vasto portfólio de projectos de hotelaria e turismo assinados pela Broadway Malyan em Portugal, e noutros destinos internacionais.

    A Broadway Malyan foi responsável pelos projectos de urbanismo, arquitetura, design de interiores e arquitectura paisagista de ambos os hotéis, que estão a ser desenvolvidos em lotes adjacentes, e integrados num espaço urbano requalificado. Os dois edifícios, elegantes e contemporâneos, tiram partido da qualidade da luz e da atmosfera única da região, enriquecendo o diversificado mercado de resorts do Algarve.

    “Estou muito entusiasmada com o facto de os nossos projetos desenvolvidos com a Mercan estarem agora a avançar no terreno”, afirma Margarida Caldeira, Global Head of Hospitality da Broadway Malyan. “O design destes hotéis é uma resposta confiante ao contexto local da marina, da antiga estação e da escola que está próxima. Envolvidos por um renovado enquadramento paisagístico, contemporâneo e luxuriante, estes hotéis melhorarão consideravelmente a experiência de chegada à marina e contribuirão para aumentar a atratividade da orla marítima como destino turístico”, sublinha.

    O Hilton Garden Inn totalizará 90 quartos, incluindo 9 suites e 17 apartamentos/estúdios, e ficará a curta distância a pé da Marina de Lagos. Terá um amplo terraço no piso superior, com piscina e bar com vista dominante para paisagem envolvente.

    As varandas e pala, curvilíneas e fluídas, acrescentam um elemento único ao design do Hotel, com uma paleta de materiais contemporâneos e com ligação à cultura local, em que os pilares curvos e um vazio orgânico realçam o sentido de chegada à zona de entrada do hotel.

    O hotel Curio Collection by Hilton, com 180 quartos, foi concebido com uma paleta de materiais complementar, garantindo a leitura de conjunto de ambos os edifícios, embora com maior destaque para os elementos naturais contemporâneos, com divisórias de madeira exposta e azulejos tridimensionais brancos na fachada, os quais realçam subtilmente a herança da cultura portuguesa.

    O hotel integra um lounge amplo e luminoso no lobby, uma piscina interior e um spa, bem como um amplo espaço exterior sombreado, com ligação ao restaurante, que estará permanentemente aberto e inclui uma zona de convívio com lareira exterior, com vistas panorâmicas sobre a Marina de Lagos e o oceano.

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    Nerlei CCI realiza conferência “ Sustainability in Product Development”

    NERLEI CCI, organiza conferência internacional sob o tema Sustainability in Product Development onde irá juntar líderes e especialistas da Fileira Casa para explorar inovações e estratégias relacionadas com o desenvolvimento de produtos sustentáveis

    Associação Empresarial da Região de Leiria/Câmara de Comércio e Indústria, Nerlei CCI, anuncia a conferência internacional subordinada ao tema “Sustainability in Product Development”, que se realizará no próximo dia 5 de Dezembro de 2024, no Monte Real Hotel, em Leiria. O evento vai reunir especialistas e líderes na área do desenvolvimento sustentável de produtos, com o objectivo de discutir as melhores práticas, inovações e tendências emergentes nesta fileira, crucial para o futuro das indústrias.

    Apesar do programa ainda não estar fechado, já estão confirmados oradores internacionais como Stefan Nilsson (SE), uma referência global em design sustentável, Sebastian Bergne (UK), designer industrial que incorpora princípios ecológicos nos seus trabalhos e Pepa Casado D’Amato (ES) uma especialista em tendências de consumo, design e inovação. Estes irão compartilhar as suas visões e experiências, proporcionando aos participantes uma oportunidade única de aprendizagem e networking com profissionais de renome internacional.

    Enquadrado nesta iniciativa,  está também a ser desenvolvido um roadshow com opinion makers que inclui visita a fábricas da Fileira Casa no Norte e Centro de Portugal com vista ao reforço da imagem deste sector como potencial parceiro para futuros negócios. A proximidade geográfica, a facilidade logística e uma rápida reposta da indústria são pontos fortes para futuras parcerias internacionais.

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    O Orçamento de Estado para 2025, o potencial do sector representado pela Assimagra e o Suplemento ReCONSTRUIR em destaque na edição 518

    Fazemos contas à gestão da despesa do próximo ano, numa edição onde Célia Marques, vice-presidente executiva da Assimagra falou sobre um novo projecto para a valorização da pedra natural. Destaque também para um suplemento dedicado à Reabilitação. Mas há muito mais para ler na edição 518

    Concorrer para a valorização da Pedra portuguesa
    É um dos projectos mais recentes da Associação Portuguesa da Indústria dos Recursos Minerais (Assimagra) chama-se “Broot – Dialogues from Within” e fez a sua estreia em Riade, na INDEX Saudi Arabia, mas a intenção é ir mais além do que a presença em feiras internacionais. Ao CONSTRUIR, Célia Marques, vice-presidente executiva da Assimagra falou sobre a importância deste projecto para a valorização da pedra natural

    De calculadora na mão
    Há hospitais, alta velocidade e habitação e obras para todos os gostos. no Orçamento para 2025. Mas o Executivo também já definiu o que não é prioritário

    Uma nova revolução industrial
    Univ. de Coimbra integra consórcio que desenvolveu serviços inteligentes que optimizam o consumo de energia

    Nova aposta
    da Arrow e GFH na habitação

    Arrow Global e a GFH promovem primeiros projectos de habitação acessível. Primeiras obras vão nascer em Setúbal e Gaia

    Lisboa: Carta Municipal destina 900M€ para Habitação

    Reabilitação da Aldeia da Chumbaria através do turismo

    Antigo hospital dos ingleses transformado em habitação

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    Para mais informações contacte: Graça Dias | gdias@workmedia.pt | 215 825 436

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    LACS Porto (@Ricardo Gonçalves)

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    LACS Porto é o “primeiro flex office em Portugal” a receber certificação BREEAM

    A atribuição deste certificado deve à instalação de um sistema fotovoltaico de autoconsumo de energia, um sistema solar térmico para o aquecimento de águas, à aplicação de várias soluções de monitorização de consumos e substituição de equipamentos e à implementação de postos de carregamento para veículos eléctricos

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    O LACS Porto acaba de assegurar a certificação BREEAM, uma referência mundial na classificação das melhores práticas nos edifícios em matéria de sustentabilidade em eixos estratégicos desde a gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, ecologia e uso do solo, bem como poluição e inovação. Com “Excellent”, a segunda melhor pontuação na escala, o LACS Porto assegura a posição de primeiro flex office em Portugal a obter este selo ambiental.

    A atribuição deste certificado ao maior edifício de flex office de Portugal deve-se à instalação de um sistema fotovoltaico de autoconsumo de energia destinado aos espaços comuns do edifício e um sistema solar térmico para o aquecimento de águas.

    A estas medidas, acresce a aplicação de várias soluções de monitorização de consumos e a substituição de equipamentos por outros de nova geração com eficiência hídrica e energética.

    Paralelamente, no estacionamento no interior  do edifício, foram adicionados postos de carregamento para veículos eléctricos, de forma a ter opções para estacionamento de veículos mais amigos do ambiente.

    “É com muito orgulho que o LACS Porto assegura este importante selo, numa comunidade que ‘nunca perde o norte’ no que respeita à sustentabilidade. Este efeito reflecte a visão do LACS de aliar o futuro dos espaços flexíveis à redução de impacto ambiental. O LACS Porto torna-se assim o primeiro espaço colaborativo e flexível do país com a certificação BREEAM Excellent”, destaca Martim de Botton, CEO do LACS.

    Com as metas europeias para a neutralidade carbónica até 2050 em mente e a visão de que o futuro do trabalho e a escolha dos edifícios e soluções flexíveis é indissociável da sustentabilidade num sentido lato, bem como ambiental, esta certificação valida os esforços contínuos do LACS em proporcionar ambientes de trabalho que equilibram a eficiência energética, o bem-estar dos membros e um impacto ambiental positivo, em que a única pegada que deixa é a da experiência positiva, elevada à assinatura “Place To Be”.

    Além do LACS Porto, a gestão dos flex offices tem vindo a “definir e implementar medidas” em permanência, a fim de “transformar os seus espaços mais amigos do ambiente”. O uso de energias renováveis, a escolha de materiais de construção sustentáveis, gestão de resíduos, reciclagem e obtenção de certificados de sustentabilidade são algumas das práticas que os vários hubs de criatividade e colaboração do LACS têm adoptado ao longo dos seus seis anos de operação.

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    Empreendimento em Guimarães 100% vendido em planta

    Distribuídos por quatro pisos habitacionais, o empreendimento é composto por 27 fracções. A conclusão da obra está prevista para o final de 2025

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    Arrancaram os trabalhos de construção do empreendimento Legacy – Pure Design, o novo empreendimento do centro da cidade de Guimarães, e já não há fracções disponíveis. Promovido pela Meteoric Global Capitals, a arquitectura é da Planomais e a comercialização da Dipe real estate.

    Distribuídos por quatro pisos habitacionais, o empreendimento é composto por 27 fracções. A conclusão da obra está prevista para o final de 2025.

    Para Diogo Baptista Antunes, CEO da Dipe Real Estate, o Legacy – Pure Design apresenta “um conceito de habitação diferenciado e preparado para as exigências do estilo de vida contemporâneo”.

    O responsável da imobiliária vimaranense revela que o empreendimento passou da ideia ao papel através do serviço de consultoria da Dipe. “Foi realizado um trabalho de análise através do qual identificámos uma carência no mercado e definimos um conceito adaptado à localização e direcionado para as necessidades do público-alvo. Procurámos criar um conceito atractivo para investidores imobiliários que procuram um produto para colocar no mercado de arrendamento, com baixos custos de manutenção, eficiência energética e um programa de valor acrescentado. A rápida absorção de todas as fracções, curiosamente na sua totalidade por clientes compradores nacionais, demonstra a qualidade e exatidão do trabalho realizado”, afirmou.

    Por sua vez, Jorge Araújo, arquitecto do gabinete Planomais Arquitectura realça o “projecto ímpar” na cidade de Guimarães, com “um design sublime e soluções tecnológicas e arquitetónicas inovadoras, com um programa personalizado, que vai muito além da habitação e que responde às exigências do estilo de vida moderno”.

    Localizado na freguesia de Creixomil, o Legacy dispõe de “óptima” exposição solar e vistas para a Montanha da Penha e para o centro da cidade, foyer, ginásio, espaço de treino exterior, sala de reuniões e coworking, zona de meditação e ioga e, ainda, um posto de lavagem e estacionamento de bicicletas.

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    Berkshire Hathaway expande-se para Porto e Braga

    A expansão para norte é impulsionada pelo crescimento do mercado imobiliário no Porto e Braga. Para César Santos, CEO da da imobiliária a previsão de descida das taxas de juro na zona euro e o aumento dos rendimentos disponíveis deverá facilitar ainda mais a actividade no sector imobiliário até 2025

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    A Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal, agência imobiliária especializada em imóveis de luxo, reforça a sua presença no território nacional com a expansão das suas operações no norte do país, nomeadamente nas áreas de Porto e Braga, regiões que têm registado um crescente interesse por parte de investidores nacionais e internacionais.

    A expansão da BHHS Atlantic Portugal ocorre num contexto de crescimento sustentável do mercado imobiliário no Porto, onde o preço médio por metro quadrado ronda os 3.600€, com áreas de prestígio, como a Foz do Douro, a atingirem os 4.200€/m². Este valor médio representa uma subida de 7,5% face ao ano anterior. O aumento contínuo da valorização dos imóveis, impulsionado pela forte procura internacional, demonstra o apelo da cidade como destino para quem procura investir em Portugal. Braga, por sua vez, registou um crescimento de 8,6% no último ano, com o preço médio dos imóveis a situar-se agora em 1.644€/m². A cidade tem vindo a captar cada vez mais a atenção de investidores e residentes, que procuram uma excelente qualidade de vida a preços ainda competitivos.

    “Estamos muito entusiasmados por expandir a presença no mercado português, mais especificamente nestas duas cidades-chave do Norte, Porto e Braga”, refere César Santos, proprietário e CEO da Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal. “Os investidores norte-americanos, responsáveis por 67% do investimento estrangeiro no imobiliário em Portugal, têm encontrado um refúgio seguro no país, atraídos pela calma e segurança que Portugal oferece. Esta tendência reflecte-se particularmente no Porto, que se tem tornado um destino de eleição para expatriados. Braga é procurada sobretudo por investidores ou residentes pela sua excelente qualidade de vida. A previsão de descida das taxas de juro na zona euro, juntamente com o aumento dos rendimentos disponíveis, deverá facilitar ainda mais a actividade no sector imobiliário até 2025”, refere César Santos.

    A Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal está presente em Portugal desde 2021, onde se estabeleceu como um dos principais players no sector. Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário de luxo, a Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal conta com um grande portfólio de propriedade exclusivas em algumas das zonas de maior procura (como a região de Sintra, Cascais, Lisboa, Porto, Comporta e Algarve) para quem pretende investir ou residir em Portugal. A empresa disponibiliza ainda serviços de mediação imobiliária, de análise de mercado, diagnóstico, promoção, consultoria, concierge e relocation e todo um conjunto de oferta de serviços dirigidos a clientes com interesse no mercado português de imobiliário de luxo.

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    Savoy Residence Insular distinguido nos prémios LOOP Design 2024

    Localizado no centro da cidade do Funchal, junto ao antigo Pelourinho e ao emblemático Mercado dos Lavradores, o projecto “harmoniza estilos e dimensões arquitectónicas variadas” e recebeu uma menção honrosa, na categoria ‘Citation Winner’

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    O Savoy Residence Insular, localizado no centro da cidade do Funchal e projectado pelo atelier RH + Arquitectos, recebeu uma menção honrosa, na categoria de ‘Citation Winner’, nos LOOP Design Awards 2024.

    Segundo o júri, o Savoy Residence Insular destacou-se como um “exemplo de fusão entre passado e presente, história e contemporaneidade”. Localizado no centro do Funchal junto ao antigo Pelourinho e ao emblemático Mercado dos Lavradores, o projecto “harmoniza estilos e dimensões arquitectónicas variadas, preservando a memória coletiva do local”, refere.

    No Savoy Residence Insular, concluído em 2023, a arquitectura do antigo prédio conjuga-se com um design contemporâneo. “A realidade de outros tempos foi recuperada de acordo com a traça original. Mantém-se a chaminé como elemento escultório de um dos módulos do edifício e as fachadas envidraçadas num outro módulo são recuperadas para recordar os prédios da Revolução Industrial”, destaca o promotor.

    Composto por 49 unidades residenciais de luxo e 13 espaços comerciais, o empreendimento é distribuído por quatro blocos distintos, que reflectem estruturas pré-existentes e são unificados pela utilização de materiais de alta qualidade.

    Entre os destaques do projecto está o Bloco B, uma antiga fábrica preservada e transformada para uso residencial, mantendo a sua volumetria, estrutura metálica e elementos envidraçados. Os Blocos C e D seguem a linguagem industrial, combinando betão, ferro e vidro com mármore e madeiras nobres. O Bloco A reflecte a recuperação de casas históricas, misturando o tradicional e o contemporâneo.

    A materialidade e os acabamentos são elementos centrais do projecto, com interiores onde a continuidade entre espaços sociais e privados é cuidadosamente trabalhada. Neste empreendimento, e característica intrínseca da marca Savoy Residence, todos os quartos são suites (têm WC privativo) e os estacionamentos são cobertos ou em box. O rooftop, com piscina comum, solário e uma vista desafogada para o mar, para a serra e para toda a envolvência urbana, está acessível a todos os moradores.

    Na sua quinta edição, os LOOP Design Awards continuam a tradição de distinguir projectos “excepcionais” em diversas áreas criativas. Este ano foram registadas candidaturas de 54 países, tendo seleccionado os vencedores de um total de 165 categorias, desde Arquitectura, Design de Interiores e Design Paisagístico até Design de Produto, Fotografia e Vídeo de Arquitetura, Design Conceptual, e, pela primeira vez, Design Gráfico.

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    Prémios Palmarés distinguem arquitectura ibérica já em Novembro

    Os Prémios Palmarés Architecture Aluminium Technal 2024, que visam distinguir os projectos de arquitectura executados em sistemas de alumínio Technal em Portugal e Espanha. Os vencedores são conhecidos no dia 7 de Novembro

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    Os Prémios Palmarés Architecture Aluminium Technal 2024, que visam distinguir os projectos de arquitectura executados em sistemas de alumínio Technal em Portugal e Espanha, têm lugar este mês de Novembro e contam com mais de 90 a concurso, nas quatro categorias: Habitar, Descobrir, Trabalhar e Reabilitar.

    Os vencedores são conhecidos no dia 7 de Novembro, durante a Convenção Ibérica Aluminier Technal, que terá lugar nos dias 7 e 8 de Novembro. Originalidade, sustentabilidade e integração no contexto social e ambiental, são os critérios reconhecidos nos projectos a concurso, com o objectivo de impactar e inspirar projectos futuros, que contribuam para a construção de cidades mais sustentáveis, com base na excelência e inovação. 

    A pensar no utilizador final e na optimização dos materiais, a avaliação dos projectos vencedores apresenta em comum o design e a arquitectura única, adaptados e integrados com o meio ambiente. Além do processo arquitetónico, é, ainda, reconhecido a utilização dos sistemas de alumínio Technal que enaltecem o design, a luminosidade e a estética dos projectos.

    O júri é composto por personalidades de renome no sector da arquitectura em Portugal e Espanha, nomeadamente, Miguel Saraiva, fundador e arquitecto do atelier Saraiva + Associados, Paulo Martins, CEO do Paulo Martins Arquitectura & Design, ; Felipe Pich – Aguilera, fundador do atelier PichArquitects, José Toral, fundador do atelier Peris+Toral Arquitectes, sediado em Barcelona, Paloma Baquero, do atelier com sede em Granada, Serrano + Baquero Arquitectos e pelo arquitecto Albert Sagrera, da Societat Orgânica, especialista em análise do ciclo de vida de materiais e estudos hídricos.

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    “Future of Work Survey”: Escritórios voltam a assumir um papel central no trabalho

    Novo estudo da JLL sobre o futuro do trabalho confirma clima de maior optimismo no mercado imobiliário corporativo (CRE), com dois terços dos líderes empresariais globais a prever o reforço do investimento neste sector. Tendência de regresso ao trabalho presencial será reforçada

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    Apesar dos desafios que continuam a marcar o ambiente económico e o mercado imobiliário comercial, a esmagadora maioria dos líderes empresariais globais mostra-se optimista quanto ao futuro, com dois terços dos participantes do estudo “Future of Work Survey” a prever aumentar o orçamento disponível para investir em imobiliário corporativo (CRE) até 2030. Realizado a partir de inquéritos a 2.300 líderes empresariais globais, o estudo analisa a evolução do mercado laboral, desvendando as principais prioridades, desafios e estratégias no sector do imobiliário corporativo.

    O crescimento das receitas através da expansão e de fusões e aquisições (57%), a atracção e a retenção de talento (53%) e majorar a eficiência organizacional (54%) encabeçam as prioridades dos líderes empresariais para os próximos cinco anos. Além disso, 64% dos líderes esperam aumentar e reequilibrar o número de colaboradores até 2030, numa tentativa de recrutar as competências certas para o futuro.

    Contudo, para equilibrar o crescimento das receitas através da captação de talentos com o aumento da sua eficiência operacional, os líderes terão de reavaliar o papel dos seus escritórios enquanto espaços que permitam aos seus colaboradores alcançar o seu melhor desempenho.

    A tendência de regresso ao trabalho presencial que se vem fortalecendo desde 2022 tem contribuído para reforçar as expectativas dos inquiridos em relação ao aumento da utilização dos espaços de escritório (62%), levando a que mais de metade dos líderes planeiem expandir a área total ocupada pelas suas organizações nos próximos cinco anos.

    Ainda que aparentemente o modelo híbrido tenha vindo para ficar, nos últimos dois anos o escritório voltou a assumir um papel central no trabalho. Actualmente, 44% das organizações são consideradas “defensoras do escritório”, pretendendo que os colaboradores estejam no local de trabalho cinco dias por semana, um aumento em relação a 2022, quando apenas 34% dos funcionários trabalhavam a tempo inteiro no escritório. No presente, 85% das empresas adoptam uma política que exige pelo menos três dias de presença no escritório por semana, e 43% esperam que o número de dias no escritório aumente até 2030.

    Globalmente, o trabalho híbrido é mais comum em grandes organizações na região EMEA, onde os modelos de trabalho híbridos são encarados como uma componente essencial da proposta de valor para os colaboradores, sobretudo em sectores de actividade como o e- commerce, energia e energias renováveis, tecnologia e ciências da vida. Em contrapartida, os mais adeptos do trabalho exclusivamente no escritório tendem a ser pequenas e médias empresas sedeadas nas regiões da APAC ou das Américas, e que actuam em áreas como a saúde, retalho e indústria transformadora. No entanto, para além destas grandes tendências, a realidade é frequentemente mais complexa, com vários estilos de trabalho a coexistirem dentro de muitas organizações.

    Imobiliário corporativo como gerador de valor e agente da transformação empresarial

    O estudo mostra ainda que os líderes empresariais reconhecem no imobiliário corporativo potencial para acrescentar valor às suas organizações, contribuindo para impulsionar o crescimento dos negócios (41%), promover a eficiência organizacional (38%) e reduzir custos operacionais (37%), com ênfase em factores ambientais, sociais e de governação (ESG), especialmente na EMEA.

    As expectativas variam e exigem agilidade nas funções ligadas à gestão do imobiliário corporativo, sendo essencial demonstrar valor e reforçar a colaboração com a direcção. A tecnologia e a IA são vistas como fundamentais, prevendo-se que 70% das actividades ligadas ao imobiliário corporativo sejam apoiadas por ferramentas de Inteligência Artificial (IA) até 2030. A automatização permitirá foco em tarefas estratégicas, enquanto outsourcing será utilizado para projectos especializados.

    “Os resultados do inquérito de 2024 revelam que o mercado de trabalho está a passar por uma transformação significativa a nível global, impactado pelo reforço da tendência da obrigatoriedade do trabalho presencial. A maioria (62%) das organizações prevê um aumento na utilização dos espaços de trabalho, acreditando que o regresso aos escritórios impacta o crescimento do negócio e a eficiência organizacional; enquanto 44% dos líderes inquiridos se assumem “defensores do escritório” e revelando que gostariam de ter os seus colaboradores cinco dias por semana nos escritórios. Este é um movimento complexo, que também verificamos em Portugal, e que não agrada a muitos colaboradores, no qual modelos híbridos cada vez menos flexíveis coexistem com modelos presenciais, variando conforme a região, a dimensão e o sector da organização”, salienta Caetano de Bragança, head of consulting JLL.

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