JLL, Seedcamp e Starwood querem apoiar “startups” no sector imobiliário com a “Concrete”
A JLL associou-se à Seedcamp e à Starwood Capital Group para o lançamento da “Concrete”, uma iniciativa que visa “identificar e apoiar” as “startups” focadas na inovação tecnológica aplicada ao imobiliário (“startups proptech”) “mais promissoras a nível global”
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A JLL associou-se à Seedcamp e à Starwood Capital Group para o lançamento da “Concrete”, uma iniciativa que visa “identificar e apoiar” as “startups” focadas na inovação tecnológica aplicada ao imobiliário (“startups proptech”) “mais promissoras a nível global”.
Em comunicado de imprensa, a JLL explica que a Seedcamp consiste num fundo especializado no investimento em “startups” e que a Starwood é uma sociedade de “private equity” e de capital de risco para o sector imobiliário, referindo que esta aliança tem como objectivo responder “aos maiores desafios que se colocam hoje às “startups” desta área”.
Os desafios referidos pela consultora imobiliária consistem no acesso ao capital, no conhecimento especializado e numa rede global de contactos necessários para que as “startups” se estabeleçam, acelerem o crescimento do seu negócio numa fase inicial e ganhem escala para dar resposta a grandes clientes.
Neste sentido, a “Concrete” “e o seu painel de consultores especialistas” fornecerá estes “ingredientes essenciais a um conjunto seleccionado de “startups”, disponibilizando apoio e consultoria que possibilitarão aumentar as probabilidades de sucesso das suas inovações tecnológicas para o sector imobiliário.
De acordo com a JLL, a “Concrete” identificou e investiu já na Hubble HQ, uma plataforma online de espaços de trabalho, no fornecedor de sistemas de captação de dados em tempo real Opensensors.io, e no sistema de inteligência legal Beagle.ai, sublinhando a consultora que cada uma destas iniciativas “aporta um valor transformador e inovador à comunidade imobiliária”. Como tal, e para sustentar o seu crescimento, “será apoiada por especialistas representantes de várias disciplinas dentro do sector imobiliário”.
“A nossa aliança com a “Concrete” permite à JLL estar na linha da frente da próxima geração de tecnologias relacionadas com o imobiliário”, afirmou o CEO da JLL para a região EMEA, acrescentando que a iniciativa irá ajudar a consultora a concretizar os seus “objectivos estratégicos de aportar os benefícios relacionados com a tecnologia” aos seus clientes “e de liderar a transformação em curso na indústria imobiliária de uma forma mais ampla”.
Segundo Guy Grainger, os responsáveis da JLL estão “muito entusiasmados por dar início a este projecto”, contribuindo com o seu “conhecimento especializado” e a sua “visão sobre aquilo que precisam os investidores, os ocupantes e os promotores do imobiliário, desempenhando assim um importante papel para ajudar as melhores ideias a criar raízes e a crescer”.
Por sua vez, Taylor Wescoatt acrescentou que, “sendo uma das marcas globais imobiliárias mais respeitadas a nível global, a JLL dá-nos acesso a uma visão, rede de contactos e experiência ímpares”. “Há uma torrente de tendências tecnológicas a agitar o mercado imobiliário global, que vale cerca de 217 triliões de dólares”, acrescentou o director da “Concrete” e Expert em Residence na Seedcamp, ressalvando que “as “startups” estão a usar as novas tecnologias como o VR, o “blockchain”, e o “big data” para tornar possíveis soluções inovadoras naquele que foi, durante muito tempo, um mercado muito tradicional”.
“Estamos, por isso, muito entusiasmados por trabalhar com a JLL e com os nossos parceiros para fornecer uma rede de contactos extensa, aceder a mais financiamento e permitir que o conhecimento possa crescer”, rematou Wescoatt.
Por sua vez, Reshma Sohoni, parceira fundadora da Seedcamp, assumiu que vê “um grande potencial no espaço “proptech””. “Já apoiámos várias empresas neste sector e estamos a assistir a um aumento nunca antes visto no número de “startups” que orbitam nesta esfera e que vêm ter connosco para investir”, continuou Sohoni.