Railway Tracks near Yale, British Columbia, Canada, North America.
Governo lança plano de investimento em ferrovias até 2020
“A concretização destes projectos, previstos e consensualizados no PETi, representa a aposta clara do Governo na ferrovia e na colocação das infraestruturas ao serviço do desenvolvimento e da economia do país”, garante o Governo
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O Governo apresentou esta sexta-feira um plano de investimentos ferroviários que pressupõe a alocação de aproximadamente mil milhões de euros de financiamento da União Europeia e que poderá representar a criação de 6500 postos de trabalho.
A garantia foi dada esta sexta-feira pelo ministro do Planeamento e das Infra-Estruturas que acredita que “este é um desafio em nome do emprego em Portugal”. Para Pedro Marques, “além do aumento de competitividade para as nossas empresas de transporte de mercadorias, estima-se em 6.500 postos de trabalho por ano que vamos ter ao longo de todos os anos em que vamos estar a desenvolver este trabalho”.
O Plano de Investimentos Ferroviários 2016-2020 assenta no Plano PETI 3+ e conta com um pacote financeiro composto por fundos comunitários do programa Connecting Europe Facility (CEF) e pelo programa Portugal 2020. A estes pode ainda acrescentar-se o mecanismo EFSI – European Fund for Strategic Investment (Fundo Europeu para Investimento Estratégico) e o contributo das Infraestruturas de Portugal (IP).
Segundo informação divulgada pelo Ministério do Planeamento e Infraestruturas, “a concretização destes projectos, previstos e consensualizados no PETi, representa a aposta clara do Governo na ferrovia e na colocação das infraestruturas ao serviço do desenvolvimento e da economia do país”, daí “a prioridade máxima dada aos corredores de mercadorias”.
No corredor internacional norte, um dos destaques é o projecto Aveiro-Vilar Formoso, uma obra que custará cerca de 56 milhões de euros e deverá estar concluída no último trimestre de 2020.
O corredor internacional norte inclui ainda o projecto Pampilhosa-Vilar Formoso, a electrificação do troço Covilhã–Guarda, para permitir comboios eléctricos na totalidade da Linha da Beira Baixa, e a construção da concordância na Guarda e Pampilhosa. Nestes dois últimos casos, a contratação da construção está prevista para Agosto.
Este corredor visa melhorar a ligação ferroviária do norte e centro de Portugal com a Europa, para viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, permitindo a articulação entre os portos do norte/centro e a fronteira de Vilar Formoso, promover a interoperabilidade ferroviária com a rede espanhola e a europeia e reduzir os custos de operação da IP da ordem dos 500 mil euros por ano. O corredor internacional sul é também um projecto significativo e visa assegurar a ligação ferroviária entre o sul de Portugal e a Europa, também para viabilizar um transporte ferroviário de mercadorias eficiente, permitindo a articulação entre os Portos do Sul e a fronteira do Caia.