Gebalis investe cerca de 5,25 M€ em obras de conservação em bairros de Lisboa
As empreitadas, da responsabilidade da Gebalis, têm como foco a conservação, reparação e restauro dos edifícios existentes nos bairros da Alta de Lisboa e Casalinho da Ajuda

CONSTRUIR
Mota-Engil vai construir Porto de Banana para a DP World
Logicor regista aumento de 16M€ na receita
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
Bondstone entrega construção de Bloomia à HCI Construções
O Morar Melhor – Programa de Reabilitação dos Bairros Municipais de Lisboa continua a expandir-se, com novas empreitadas nos bairros Alta de Lisboa e Casalinho da Ajuda. Com um investimento de 5,25 milhões de euros, o programa vai permitir reabilitar 18 lotes, impactando 545 fogos e 1527 moradores.
“Estas obras visam conservar os edifícios municipais e melhorar o conforto e segurança dos fogos camarários”, refere Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis. “A nossa prioridade é intervir nas fachadas e coberturas para preservar as casas e melhorar o desempenho energético e térmico”, acrescenta.
As três empreitadas têm como foco a conservação, reparação e restauro dos edifícios existentes, incluindo fundações, fachadas e telhados, para melhorar as condições de salubridade, conforto e habitabilidade. Com especial enfoque na eficiência energética e ambiental, as componentes principais destas abrangem as coberturas, fachadas, caixilharias, estores, aplicação de sistemas de isolamento térmico e impermeabilizações.
A zona Sul do bairro Alta de Lisboa receberá obras de reabilitação em seis lotes, correspondentes a 220 fracções, num investimento de cerca de 2,3 milhões de euros. Estima-se que a intervenção esteja concluída em nove meses.
Já na zona centro do Bairro Alta de Lisboa, o programa ‘Morar Melhor’ investirá mais de 2 milhões de euros na reabilitação de oito lotes, com 249 fogos habitacionais, numa obra com prazo estimado de oito meses.
No que diz respeito ao Bairro do Casalinho da Ajuda, com um orçamento de cerca de 980 mil euros e prazo de 11 meses, as obras iniciadas abrangem quatro lotes, com 76 fogos habitacionais e 213 moradores.
Estas obras fazem parte do Programa Morar Melhor, um acordo entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Gebalis, que representa o maior investimento em habitação municipal desde o PER.