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    Remax regista movimento de 1,87 MM€ no terceiro trimestre

    Num sector que continua a dar provas de dinamismo, a rede imobiliária cresce em vários indicadores de actividade, o que representa o seu melhor terceiro trimestre de sempre e o segundo melhor trimestre da sua história

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    A Remax a operar em Portugal, registou no terceiro trimestre do ano um volume de preços de cerca de 1,87 mil milhões de euros, um incremento de 29,7%, quando comparado com igual período de 2023. A empresa finaliza este período também com um aumento de 15,9% no volume de transacções. Setembro foi o mês em destaque, o melhor do ano, até ao momento. Num sector que continua a dar provas de dinamismo, a rede imobiliária cresce em vários indicadores de actividade, o que representa o seu melhor terceiro trimestre de sempre e o segundo melhor trimestre da sua história.

    “O mercado imobiliário encontra-se bastante dinâmico fruto de um aumento da procura, sobretudo nos últimos meses, por jovens que cumprem um conjunto de requisitos que lhes permite, entre outros benefícios, uma isenção do IMT. Adicionalmente, tem-se registado uma descida paulatina das taxas de juro sobre as novas operações de crédito à habitação, em paralelo com um aumento do volume de crédito concedido, estimulando ainda mais a procura.”, assinala Beatriz Rubio, CEO da Remax Portugal.

    A responsável acrescenta que no que à rede diz respeito, “o mercado nos dias de hoje tem proporcionado boas oportunidades de desenvolvimento e expansão, reforçando a liderança da nossa rede na mediação. Nesse sentido, prevemos um crescimento global não inferior a 15% ao fecho do ano, pelo que as perspectivas para o último trimestre do ano são bastante animadoras.”

    Numa análise às transacções negociadas por concelho neste penúltimo trimestre do ano, Lisboa lidera o top 10 com 10,4% do total registado pela Remax. Seguem-se Sintra (5,6%), Cascais (3,2%), Oeiras (3%), Vila Nova de Gaia (2,6%), Almada e Braga (2,4% cada). Em 8ª, 9ª e 10ª posições estão, respectivamente, os concelhos de Loures, Amadora e Porto (2,2% cada).

    Continuam a ser os portugueses quem mais está a adquirir ou a arrendar casa, com os investidores nacionais a serem responsáveis por 78,2% das transacções da Remax neste período, um aumento de praticamente cinco pontos percentuais (p.p.) em relação a igual período do ano passado.

    Entre os investidores estrangeiros, os brasileiros reforçaram a segunda posição daqueles que mais negoceiam em imobiliário, entre Julho e Setembro, as transacções com cidadãos do país-irmão representaram 7%, a que se seguiram angolanos (1,8%) e norte- americanos (1,2%). Referir que neste terceiro trimestre, os profissionais da Remax transaccionaram com 88 nacionalidades estrangeiras.

    Não obstante o registo de um aumento do número de transacções dos diversos tipos de imóveis, face ao período homólogo, sublinha-se a diminuição do peso dos apartamentos em quatro pontos percentuais e dos terrenos num ponto percentual. Em sentido oposto, verificou-se uma subida da importância de outros tipos de imóveis, por norma menos transaccionados, como armazéns, lojas e escritórios.

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    Intecsa entra em Portugal com a TUU e abre centro de arquitectura

    Parceria com a espanhola Intecsa é formalizada esta quinta-feira e irá resultar na criação de um Centro de Produção Internacional de Arquitectura, em Coimbra, com o objectivo de “coordenar os projectos internacionais”

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    A Intecsa-Inarsa, uma das principais empresas de engenharia e consultoria de Espanha, vai entrar no mercado português através de uma parceria com a portuguesa TUU – Building Design Management. O acordo que marca o início desta estratégia é assinado esta quinta-feira, dia 7 de Novembro.

    Esta parceria reforça o “compromisso da Intecsa com o mercado português” e traduz-se num “investimento directo” no País e é “um exemplo” de como a colaboração entre empresas europeias pode potenciar a competitividade e a internacionalização das empresas nacionais.

    Em comunicado, a TUU avançou que desta parceria irá resultar a criação de um Centro de Produção Internacional de Arquitectura, em Coimbra, com o objectivo de “coordenar os projectos internacionais” da Intecsa.

    “Esta iniciativa visa consolidar Portugal como um centro operacional na Europa para projectos de alta complexidade, abrindo caminho para novas oportunidades de emprego e projecção internacional”, destaca, ainda, a empresa portuguesa.

    No imediato, o centro de arquitectura irá permitir a criação de 20 novos postos de trabalho em áreas técnicas especializadas, “contribuindo para a empregabilidade em Portugal”, a conexão com 36 mercados internacionais, posicionando o País como um “hub de conhecimento e inovação na arquitectura e engenharia”. Além de que possibilitará o “acesso facilitado” a infraestruturas e know-how técnico partilhado entre ambas as empresas, com vista a aumentar a “eficiência operacional e o suporte” a projectos internacionais.

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    LACS Porto (@Ricardo Gonçalves)

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    LACS Porto é o “primeiro flex office em Portugal” a receber certificação BREEAM

    A atribuição deste certificado deve à instalação de um sistema fotovoltaico de autoconsumo de energia, um sistema solar térmico para o aquecimento de águas, à aplicação de várias soluções de monitorização de consumos e substituição de equipamentos e à implementação de postos de carregamento para veículos eléctricos

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    O LACS Porto acaba de assegurar a certificação BREEAM, uma referência mundial na classificação das melhores práticas nos edifícios em matéria de sustentabilidade em eixos estratégicos desde a gestão, saúde e bem-estar, energia, transporte, água, materiais, resíduos, ecologia e uso do solo, bem como poluição e inovação. Com “Excellent”, a segunda melhor pontuação na escala, o LACS Porto assegura a posição de primeiro flex office em Portugal a obter este selo ambiental.

    A atribuição deste certificado ao maior edifício de flex office de Portugal deve-se à instalação de um sistema fotovoltaico de autoconsumo de energia destinado aos espaços comuns do edifício e um sistema solar térmico para o aquecimento de águas.

    A estas medidas, acresce a aplicação de várias soluções de monitorização de consumos e a substituição de equipamentos por outros de nova geração com eficiência hídrica e energética.

    Paralelamente, no estacionamento no interior  do edifício, foram adicionados postos de carregamento para veículos eléctricos, de forma a ter opções para estacionamento de veículos mais amigos do ambiente.

    “É com muito orgulho que o LACS Porto assegura este importante selo, numa comunidade que ‘nunca perde o norte’ no que respeita à sustentabilidade. Este efeito reflecte a visão do LACS de aliar o futuro dos espaços flexíveis à redução de impacto ambiental. O LACS Porto torna-se assim o primeiro espaço colaborativo e flexível do país com a certificação BREEAM Excellent”, destaca Martim de Botton, CEO do LACS.

    Com as metas europeias para a neutralidade carbónica até 2050 em mente e a visão de que o futuro do trabalho e a escolha dos edifícios e soluções flexíveis é indissociável da sustentabilidade num sentido lato, bem como ambiental, esta certificação valida os esforços contínuos do LACS em proporcionar ambientes de trabalho que equilibram a eficiência energética, o bem-estar dos membros e um impacto ambiental positivo, em que a única pegada que deixa é a da experiência positiva, elevada à assinatura “Place To Be”.

    Além do LACS Porto, a gestão dos flex offices tem vindo a “definir e implementar medidas” em permanência, a fim de “transformar os seus espaços mais amigos do ambiente”. O uso de energias renováveis, a escolha de materiais de construção sustentáveis, gestão de resíduos, reciclagem e obtenção de certificados de sustentabilidade são algumas das práticas que os vários hubs de criatividade e colaboração do LACS têm adoptado ao longo dos seus seis anos de operação.

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    Empreendimento em Guimarães 100% vendido em planta

    Distribuídos por quatro pisos habitacionais, o empreendimento é composto por 27 fracções. A conclusão da obra está prevista para o final de 2025

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    Arrancaram os trabalhos de construção do empreendimento Legacy – Pure Design, o novo empreendimento do centro da cidade de Guimarães, e já não há fracções disponíveis. Promovido pela Meteoric Global Capitals, a arquitectura é da Planomais e a comercialização da Dipe real estate.

    Distribuídos por quatro pisos habitacionais, o empreendimento é composto por 27 fracções. A conclusão da obra está prevista para o final de 2025.

    Para Diogo Baptista Antunes, CEO da Dipe Real Estate, o Legacy – Pure Design apresenta “um conceito de habitação diferenciado e preparado para as exigências do estilo de vida contemporâneo”.

    O responsável da imobiliária vimaranense revela que o empreendimento passou da ideia ao papel através do serviço de consultoria da Dipe. “Foi realizado um trabalho de análise através do qual identificámos uma carência no mercado e definimos um conceito adaptado à localização e direcionado para as necessidades do público-alvo. Procurámos criar um conceito atractivo para investidores imobiliários que procuram um produto para colocar no mercado de arrendamento, com baixos custos de manutenção, eficiência energética e um programa de valor acrescentado. A rápida absorção de todas as fracções, curiosamente na sua totalidade por clientes compradores nacionais, demonstra a qualidade e exatidão do trabalho realizado”, afirmou.

    Por sua vez, Jorge Araújo, arquitecto do gabinete Planomais Arquitectura realça o “projecto ímpar” na cidade de Guimarães, com “um design sublime e soluções tecnológicas e arquitetónicas inovadoras, com um programa personalizado, que vai muito além da habitação e que responde às exigências do estilo de vida moderno”.

    Localizado na freguesia de Creixomil, o Legacy dispõe de “óptima” exposição solar e vistas para a Montanha da Penha e para o centro da cidade, foyer, ginásio, espaço de treino exterior, sala de reuniões e coworking, zona de meditação e ioga e, ainda, um posto de lavagem e estacionamento de bicicletas.

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    Berkshire Hathaway expande-se para Porto e Braga

    A expansão para norte é impulsionada pelo crescimento do mercado imobiliário no Porto e Braga. Para César Santos, CEO da da imobiliária a previsão de descida das taxas de juro na zona euro e o aumento dos rendimentos disponíveis deverá facilitar ainda mais a actividade no sector imobiliário até 2025

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    A Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal, agência imobiliária especializada em imóveis de luxo, reforça a sua presença no território nacional com a expansão das suas operações no norte do país, nomeadamente nas áreas de Porto e Braga, regiões que têm registado um crescente interesse por parte de investidores nacionais e internacionais.

    A expansão da BHHS Atlantic Portugal ocorre num contexto de crescimento sustentável do mercado imobiliário no Porto, onde o preço médio por metro quadrado ronda os 3.600€, com áreas de prestígio, como a Foz do Douro, a atingirem os 4.200€/m². Este valor médio representa uma subida de 7,5% face ao ano anterior. O aumento contínuo da valorização dos imóveis, impulsionado pela forte procura internacional, demonstra o apelo da cidade como destino para quem procura investir em Portugal. Braga, por sua vez, registou um crescimento de 8,6% no último ano, com o preço médio dos imóveis a situar-se agora em 1.644€/m². A cidade tem vindo a captar cada vez mais a atenção de investidores e residentes, que procuram uma excelente qualidade de vida a preços ainda competitivos.

    “Estamos muito entusiasmados por expandir a presença no mercado português, mais especificamente nestas duas cidades-chave do Norte, Porto e Braga”, refere César Santos, proprietário e CEO da Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal. “Os investidores norte-americanos, responsáveis por 67% do investimento estrangeiro no imobiliário em Portugal, têm encontrado um refúgio seguro no país, atraídos pela calma e segurança que Portugal oferece. Esta tendência reflecte-se particularmente no Porto, que se tem tornado um destino de eleição para expatriados. Braga é procurada sobretudo por investidores ou residentes pela sua excelente qualidade de vida. A previsão de descida das taxas de juro na zona euro, juntamente com o aumento dos rendimentos disponíveis, deverá facilitar ainda mais a actividade no sector imobiliário até 2025”, refere César Santos.

    A Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal está presente em Portugal desde 2021, onde se estabeleceu como um dos principais players no sector. Com um profundo conhecimento do mercado imobiliário de luxo, a Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal conta com um grande portfólio de propriedade exclusivas em algumas das zonas de maior procura (como a região de Sintra, Cascais, Lisboa, Porto, Comporta e Algarve) para quem pretende investir ou residir em Portugal. A empresa disponibiliza ainda serviços de mediação imobiliária, de análise de mercado, diagnóstico, promoção, consultoria, concierge e relocation e todo um conjunto de oferta de serviços dirigidos a clientes com interesse no mercado português de imobiliário de luxo.

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    Savoy Residence Insular distinguido nos prémios LOOP Design 2024

    Localizado no centro da cidade do Funchal, junto ao antigo Pelourinho e ao emblemático Mercado dos Lavradores, o projecto “harmoniza estilos e dimensões arquitectónicas variadas” e recebeu uma menção honrosa, na categoria ‘Citation Winner’

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    O Savoy Residence Insular, localizado no centro da cidade do Funchal e projectado pelo atelier RH + Arquitectos, recebeu uma menção honrosa, na categoria de ‘Citation Winner’, nos LOOP Design Awards 2024.

    Segundo o júri, o Savoy Residence Insular destacou-se como um “exemplo de fusão entre passado e presente, história e contemporaneidade”. Localizado no centro do Funchal junto ao antigo Pelourinho e ao emblemático Mercado dos Lavradores, o projecto “harmoniza estilos e dimensões arquitectónicas variadas, preservando a memória coletiva do local”, refere.

    No Savoy Residence Insular, concluído em 2023, a arquitectura do antigo prédio conjuga-se com um design contemporâneo. “A realidade de outros tempos foi recuperada de acordo com a traça original. Mantém-se a chaminé como elemento escultório de um dos módulos do edifício e as fachadas envidraçadas num outro módulo são recuperadas para recordar os prédios da Revolução Industrial”, destaca o promotor.

    Composto por 49 unidades residenciais de luxo e 13 espaços comerciais, o empreendimento é distribuído por quatro blocos distintos, que reflectem estruturas pré-existentes e são unificados pela utilização de materiais de alta qualidade.

    Entre os destaques do projecto está o Bloco B, uma antiga fábrica preservada e transformada para uso residencial, mantendo a sua volumetria, estrutura metálica e elementos envidraçados. Os Blocos C e D seguem a linguagem industrial, combinando betão, ferro e vidro com mármore e madeiras nobres. O Bloco A reflecte a recuperação de casas históricas, misturando o tradicional e o contemporâneo.

    A materialidade e os acabamentos são elementos centrais do projecto, com interiores onde a continuidade entre espaços sociais e privados é cuidadosamente trabalhada. Neste empreendimento, e característica intrínseca da marca Savoy Residence, todos os quartos são suites (têm WC privativo) e os estacionamentos são cobertos ou em box. O rooftop, com piscina comum, solário e uma vista desafogada para o mar, para a serra e para toda a envolvência urbana, está acessível a todos os moradores.

    Na sua quinta edição, os LOOP Design Awards continuam a tradição de distinguir projectos “excepcionais” em diversas áreas criativas. Este ano foram registadas candidaturas de 54 países, tendo seleccionado os vencedores de um total de 165 categorias, desde Arquitectura, Design de Interiores e Design Paisagístico até Design de Produto, Fotografia e Vídeo de Arquitetura, Design Conceptual, e, pela primeira vez, Design Gráfico.

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    Prémios Palmarés distinguem arquitectura ibérica já em Novembro

    Os Prémios Palmarés Architecture Aluminium Technal 2024, que visam distinguir os projectos de arquitectura executados em sistemas de alumínio Technal em Portugal e Espanha. Os vencedores são conhecidos no dia 7 de Novembro

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    Os Prémios Palmarés Architecture Aluminium Technal 2024, que visam distinguir os projectos de arquitectura executados em sistemas de alumínio Technal em Portugal e Espanha, têm lugar este mês de Novembro e contam com mais de 90 a concurso, nas quatro categorias: Habitar, Descobrir, Trabalhar e Reabilitar.

    Os vencedores são conhecidos no dia 7 de Novembro, durante a Convenção Ibérica Aluminier Technal, que terá lugar nos dias 7 e 8 de Novembro. Originalidade, sustentabilidade e integração no contexto social e ambiental, são os critérios reconhecidos nos projectos a concurso, com o objectivo de impactar e inspirar projectos futuros, que contribuam para a construção de cidades mais sustentáveis, com base na excelência e inovação. 

    A pensar no utilizador final e na optimização dos materiais, a avaliação dos projectos vencedores apresenta em comum o design e a arquitectura única, adaptados e integrados com o meio ambiente. Além do processo arquitetónico, é, ainda, reconhecido a utilização dos sistemas de alumínio Technal que enaltecem o design, a luminosidade e a estética dos projectos.

    O júri é composto por personalidades de renome no sector da arquitectura em Portugal e Espanha, nomeadamente, Miguel Saraiva, fundador e arquitecto do atelier Saraiva + Associados, Paulo Martins, CEO do Paulo Martins Arquitectura & Design, ; Felipe Pich – Aguilera, fundador do atelier PichArquitects, José Toral, fundador do atelier Peris+Toral Arquitectes, sediado em Barcelona, Paloma Baquero, do atelier com sede em Granada, Serrano + Baquero Arquitectos e pelo arquitecto Albert Sagrera, da Societat Orgânica, especialista em análise do ciclo de vida de materiais e estudos hídricos.

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    “Future of Work Survey”: Escritórios voltam a assumir um papel central no trabalho

    Novo estudo da JLL sobre o futuro do trabalho confirma clima de maior optimismo no mercado imobiliário corporativo (CRE), com dois terços dos líderes empresariais globais a prever o reforço do investimento neste sector. Tendência de regresso ao trabalho presencial será reforçada

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    Apesar dos desafios que continuam a marcar o ambiente económico e o mercado imobiliário comercial, a esmagadora maioria dos líderes empresariais globais mostra-se optimista quanto ao futuro, com dois terços dos participantes do estudo “Future of Work Survey” a prever aumentar o orçamento disponível para investir em imobiliário corporativo (CRE) até 2030. Realizado a partir de inquéritos a 2.300 líderes empresariais globais, o estudo analisa a evolução do mercado laboral, desvendando as principais prioridades, desafios e estratégias no sector do imobiliário corporativo.

    O crescimento das receitas através da expansão e de fusões e aquisições (57%), a atracção e a retenção de talento (53%) e majorar a eficiência organizacional (54%) encabeçam as prioridades dos líderes empresariais para os próximos cinco anos. Além disso, 64% dos líderes esperam aumentar e reequilibrar o número de colaboradores até 2030, numa tentativa de recrutar as competências certas para o futuro.

    Contudo, para equilibrar o crescimento das receitas através da captação de talentos com o aumento da sua eficiência operacional, os líderes terão de reavaliar o papel dos seus escritórios enquanto espaços que permitam aos seus colaboradores alcançar o seu melhor desempenho.

    A tendência de regresso ao trabalho presencial que se vem fortalecendo desde 2022 tem contribuído para reforçar as expectativas dos inquiridos em relação ao aumento da utilização dos espaços de escritório (62%), levando a que mais de metade dos líderes planeiem expandir a área total ocupada pelas suas organizações nos próximos cinco anos.

    Ainda que aparentemente o modelo híbrido tenha vindo para ficar, nos últimos dois anos o escritório voltou a assumir um papel central no trabalho. Actualmente, 44% das organizações são consideradas “defensoras do escritório”, pretendendo que os colaboradores estejam no local de trabalho cinco dias por semana, um aumento em relação a 2022, quando apenas 34% dos funcionários trabalhavam a tempo inteiro no escritório. No presente, 85% das empresas adoptam uma política que exige pelo menos três dias de presença no escritório por semana, e 43% esperam que o número de dias no escritório aumente até 2030.

    Globalmente, o trabalho híbrido é mais comum em grandes organizações na região EMEA, onde os modelos de trabalho híbridos são encarados como uma componente essencial da proposta de valor para os colaboradores, sobretudo em sectores de actividade como o e- commerce, energia e energias renováveis, tecnologia e ciências da vida. Em contrapartida, os mais adeptos do trabalho exclusivamente no escritório tendem a ser pequenas e médias empresas sedeadas nas regiões da APAC ou das Américas, e que actuam em áreas como a saúde, retalho e indústria transformadora. No entanto, para além destas grandes tendências, a realidade é frequentemente mais complexa, com vários estilos de trabalho a coexistirem dentro de muitas organizações.

    Imobiliário corporativo como gerador de valor e agente da transformação empresarial

    O estudo mostra ainda que os líderes empresariais reconhecem no imobiliário corporativo potencial para acrescentar valor às suas organizações, contribuindo para impulsionar o crescimento dos negócios (41%), promover a eficiência organizacional (38%) e reduzir custos operacionais (37%), com ênfase em factores ambientais, sociais e de governação (ESG), especialmente na EMEA.

    As expectativas variam e exigem agilidade nas funções ligadas à gestão do imobiliário corporativo, sendo essencial demonstrar valor e reforçar a colaboração com a direcção. A tecnologia e a IA são vistas como fundamentais, prevendo-se que 70% das actividades ligadas ao imobiliário corporativo sejam apoiadas por ferramentas de Inteligência Artificial (IA) até 2030. A automatização permitirá foco em tarefas estratégicas, enquanto outsourcing será utilizado para projectos especializados.

    “Os resultados do inquérito de 2024 revelam que o mercado de trabalho está a passar por uma transformação significativa a nível global, impactado pelo reforço da tendência da obrigatoriedade do trabalho presencial. A maioria (62%) das organizações prevê um aumento na utilização dos espaços de trabalho, acreditando que o regresso aos escritórios impacta o crescimento do negócio e a eficiência organizacional; enquanto 44% dos líderes inquiridos se assumem “defensores do escritório” e revelando que gostariam de ter os seus colaboradores cinco dias por semana nos escritórios. Este é um movimento complexo, que também verificamos em Portugal, e que não agrada a muitos colaboradores, no qual modelos híbridos cada vez menos flexíveis coexistem com modelos presenciais, variando conforme a região, a dimensão e o sector da organização”, salienta Caetano de Bragança, head of consulting JLL.

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    Family office português investe 6,5M€ no Trofa Business Park

    Deverá estar concluído em meados de 2026 e irá oferecer 16 armazéns em conceito de condomínio fechado. O Trofa Business Park é promovido pela ODE, Gestão Organização de Empresas e Imobiliária e a sua comercialização foi entregue à Medium Real Estate

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    O empreendimento Trofa Business Park, que está em fase inicial de construção no concelho da Trofa, no distrito do Porto, representa um investimento de cerca de 6,5 milhões de euros e é promovido pelo family office de Vila do Conde, a ODE, Gestão Organização de Empresas e Imobiliária, que se dedica à promoção de áreas industriais.
    Com uma localização de excelência, na Avenida da Trofa Velha, junto ao centro logístico do Grupo Proef, o Trofa Business Park contará com 16 armazéns com áreas úteis entre os 600 e os 700 metros quadrados, em conceito condomínio fechado.

    As obras de construção, que começaram neste mês de Outubro, estarão concluídas em meados de 2026. A comercialização, que já começou, está a cargo da Medium Real Estate em regime de exclusividade.

    “Um condomínio fechado com segurança, os lugares de estacionamento exclusivo e a pré-instalação do ponto de carregamento de veículos eléctricos são características que diferenciam o Trofa Business Park em relação a outros centros empresariais”, explica Pedro Fernandes, director comercial da Medium Real Estate.

    De acordo com o responsável, “o Trofa Business Park tem características inovadoras em relação ao tecido empresarial da região que, certamente, transformarão o empreendimento num sucesso de vendas”. O Trofa Business Park está a ser construído pela Engicloud, Engenharia e Construção.

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    Ponte D. Luis I (Porto)
    Créditos : DR

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    Savills avalia a fidelidade das empresas às suas localizações originais

    A consultora lançou nova edição do estudo “The Companies´Migration Blueprint” que tem como objectivo perceber se as empresas tendem a manter-se fiéis à sua localização original ou a procurar outras zonas do mercado quando pretendem relocalizar ou expandir a sua actividade. No total foram analisadas 153 operações em Lisboa e 65 operações no Porto

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    A Savills acaba de lançar a mais recente edição do seu estudo “The Companies´Migration Blueprint”, que tem como objectivo perceber se as empresas tendem a manter-se fiéis à sua localização original ou a procurar outras zonas do mercado quando pretendem relocalizar ou expandir a sua actividade.

    No total foram analisadas 153 operações em Lisboa e 65 operações no Porto, fechadas no decorrer do ano 2023.

    Reconhecidas pela sua localização estratégica e mão-de-obra qualificada, ambas as cidades têm vindo a ganhar popularidade tanto como destinos para a expansão de empresas a nível internacional, como para os nómadas digitais nos últimos anos. Graças à qualidade de vida e à excelência das infraestruturas, Lisboa e Porto tornaram-se hubs atractivos para regimes de trabalho remoto e híbrido.

    “Uma das principais conclusões desta edição do estudo ‘Migração de Empresas’ é a forte tendência das empresas em permanecerem nas suas localizações originais quando decidem mudar ou expandir as suas instalações. No entanto, as novas exigências e expectativas das gerações mais jovens tornam essencial que as empresas considerem espaços mais modernos e inovadores, o que, em alguns casos, pode levar à escolha de novas zonas nas suas cidades”, refere Alexandra Gomes Portugal, head of research da Savills Portugal.

    Olhando para o mercado de escritórios de Lisboa, em 2023, o eixo Avenida da Liberdade – Saldanha registou a maior taxa de retenção de empresas, com 63% das mudanças de instalações a ocorrerem dentro da mesma zona. Esta área demonstrou que a sua centralidade e prestígio são factores decisivos para as empresas que lá se mantêm.

    A área do CBD (Avenida da República, Avenida Duque de Loulé e Amoreiras) ficou em segundo lugar em termos de retenção, com 57% do volume de absorção a resultar de empresas que permaneceram nesta zona. A elevada taxa de retenção evidencia a importância estratégica do CBD, especialmente para os sectores financeiro e de serviços profissionais, que beneficiam da acessibilidade e das infraestruturas disponíveis.

    O Parque das Nações destacou-se como a zona que retém mais empresas no caso de decisão de expansão. De facto, 65% da ABL destinada à expansão foi ocupada por empresas já presentes na área, reforçando o seu apelo como um centro de negócios em crescimento.

    Em 2023, os principais sectores que impulsionaram as mudanças de instalações e expansões em Lisboa foram consultoria, advocacia, tecnologia (TMT) e serviços empresariais. A localização estratégica, aliada à proximidade de clientes e talentos, continua a ser um factor prioritário para as empresas.

    “A localização, as acessibilidades e a proximidade aos clientes e recursos humanos são critérios fundamentais na selecção das zonas onde as empresas se vão instalar. Ao analisarem de forma rigorosa todos estes factores, as organizações garantem a selecção de instalações que vão ao encontro das necessidades operacionais do seu negócio e que ao mesmo tempo contribuam para atrair e reter os melhores talentos”, sublinha Frederico Leitão de Sousa, head of offices da Savills Portugal.

     

    Paranhos, Foz do Douro e Aldoar com maior retenção de empresas a Norte

    No Porto, a área de Outras Zonas (Paranhos / Foz do Douro / Aldoar) registou a maior percentagem de retenção de empresas, com 67% da ABL ocupada por empresas que mudaram de instalações dentro da mesma zona. A zona CBD Baixa (Avenida dos Aliados – Campo 24 de Agosto) também apresentou uma forte retenção, com 54% da ABL absorvida por empresas que se mudaram dentro da mesma área. Estas elevadas taxas de retenção reflectem as vantagens destas zonas, como o acesso a talento, serviços essenciais e boas infraestruturas.

    Na Zona de Expansão (Zona Empresarial do Porto – ZEP), 82% da ABL ocupada devido a reafectações de instalações teve origem em empresas localizadas na área do CBD Boavista, sendo a mesma percentagem observada para as expansões. Esta migração para a ZEP sugere a necessidade de espaços maiores e mais modernos, requisitos que se tornaram essenciais para uma parte significativa das empresas nos dias de hoje.

    Esta tendência realça a evolução das exigências das empresas que procuram ambientes que não só acomodem o seu crescimento, mas também ofereçam comodidades contemporâneas que melhorem a produtividade e a colaboração.

    Na Zona Out of Town, que inclui as cidades de Matosinhos, Maia e Vila Nova de Gaia, 40% da ABL ocupada por relocalizações foi originária da mesma área. Matosinhos destaca-se como o principal destino, com o maior volume de novos projectos previstos.

    “A zona CBD Boavista continua a ser a área com forte poder de atracção para a instalação de escritórios de empresas devido, essencialmente, ao acesso fácil a infraestruturas e serviços fundamentais. No entanto, é importante destacar que zonas como a ZEP,  Zona Empresarial do Porto e Matosinhos, estão a ganhar relevância com novos projectos que aliam também valências e amenities que fazem a diferença actualmente para a atracção de talento e tornando-se assim áreas de grande atractividade nos próximos anos”, explica Graça Cunha offices associate da Savills, Porto Division.

     

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    António Carlos Rodrigues, CEO Grupo Casais

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    GO APPS da Casais aproximam proprietários e utilizadores dos seus activos imobiliários

    Os utilizadores dos edifícios e infraestruturas construídos e promovidos pelo Grupo Casais vão passar a ter à disposição duas novas soluções tecnológicas de gestão dos activos imobiliários e visualização dos edifícios em tempo real. As GO APPS foram desenvolvidas pela TopBIM e adaptadas para a construtora portuguesa 

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    Dão pelo nome de Go Twin e Go Ar, são ambas aplicações tecnológicas desenvolvidas pela TopBIM e que foram agora adaptadas pela Casais, o objectivo é proporcionar aos utilizadores uma experiência mais interactiva, sustentável e eficiente com seus activos imobiliários.

    A aplicação Go Twin, é a solução Digital Twin, uma réplica virtual dos sistemas ou edifícios físicos, permitindo uma visualização em tempo real de todos os seus componentes. Esta solução irá trazer aos utilizadores uma melhoria clara em termos de produtividade e gestão eficiente de recursos, possibilitando a simulação, mas também o processamento de dados para uma tomada de decisão mais objectiva. Assim, através desta aplicação, os utilizadores conseguem monitorizar os materiais e equipamentos do seu edifício e perceber quando é que estes precisam de manutenção, é possível, também, aceder a sensores integrados no activo e conhecer com precisão a localização e características de todos os componentes do edifício.

    Já com a Go Ar, os utilizadores poderão, através de realidade aumentada, fazer um “raio- X” aos seus imóveis, tendo assim uma interacção mais próxima e detalhada da construção. Com esta aplicação, proprietários e investidores poderão acompanhar o processo de construção em tempo real, aumentado a transparência e a confiança nos processos de construção, ao mesmo tempo facilita a gestão das próprias obras e futuras intervenções.

    “Com o lançamento das Go Apps, estamos a dar mais um passo no caminho da inovação tecnológica, revolucionando o sector da construção e os seus próprios métodos. Estas soluções permitirão uma aproximação como não existe hoje entre cliente e produto final, reforçando dois pilares que para nós são extremamente importantes e centrais na estratégia do Grupo Casais: a transparência e a sustentabilidade.”, comentou António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.

    As novas ferramentas apresentadas pela Casais prometem diferenciar o serviço oferecido pelo Grupo, dando resposta àquele que é o novo paradigma no sector da construção, a digitalização, aumentando a eficiência e a capacidade de gestão de activos imobiliários.

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