Licenciamento municipal cresce 6,1% até ao final de Novembro
Na mais recente “Síntese estatística da habitação”, Associação dos Indústrias da Construção Civil e Obras Públicas, AICCOPN, indica subida em todos os indicadores: consumo de cimento, crédito à habitação e licenciamento. Até Novembro o número de fogos licenciados em construções novas foi de 31433

CONSTRUIR
Mota-Engil vai construir Porto de Banana para a DP World
Logicor regista aumento de 16M€ na receita
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
Bondstone entrega construção de Bloomia à HCI Construções
Até Novembro, o consumo de cimento no mercado nacional totalizou 3.734 milhares de toneladas, o que traduz um aumento de 2,8%, em termos homólogos.
Ao nível do licenciamento municipal, até ao final de Novembro, verificou-se um crescimento homólogo de 6,1% no número de licenças emitidas para obras de construção nova e reabilitação de edifícios habitacionais. No que concerne ao número de fogos em construções novas licenciadas, observou-se uma variação de 3,4%, em termos homólogos acumulados, para um total de 31.433 habitações.
Relativamente ao novo crédito à habitação, excluindo renegociações, concedido pelas instituições financeiras até Novembro, apurou-se um acréscimo de 35%, para 15.688 milhões de euros. Relativamente à taxa de juro no crédito à habitação, esta fixou-se em 4,19% no mês em análise, o que corresponde a uma redução de 34 pontos base, face ao mês homólogo de 2023.
Em Novembro de 2024, o valor mediano da habitação, apurado para efeitos de avaliação bancária, registou uma valorização de 13,7% em termos homólogos, resultante de variações de 14,6% nos apartamentos e de 10,1% nas moradias.
A análise da AICCOPN destaca a Área Metropolitana do Porto, onde o número de fogos licenciados em construções novas, nos doze meses terminados em Novembro de 2024, foi de 8.673, o que traduz um aumento de 4,6% face aos 8.295 alojamentos licenciados nos doze meses anteriores. Destes, 30% são de tipologia T0 ou T1, 30% são de tipologia T2, 33% de tipologia T3 e 7% de tipologia T4 ou superior. Quanto ao valor de avaliação bancária na habitação, verificou-se, nesta região, uma variação homóloga de 16% no mês de Novembro.