Cimpor apresenta Visita Virtual ao Centro de Produção de Alhandra
O público pode assim “embarcar” numa experiência interactiva na fábrica de cimento e explorar todas as etapas do processo de produção de cimento, desde a preparação das matérias-primas, até à embalagem e distribuição do produto final

CONSTRUIR
Ana Gomes é a nova directora de Research da Cushman & Wakefield
Novo Pladur Omnia com alta capacidade de carga certificada
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
Coldwell Banker Portugal promove venda de convento histórico do século XVI
Fujifilm reforça aposta em Portugal com inauguração de nova sede
Sector da construção continua a apresentar risco elevado em 2025
Grupo Convictus anuncia novo director de Marketing e Empreendimentos
Prepare a sua piscina antes da chegada do Verão com o Grupo Puma
A partir de agora já é possível fazer uma Visita Virtual 360º ao Centro de Produção de Alhandra da Cimpor. Num ano em que a centenária Fábrica de Alhandra intensifica os trabalhos de modernização rumo ao objectivo Net-Zero, esta plataforma proporciona uma oportunidade para conhecer o processo de produção e as práticas inovadoras da fábrica.
O público pode assim “embarcar” numa experiência interactiva na fábrica de cimento mais antiga do mundo a operar no mesmo local e explorar todas as etapas do processo de produção de cimento, desde a preparação das matérias-primas, até à embalagem e distribuição do produto final. A visita está disponível no site da Cimpor e poderá ser feita através de computador, tablet ou telemóvel.
“Queremos que todos se sintam parte deste movimento transformador e compreendam a complexidade e a inovação que caracterizam o nosso processo de produção”, afirma Ignacio Gómez, CCO da Cimpor e responsável pelo projeto, que garante, ainda, que esta iniciativa será “alargada também aos Centros de Produção de Souselas e Loulé, bem como a outras áreas de negócio”.
Paralelamente, a empresa continua a investir na modernização do Centro de Produção em Alhandra, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Entre os projectos em destaque estão a modernização do Forno 7, a instalação de um sistema de recuperação de calor residual e a gestão do parque fotovoltaico.
Segundo Adrianno Arantes, COO da Cimpor, “estes investimentos confirmam o compromisso da Cimpor com a inovação e a sustentabilidade, gerando impactos positivos na eficiência energética, na redução de emissões de CO₂ e no desenvolvimento da comunidade local.”
Estas iniciativas, que vão permitir reduzir as emissões de CO₂ em cerca de 190 mil toneladas por ano e gerar energia suficiente para alimentar grande parte das operações da fábrica, fazem parte do plano estratégico para alcançar as metas de descarbonização recentemente validadas pela Science-Based Targets initiative (SBTi).