AICEP garante que Arábia Saudita “é um mercado com elevado potencial” para empresas portuguesa
Segundo Pedro Reis, há potencialidades na área agroalimentar, construção e engenharia, saúde, setor financeiro, tecnologias de informação e comunicação e energia
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O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) considera que a Arábia Saudita é “um mercado elevado potencial” para as empresas portuguesas.
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que tutela a diplomacia económica, cancelou a sua presença na visita à Arábia Saudita devido à decisão do Tribunal Constitucional, que foi conhecida na sexta-feira à noite.
“Ocupando actualmente a 34.ª posição no ranking das nossas exportações de bens e serviços, a Arábia Saudita é um mercado com elevado potencial para as empresas portuguesas, aliás, como se comprova pelo elevado número de empresas que integram esta missão”, disse à Lusa Pedro Reis.
No ano passado, as exportações portuguesas totalizaram 133 milhões de euros, registando um crescimento de 43% face a 2011, quando foram de 93 milhões de euros.
“O crescimento médio entre 2008 e 2012 foi de 12%, ou seja, estamos perante um crescimento sustentado, com margem de progressão nos próximos anos e esta missão, seguramente, irá contribuir para solidificar o relacionamento económico e comercial bilateral”.
Nesta missão “estão previstas reuniões bilaterais entre empresas portuguesas e autoridades e empresas sauditas, além de um amplo seminário empresarial que reunirá um conjunto alargado de empresários e instituições sauditas que terão oportunidade de conhecer melhor a oferta nacional, em diversos sectores”.
Segundo Pedro Reis, esta missão integra empresas da área agroalimentar, construção e engenharia, saúde, sector financeiro, tecnologias de informação e comunicação e energia.
O presidente da AICEP sublinhou que os países árabes da zona do Golfo Pérsico têm vindo a ganhar expressão no panorama das exportações nacionais e nesse âmbito a agência “organizou já diversas missões empresariais a países como Omã, Kuwait, Qatar, Dubai, Emirados Árabes Unidos”.
A visita “à Arábia Saudita é mais um passo no reforço da estratégia de diversificação de mercados”, um dos “eixos fundamentais da actuação da AICEP e que tem sido uma das pedras de toque da nova diplomacia económica de Portugal”.
O aprofundamento dos laços entre Portugal e a Arábia Saudita pretende “estimular e reforçar um clima de negócios mais favorável à realização das parcerias comerciais entre as empresas dos dois países”.