INE: Indicadores de confiança sobem na Construção e Obras Públicas
Expectativas positivas sobre a Carteira de Encomendas e Emprego influenciam aumento da confiança na Construção e Obras Públicas, refere o último “Inquérito de Conjuntura às empresas e aos consumidores”, publicado pelo Instituto Nacional de Estatística, INE

CONSTRUIR
Lisboa entre os principais destinos mundiais para o investimento imobiliário de luxo
Novo Parque Eólico de Aranhas irá fornecer energia para 24 mil habitações
Savills e CBRE comercializam edifício Malhoa 12 em Lisboa
João Freitas Fernandes assume liderança da Villas MAP Group
Investimento em nova promoção residencial acelera 26% em 2024
Mafra lança concurso de 7,5M€ para reabilitar habitações municipais
Warpcom com volume de negócios de 52,9M€
Município de Tavira avança para construção de Centro de Saúde
Grupo Greenvolt garante tarifa de longo prazo para projecto agrovoltaico em França
Alberto Couto Alves assegura construção de novo Hotel Radisson em Gaia
O indicador de clima económico aumentou entre Setembro e Dezembro, atingindo um valor igual ao observado em Março de 2019. Os indicadores de confiança aumentaram na Construção e Obras Públicas, nos Serviços e no Comércio nos últimos dois meses, tendo diminuído de forma moderada na Indústria Transformadora nos últimos três meses.
Na Construção e Obras Públicas o indicador de confiança aumentou entre Outubro e Dezembro, após ter diminuído em Setembro. “A evolução no último mês reflectiu o contributo positivo das duas componentes, apreciações sobre a carteira de encomendas e perspectivas de emprego”, refere o Instituto Nacional de Estatística no último “Inquérito de Conjuntura às empresas e aos consumidores”. O indicador de confiança aumentou nas divisões de Promoção Imobiliária e de Construção de Edifícios, e de actividades especializadas de construção, tendo diminuído na divisão de Engenharia Civil.
O saldo das apreciações da actividade nos últimos três meses aumentou em Dezembro, depois de ter diminuído em Novembro. O saldo das perspectivas de preços praticados pela empresa nos próximos três meses aumentou em Novembro e Dezembro, após ter diminuído entre Agosto e Outubro.
O principal factor limitativo à actividade indicado pelas empresas continuou a ser a dificuldade em recrutar pessoal qualificado, registando-se, porém, uma diminuição no último mês da percentagem de empresas que referiu este obstáculo, depois do aumento verificado no mês anterior.
Já o indicador de confiança dos Consumidores diminuiu em Dezembro, após ter aumentado ligeiramente no mês anterior. A evolução do indicador no último mês resultou do contributo negativo das perspectivas sobre a evolução futura da situação económica do país e da situação financeira do agregado familiar, assim como das opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar. Em sentido contrário, as expectativas de evolução futura de realização de compras importantes por parte das famílias registaram um contributo ligeiramente positivo.