Mercado de centros comerciais na Europa atinge maturidade
Segundo o estudo European Shopping Centre Development, publicado pela Cushman & Wakefield, este facto prende-se com a maturidade do mercado e o aumento das compras online
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À semelhança do que já acontece em Portugal nos últimos anos, também o mercado de centros comerciais na Europa atingiu a sua maturidade, de acordo com a última edição do estudo European Shopping Centre Development, publicado pela Cushman & Wakefield, que regista um abrandamento no numero de metros quadrados (m2) construídos este ano e previstos para os próximos anos.
Nas duas últimas décadas, uma média de 5,4 milhões de m2 de novo espaço de centros comerciais foi construída todos os anos, mas a previsão anual para 2018 e 2019 é de apenas 3,5 milhões de m2.
A razão deste abrandamento prende-se com a maturidade de vários mercados e também por um aumento das compras online que fazem decrescer as necessidades de espaço.
O estudo aponta ainda para as oportunidades de reabilitação de centros comerciais existentes, já que um terço dos centros comerciais na Europa tem mais de 20 anos.
Nos primeiros seis meses de 2018 foram construídos na Europa Ocidental 373.000 m2 de novo espaço comercial, um aumento de 8,2% em relação ao ano anterior, elevando o stock total para 108,8 milhões de m2
No segundo semestre do ano e até ao final de 2019 está prevista a abertura de mais 2,1 milhões de m2, retratando uma queda de 25% face ao período homólogo.
A Europa Central e de Leste, ainda que seja um mercado menos maduro, retrata também um desacelerar na promoção de centros comerciais. No primeiro semestre foram construídos mais 676.000 m2, e espera-se a abertura de 4 milhões de m2 até ao final de 2019, um decréscimo de 2,4% comparativamente com o período homólogo.
O Reino Unido foi o país que registou maior volume de nova oferta comercial na Europa Ocidental, com mais 90.000 m2 inaugurados na primeira metade do ano, em grande parte justificados pela expansão de 69.000 m2 do Westfield Shopping Centre em White City, Londres. Na Europa Central e de Leste, a Turquia foi o país que registou o maior número de aberturas, com 358.000 m2 inaugurados nos primeiros meses de 2018, representando mesmo assim uma queda de quase 40% relativamente ao mesmo período de 2017.
Em Portugal, a maturidade do mercado de centros comerciais também se tem revelado através de uma menor actividade na promoção de novos projectos. No primeiro semestre de 2018 não foram inaugurados novos conjuntos comerciais no nosso País, e até ao final do ano espera-se um aumento na nova oferta de apenas 13.000 m2, resultante da expansão do centro comercial Oeiras Parque, da Mundicenter, e da inauguração de uma galeria comercial na Madeira, parte do Hotel Savoy.
Os restantes projectos em pipeline correspondem à expansão de centros comerciais existentes, nomeadamente o NorteShopping e o Centro Colombo, da Sonae; e o Glicinias Plaza em Aveiro, do Grupo LBM.