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    CBRE assessora venda do Latino Coelho 142 no Porto

    O imóvel, anteriormente detido pelos FII’s Renda Predial e Imorenda, geridos pela Interfundos, foi adquirido pelos holandeses NIPA Holdings BV

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    A CBRE, consultora imobiliária, assessorou a venda do edifício Latino Coelho 142 à NIPA holdings BV, um grupo holandês especializado em escritórios. O imóvel situado no centro do Porto, próximo da estação de Metro do Marquês, era anteriormente detido pelos Fundos de Investimento Imobiliário Renda Predial e Imorenda, geridos pela Interfundos, Sociedade Gestora de Fundos Imobiliários do Millennium bcp, representados pela CBRE nesta transacção.

    Com seis pisos acima do solo e uma área de escritórios de 3.865 m2, o edifício Latino Coelho oferece um espaço amplo com open space e boa exposição solar com janelas amplas. O imóvel  dispõe ainda de 44 lugares de estacionamento, localizados na cave e sub-cave, com entrada pela Rua Aurélia de Sousa.

    Luís Mesquita, director, CBRE Porto, afirma que “nunca o mercado imobiliário no Porto assumiu um papel tão preponderante como agora. Considerando as taxas de rentabilidade ainda acima da média e o elevado potencial de investimento, as expectativas são de que os investidores continuem a olhar para a cidade como uma alternativa de investimento atractiva e de futuro. Esta realidade é particularmente visível no mercado de escritórios, que tem sido impactado pelas muitas empresas multinacionais que se têm vindo a fixar no Porto.”

    Dada a sua localização central, o Latino Coelho 142 dispõe de bons acessos à VCI e baixa do Porto, estando também servido por uma excelente rede de transportes públicos nas imediações.

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    Lisboa testa método pioneiro de prospecção arqueológica

    Este primeiro rastreamento está a ser realizado na Baixa Pombalina e os primeiros resultados deverão ser apresentados em conferência a realizar em Lisboa nos dias 18 a 20 de Novembro. O projecto é desenvolvido pela equipa da empresa francesa Exail, em estreita articulação com o Portuguese Quantum Institute e com o CAL – Centro de Arqueologia da Câmara Municipal de Lisboa

    O subsolo de Lisboa foi escolhido para a testagem de um método pioneiro de prospecção arqueológica: um rastreamento não intrusivo, que permite a detecção e a leitura de vestígios arqueológicos com recurso a novas tecnologias de gravimetria quântica.

    Sendo Lisboa uma das capitais europeias mais antiga, com 3000 anos de continuidade urbana, foi uma escolha natural para experimentar esta tecnologia. Este primeiro rastreamento está a ser realizado, até esta sexta-feira, dia 11 de Outubro, na Baixa Pombalina, cujas evidências arqueológicas subjacentes remontam pelo menos até à Idade do Ferro, e à presença fenícia na cidade.

    O projecto é desenvolvido pela equipa da empresa francesa Exail, em estreita articulação com o Portuguese Quantum Institute e com o CAL – Centro de Arqueologia da Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito de um projecto financiado pela Comissão Europeia “Flagship in Quantum Technologies” lançado em 2018.

    Os primeiros resultados desta intervenção serão apresentados na conferência “EQTC – European Quantum Technologies Conference”, que acontece de 18 a 20 de Novembro, em Lisboa.

    Com esta nova abordagem científica pretende-se obter leituras preliminares que desvendem património arqueológico ocultado, antes de realizar escavações arqueológicas e, desta forma, ter uma nova ferramenta de monitorização, que proporcione uma aproximação às realidades históricas existentes sobre os actuais níveis de circulação da cidade, de uma forma não invasiva.

    A gravimetria quântica conta com extraordinários resultados em diferentes áreas, como a Defesa, a Saúde, ou a Geologia, sendo agora aplicada ao património arqueológico.

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    Savills coloca iServices na Rua Garrett, em Lisboa

    “Cada vez mais, a correcta localização tem um impacto positivo na performance do operador. E neste contexto, a rua Garrett, devido ao grande tráfego pedonal, essencialmente caracterizado por turistas e visitantes, assume-se como um local estratégico para a iServices”, explica Maria Luísa Branco, Retail associate da Savills

    O Departamento de Retalho da Savills acaba de concluir mais uma operação de sucesso, assegurando a abertura da iServices na Rua Garrett, uma das ruas mais “vibrantes e emblemáticas” de Lisboa. Esta nova loja, com cerca de 40 metros quadrados (m2), oferece à iServices uma localização de prestígio, posicionando-a no coração da cidade, onde lisboetas e turistas se cruzam diariamente, impulsionando a marca para o centro da vida comercial e cultural de Lisboa. 

    Com esta que é a sua 56ª loja, em Portugal, a iServices reforça a sua presença numa das zonas comerciais mais dinâmicas e concorridas da cidade, rodeada por marcas de renome internacional. Esta nova abertura sublinha a ambição da marca de estar próximo de um público exigente e diversificado, em busca de soluções tecnológicas e serviços de reparação de excelência. 

    A concretização desta operação pela Savills é mais uma prova do seu papel activo no desenvolvimento do comércio de rua da Baixa e Chiado. Recentemente, o departamento de Retalho foi também responsável pelas colocações bem sucedidas da Toni Pons e da Nude Project na Rua Áurea, e actualmente está a comercializar novas lojas na Rua do Carmo. “Este é um claro reflexo do dinamismo e visão estratégica que têm marcado o trabalho da Savills no centro histórico da capital”. 

    “Cada vez mais, a correcta localização tem um impacto positivo na performance do operador. E neste contexto, a rua Garrett, devido ao grande tráfego pedonal, essencialmente caracterizado por turistas e visitantes, assume-se como um local estratégico para a iServices que é detentora de uma ampla oferta de serviços de reparação e produtos para telemóveis , essenciais para quem nos visita”, afirmou Maria Luísa Branco, Retail associate da Savills.

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    Lisboa: Reabilitação da vila Romão da Silva concluída em 2025

    O projecto representa um investimento de 4,5 M€, apoiado pelo PRR, e visa dar melhores condições aos moradores, “preservando as características desta vila operária”

    O projecto de reabilitação da vila Romão da Silva, em Lisboa, representa um investimento de 4,5 milhões de euros, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e visa dar melhores condições aos moradores, “preservando as características desta vila operária”, construída em 1900.

    Além das 35 habitações, a intervenção inclui equipamentos de proximidade e um auditório com capacidade para 80 pessoas, que será integrado na rede “Um teatro em cada bairro”.

    Será, ainda, criado um espaço destinado à sede da colectividade local Sport Lisboa e Amoreiras. O auditório estará aberto para o pátio interior da vila, contribuindo para a revitalização do espaço comunitário.

    Na visita às obras de reabilitação da histórica vila Romão da Silva, em Campolide, Carlos Moedas, presidente da autarquia, destacou a importância desta intervenção para a cidade. “É um projecto muito importante, porque temos de ter uma cidade para todos, onde todos possam viver. A vila Romão é um exemplo disso. Estamos a reabilitar 35 fogos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

    Estamos, acrescentou Carlos Moedas a preservar o património e identidade do bairro: “Guardar aquilo que é Lisboa de sempre, que é esta identidade que vem também destes bairros”.

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    Transacções de habitações com crescimento expressivo no 2.º Trimestre de 2024

    No 2º trimestre de 2024, foram transaccionados 37.125 alojamentos, totalizando 7.877 milhões de euros, reflectindo um crescimento significativo de 10,4% no número de transacções e de 14,1% no montante, em comparação com o mesmo período do ano anterior, salienta análise de Conjuntura do Sector da Construção da AICCOPN

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    No segundo trimestre de 2024, de acordo com os dados divulgados pelo INE, foram transaccionados 37.125 alojamentos, totalizando 7.877 milhões de euros. Estes valores reflectem um significativo crescimento de 10,4% no número de transacções e de 14,1% no montante, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação ao primeiro trimestre de 2024, também se registaram aumentos expressivos, com um crescimento de 12,2% no número de transacções e de 17,0% no montante financeiro envolvido. No mesmo período, o Índice de Preços da Habitação manteve a tendência de valorização, apurando-se um crescimento de 7,8%, em termos homólogos, e de 3,9% face ao trimestre anterior.

    No que concerne à área licenciada em edifícios habitacionais e não residenciais, observa-se uma contracção menos acentuada, resultado de uma evolução positiva nos últimos dois meses (Junho e Julho). Assim, nos primeiros sete meses de 2024, a área licenciada em edifícios habitacionais registou uma variação de -3,9%, enquanto nos edifícios não residenciais verificou-se uma diminuição acumulada de 8,6%.

    No segmento de engenharia civil, até ao final de Agosto, o valor total dos concursos de obras públicas promovidos atingiu 6.230 milhões de euros, um aumento de 47,5% face aos 4.224 milhões de euros promovidos no ano anterior. No que diz respeito às empreitadas de obras públicas objecto de celebração de contrato e registadas no Portal Base, o volume atingiu 2.669 milhões de euros nos primeiros oito meses de 2024, traduzindo-se num aumento de 32,1%, em termos de variação homóloga temporalmente comparável.

    O consumo de cimento no mercado nacional atingiu 2.699 milhares de toneladas até ao final de Agosto, o que representa um aumento de 3% em termos homólogos, reflectindo a dinâmica positiva do sector da construção, que, impulsionado pela evolução nas transacções imobiliárias e nas obras públicas, continua a ser um pilar fundamental para o desenvolvimento económico e social do país.

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    Quadrante assegura infraestruturas essenciais do novo Hospital Lisboa Oriental

    Rede de abastecimento, energia, telecomunicações, acústica e heliporto entre as áreas de responsabilidade da Quadrante no novo projecto hospitalar de Lisboa

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    O projecto, anunciado esta semana pelo Governo e cuja construção foi atribuída à Mota-Engil, resulta de um concurso público internacional que visou a contratação, em regime de PPP com carácter infraestrutural, para a concepção, o projecto, o financiamento, a construção e a manutenção de uma infraestrutura hospitalar, durante um prazo total de 30 anos, sendo três anos para a construção e 27 anos para a disponibilização e manutenção da infraestrutura.

    A Quadrante foi a empresa contratada para desenvolver os projectos nas seguintes especialidades: estruturas e fundações, rede de abastecimento de água e incêndios, rede de recolha de águas residuais e pluviais, rede de gás combustível, rede de distribuição de energia eléctrica, rede de telecomunicações, rede viária e infraestruturas exteriores, projecto de terraplenagens, consultoria de tráfego, acústica e heliporto.

    “O Hospital Lisboa Oriental representa um dos projectos mais emblemáticos das últimas décadas para a cidade de Lisboa e para Portugal. Este é um compromisso de longo prazo com a inovação, a sustentabilidade e o bem-estar das gerações futuras. A QUADRANTE tem a responsabilidade de fazer parte da extensa equipa que fará deste projecto uma realidade, nomeadamente contribuindo para garantir que esta infraestrutura oferece máxima eficiência operacional, segurança sísmica e ainda condições de trabalho que dignificam o utente e os profissionais que nela trabalharão. Estamos orgulhosos de participar num projecto que redefinirá os padrões do sector hospitalar em Portugal”, afirma Nuno Costa, CEO do Grupo Quadrante.

    O novo Hospital Lisboa Oriental, localizado em Marvila, vai assegurar grande parte da actividade do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central, centro constituído actualmente por seis Hospitais: Hospital São José, Hospital de Santa Marta, Hospital Dona Estefânia, Hospital Curry Cabral, Hospital Santo António dos Capuchos e Maternidade Alfredo da Costa. Este novo Hospital vai oferecer também as especialidades de Reumatologia, Medicina Nuclear e Radioncologia.

    Com uma área total bruta de 180.000 m2, que representa a implantação em três parcelas de terreno, os três edifícios estarão interligados, sendo que se admite a possibilidade da existência de uma ligação subterrânea e uma ligação aérea, na medida em que o hospital deverá dispor de heliporto.

    Apesar da capacidade imediata correspondente a 875 camas, a infraestrutura será preparada para possibilitar, em situação de contingência, sem necessidade de obras adicionais, a expansão até 1.075 camas. Quanto ao número mínimo lugares de estacionamento, espera-se que o novo hospital disponha de 2.945 lugares, sendo que, destes pelo menos 1.450, deverão ser construídos num parque subterrâneo.

    A Quadrante anunciou recentemente a aquisição estratégica do grupo espanhol Meta Engineering, numa operação que duplicou a sua dimensão e visou a complementação das capacidades de ambas as empresas. Com esta integração, o novo grupo prevê atingir um volume de negócios acima dos 100 milhões de euros em 2024 e um número de colaboradores de cerca de 1.100, transformando a Quadrante num dos principais players do sector na Península Ibérica.

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    Berkshire Hathaway HomeServices lança nova edição Global Luxury Landscape 2024/2025

    Mercado imobiliário de luxo continua forte e com uma procura estável, mesmo em tempos de incerteza económica. O novo relatório Global Luxury Landscape 2024/2025 da Berkshire Hathaway HomeServices destaca as novas tendências que estão a transformar os imóveis e o mercado de luxo

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    O mercado imobiliário de luxo está em constante evolução e o novo relatório Global Luxury Landscape 2024/2025 da Berkshire Hathaway HomeServices destaca as novas tendências que estão a transformar os imóveis e o mercado de luxo, inclusive em Portugal. O relatório revela também que o mercado imobiliário de luxo global continua forte, com uma procura estável, mesmo em tempos de incerteza económica. O Global Luxury Landscape 2024/2025 reforça que o setor imobiliário de luxo continua a ser um refúgio para investidores e compradores que valorizam tanto o estilo de vida como a segurança financeira, com Portugal a manter-se como um dos destinos preferidos.
    Entre as principais tendências no mercado imobiliário de luxo, a nível global, a consultora destaca desde logo a migração de luxo. “Os compradores com alto poder de compra estão cada vez mais flexíveis quanto à localização das suas novas casas, desde que estas cumpram os mais elevados padrões em termos de sustentabilidade e comodidades. Incentivos fiscais e proximidade a centros tecnológicos são fatores especialmente valorizados”. Ao mesmo tempo que se assiste a uma resistência às taxas de juros, o segmento mais caro está mais ligado à saúde do mercado de ações do que à política monetária, à maior transformação provocada pela IA no processo de compra de imóveis de luxo, e ao foco em comodidades que promovem o bem-estar, como spas e ginásios em casa, tem crescido, assim como a procura por propriedades sustentáveis que utilizam materiais ecológicos e práticas como paisagismo regenerativo.

    Uma das tendências mais marcantes é a de casas com curvas suaves e designs que integram a natureza de forma harmoniosa, refletindo uma procura crescente por paz e ligação ao meio ambiente. Ana Lopes, da Berkshire Hathaway HomeServices Atlantic Portugal, acrescenta que o mercado tradicional também está a adotar estas tendências, com novos empreendimentos e renovações a focarem-se em luz natural, eficiência energética e ligação a espaços verdes. “Estamos a ver uma forte influência do estilo arquitetónico brasileiro, que privilegia a integração entre o ambiente exterior e interior, e também de estilos do Norte de África e do México, que utilizam materiais rústicos e cores terrosas, proporcionando um conforto e paz únicos.” Graças à globalização das redes sociais, influências de países como o Japão e a Escandinávia estão agora a moldar o estilo arquitectónico em Portugal.

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    Rendas na Europa aumentaram 4,3%, mas os apartamentos em Lisboa estão mais baratos

    A HousingAnywhere, divulga a mais recente edição do Rent Index, relativa ao 3º trimestre de 2024, que avalia os preços das rendas no último trimestre, em 28 cidades europeias, e a comparação com o período homólogo. Rendas aumentaram 4,3% na Europa no último trimestre, mas os apartamentos estão mais baratos em Lisboa

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    O Index Internacional de Rendas da HousingAnywhere regista um aumento anual das rendas de 4,3% em 28 cidades europeias, igualando o ritmo do último trimestre. Lisboa contraria a tendência com o valor de renda dos apartamentos a descer 10.4%, em comparação com o mesmo período de 2023. Já na cidade do Porto, o valor para alugar um apartamento aumentou para 1.500€, comparando com 1.350€ do ano passado. Apesar da mobilidade de estudantes para o começo do novo ano lectivo, ambas as cidades não tiveram variações drásticas na renda de aluguer de quartos.

    De acordo com o HousingAnywhere International Rent Index by City para o 3º trimestre de 2024, os preços das rendas em toda a Europa aumentaram 4,3% em comparação com o mesmo período do ano passado. Este aumento é consistente com a tendência ascendente registada ao longo do ano, com o segundo trimestre a registar também um aumento de 4,3% em relação ao ano anterior e o primeiro trimestre a registar um aumento de 3,8%. A HousingAnywhere, uma plataforma europeia de arrendamento de médio prazo, analisou os dados de arrendamento de apartamentos, quartos e estúdios mobilados de um a três quartos em 28 grandes cidades europeias.

    Preços dos quartos estabilizam no Porto e em Lisboa, enquanto aumentam no resto da Europa. O terceiro trimestre do ano é tradicionalmente marcado pelos estudantes que procuram alojamento para o início dos seus programas de estudo. “Os preços dos quartos divergiram do trimestre anterior, com um aumento trimestral de 2,4% e um aumento anual de 3,8%”, afirmou Djordy Seelmann, CEO da HousingAnywhere. “Em muitas cidades europeias, onde a escassez de oferta está a criar desafios significativos para os inquilinos, os estudantes enfrentam dificuldades ainda maiores durante esta época do ano, o que coloca em risco as suas experiências educativas ou os seus percursos profissionais.”

    Enquanto os preços dos quartos aumentaram na grande maioria das cidades europeias, tanto no Porto como em Lisboa os preços são semelhantes ao de há um ano. Apenas Lisboa, onde o preço de um quarto é de 600€, foi afectada pelo tradicional aumento de preços relacionado com a mobilidade dos estudantes antes do início do próximo ano lectivo. O Porto, por outro lado, tem-se mostrado resistente a esta tendência, mantendo as rendas dos quartos nos 450€ durante todo o ano.

    Embora Amesterdão tenha ultrapassado a barreira dos 1.000€ para os preços dos quartos no último trimestre, uma ligeira descida em relação ao trimestre anterior fez com que a média descesse para 984€. No entanto, as rendas na capital holandesa continuam a ser 4,6% superiores às do ano passado. Várias cidades holandesas e alemãs continuam a registar os preços mais elevados, com Hamburgo a 890€ e Haia a 850€. Já Paris (840€), também entre as cidades com preços mais elevados, registou um aumento substancial de 18,3%.
    Em contrapartida, cidades como Budapeste (350€) e Valência (400€) e o Porto (450€) oferecem preços de quarto mais baixos. As maiores descidas homólogas registaram-se em Frankfurt (-6,8%), Berlim (-6,7%) e Milão (-6,5%).

    Lisboa reduz o valor nos apartamentos, Porto recupera equilíbrio
    Em toda a Europa, os preços dos apartamentos aumentaram 4,1% em comparação com o ano anterior. No entanto, a tendência parece ser a oposta em Lisboa, com os preços dos apartamentos a reduzirem, em comparação com há um ano. Um apartamento na capital portuguesa custava 1.600€ no primeiro trimestre do ano, depois aumentou para 1.848€ no segundo trimestre e agora desceu ligeiramente para 1.792€. Em suma, os preços são agora 10,4% mais baixos do que há um ano.

    Já o Porto, tem visto um aumento do valor de renda de apartamentos. Se no primeiro trimestre arrendar um apartamento podia custar cerca de 1.250€, no segundo trimestre o valor aumentou para 1.500€, transitando o mesmo valor para este Q3. Comparando com o mesmo período do ano passado, confirma-se uma subida de 11%.
    No resto da Europa, no espectro mais elevado de preços, vemos Roma. Pela primeira vez nos últimos anos, Roma ultrapassou Amesterdão como a cidade com os preços mais elevados para apartamentos neste relatório, que abrange 28 cidades em 12 países europeus (excluindo o Reino Unido e a Suíça). No entanto, a diferença é de apenas 10€, uma vez que o preço médio de um apartamento mobilado em Roma é agora de 2.500€, em comparação com 2.490€ em Amesterdão. A capital italiana registou também o maior aumento anual dos preços dos apartamentos, 28,2%, enquanto Amesterdão registou um aumento de 10,7%.
    Sobre os preços mais baixos, Budapeste continua a ser a cidade com os preços mais baixos de apartamentos (850 euros), registando uma descida de 12,1%. Várias cidades alemãs, incluindo Estugarda (-18%), Colónia (-6,3%) e Dusseldorf (-3,1%), também registaram quedas de preços significativas.

    Preços dos estúdios variam nas cidades europeias: Lisboa teve o maior aumento

    As cidades alemãs registaram alguns dos preços mais elevados nesta categoria. Munique e Hamburgo registaram uma média de 1.650€ e 1.495€, respectivamente. Bolonha (1.350€) e Paris (1.299€) também se encontram entre as cidades com preços mais elevados para aluguer de estúdios. Já Lisboa teve a maior variação de preço com um aumento de 31.40% no aluguer de estúdios, passando de 900€ no terceiro trimestre de 2023 para 1.183€ neste Q3.
    Por outro lado, Turim, Budapeste e Atenas apresentam preços mais baixos para estúdios, com 652€, 695€ e 725€, respectivamente.

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    Filipa Fleming assina interiores do escritório da Generali Tranquilidade

    O atelier Filipa Fleming Interior Design, assina o novo espaço da Administração no escritório sede da Generali Tranquilidade, na Avenida da Liberdade, num projecto que aposta na singularidade e personalização com marcas portuguesas e soluções sustentáveis

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    Um local de trabalho elegante e sofisticado em linhas contemporâneas que reflecte a identidade da marca de forma subtil. É assim o novo espaço da Administração no escritório- sede da Generali Tranquilidade, na Avenida da Liberdade, decorado pelo atelier Filipa Fleming- Interior Design, num projecto que aposta ainda na singularidade e personalização com marcas portuguesas e soluções sustentáveis.

    No mesmo piso foi também reformulado o rooftop, optimizando um espaço com vista panorâmica sobre a cidade e o rio, trazendo para este local ao ar livre, no centro de Lisboa, as cores da marca e um pouco de natureza.

    A redecoração surge no âmbito do rebranding da seguradora, que alterou o nome para Generali Tranquilidade, uma mudança que trouxe consigo uma maior predominância do “vermelho Generali” vs o “verde Tranquilidade”.
    Para dar vida e alma ao escritório, há peças de design exclusivo que foram executadas propositadamente para este espaço, mobiliário existente que foi reaproveitado com novas roupagens, equipamentos e artefactos de outros tempos – como telégrafos, máquinas de escrever e carimbos – que foram transformados em “ícones vintage” e combinados com artigos mais modernos, para dar lugar a recantos decorativos.

    A ideia é conceber um ambiente de trabalho inspirador e humanizado, que sobressai pela sua simplicidade funcional, com um toque de sofisticação. Os tons neutros de bege e cinzento foram pincelados com o vermelho da marca, as madeiras nobres – como a nogueira – foram conjugadas com papel de parede alinhado, pedras mármore calacatta e tampos de mesa e cadeiras revestidos em eco pele, o que, a par da reutilização de mobiliário e peças antigas, contribui para construir um espaço mais sustentável e personalizado.

    As soluções de sustentabilidade abrangem, aliás, não só a vertente ambiental mas também a económica, com o objectivo de ter um projecto a custos controlados. Ao dar uma segunda vida ao mobiliário da companhia, recuperando móveis e aplicando-lhes novos materiais, procurou- se evitar investimentos desnecessários e escolhas de “fast fashion” com durabilidade limitada.

    “Conceber um espaço de conforto e bem-estar, onde apeteça estar e trabalhar e onde a empresa possa receber os seus clientes com requinte e expressar a identidade da marca, sem ser demasiado marcante, foi o nosso principal objectivo neste projecto de interiores para a Generali Tranquilidade”, explica Filipa Fleming, fundadora do atelier. “Com este propósito em mente, a personalização com peças exclusivas foi fundamental para criar um ambiente único e irrepetível, mas sem esquecer a funcionalidade e as soluções sustentáveis, seja nos materiais ou no reaproveitamento de mobiliário”, conclui a decoradora.

    A identidade da marca em peças exclusivas

     

    Espaço identitário, o hall de entrada do piso exibe uma das peças mais emblemáticas do projecto de interiores. O sofá de linhas orgânicas que acompanha a curvatura da parede – reconstruída pelo atelier – foi desenhado por uma insígnia portuguesa e personalizado por Filipa Fleming com tecido texturado, no tom vermelho da Generali Tranquilidade. O padrão repete-se noutras peças de modelos diferentes, seja uma chaise longue ou uma banqueta. Na parede curva foi criada uma nova estereotomia com ripado de madeira e caixas em bronze espelhadas e iluminadas, conferindo amplitude a esta área.

    A personalização é também o factor distintivo dos seis gabinetes individuais, que ganharam luz e amplitude ao ser aplicado papel de parede alinhado em tons neutros sobre o revestimento de madeira escura original. Com desenho feito à medida, cada secretária de trabalho em madeira tem acoplada uma pequena mesa de reuniões revestida em ecopele, o mesmo material com que o atelier revestiu as cadeiras. Conjugando funcionalidade e bem- estar, cada um destes espaços usufrui ainda de uma zona de relaxamento com poltrona e candeeiro de leitura.
    Nos gabinetes duplos, o design segue a mesma linguagem vincada pelas madeiras nobres e revestimentos tipo linho, mas os apontamentos em preto proporcionam a este ambiente um ar vintage e, simultaneamente, moderno.

    Na sala do Conselho de Administração, foi aproveitada a estrutura existente da mesa de reuniões para aplicar um tampo novo, com o centro em ecopele, em harmonia com as cadeiras do mesmo material e tom.

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    Studio28 é o novo espaço multiusos da EastBanc

    Um espaço multiusos que vem dar resposta à procura por um espaço multifuncional alinhado com a identidade única do Príncipe Real

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    Com uma área bruta de 92 m2, o novo espaço da EastBanc diferencia-se pela versatilidade de utilizações. O Studio28 funcionará das 7h às 20h e pode facilmente converter-se num estúdio de yoga ou fotografia, atelier de pintura, espaço para receber eventos e apresentações corporativas, lançamentos de produtos ou workshops.

    Localizado no número 28 da Praça do Príncipe Real e com uma ampla variedade de comércio e restauração à volta, este novo espaço adquirido pela EastBanc conta com um terraço que oferece uma vista privilegiada sobre a cidade de Lisboa.

    O Studio28 caracteriza-se ainda por ter uma sala espaçosa e repleta de luz natural e ar condicionado, acesso directo ao terraço, casa de banho privativa e uma kitchenette equipada com frigorífico, micro-ondas e lavatório, instalações que são essenciais para proporcionar as melhores condições às entidades e empresas que alugarem o espaço.

    “Com o Studio28, quisemos dar resposta à elevada procura que temos vindo a sentir, criando um espaço multifuncional que se alinhasse com a identidade única do Príncipe Real. Aqui oferecemos todas as condições e ainda um terraço que proporciona uma vista panorâmica sobre a cidade de Lisboa, destacando-se como um verdadeiro privilégio para qualquer evento ou iniciativa que aqui se realize”, salienta Filipa Valle Teixeira, head of leasing & marketing na EastBanc Portugal.

    Recentemente, o Studio28 já recebeu o seu primeiro evento, neste caso o lançamento da nova gama de produtos capilares da Sisley.

     

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    Century 21 Portugal lança manual para apoiar jovens na compra da primeira casa

    “Acreditamos que o acesso à informação é igualmente crucial para que os jovens possam tomar decisões mais informadas e seguras. O objectivo deste guia passa por ajudar os jovens a navegar com confiança num mercado imobiliário cada vez mais competitivo”, afirma Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal

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    A Century 21 Portugal acaba de lançar o “Manual como sair de casa dos pais”. Um guia essencial para os jovens que procuram adquirir a sua primeira habitação. Esta iniciativa surge num contexto particularmente relevante, uma vez que o Governo publicou no dia 27 de Setembro a regulamentação da tão aguardada Garantia Pública para o crédito à habitação, destinada a jovens até aos 35 anos.

    Segundo a nova Portaria, os jovens com rendimentos até ao 8º escalão do IRS poderão beneficiar de uma garantia do Estado que incide sobre 15% do valor da transacção, permitindo aos bancos financiar até 100% do valor do imóvel, desde que o preço da transacção não exceda os 450 mil euros. Este é um marco importante que visa facilitar o acesso à habitação para uma geração que enfrenta grandes desafios no actual mercado imobiliário.

    Além da Garantia Pública, outras medidas importantes podem beneficiar os jovens na compra da sua primeira casa, como a isenção de Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e a isenção de Imposto de Selo (IS). Estas medidas reduzem consideravelmente os custos associados ao processo de compra, disponibilizando um apoio financeiro adicional.

    “O lançamento deste manual é um contributo essencial num momento em que o acesso à habitação continua a ser um dos principais desafios para os jovens em Portugal. A recente regulamentação da Garantia Pública é um passo na direcção certa, mas acreditamos que o acesso à informação é igualmente crucial para que os jovens possam tomar decisões mais informadas e seguras. O objectivo deste guia passa por ajudar os jovens a navegar com confiança num mercado imobiliário cada vez mais competitivo, oferecendo ferramentas úteis para quem está a dar os primeiros passos na sua independência financeira”, sublinha Ricardo Sousa, CEO da Century 21 Portugal.

    Recorde-se que no início do ano a Century 21 Portugal lançou também o Observatório do Imobiliário, onde deu a conhecer as tendências e dificuldades que os portugueses, especialmente os jovens, enfrentam no acesso à habitação. Neste estudo, por exemplo, já tinha ficado demonstrado que se em 2018 o principal motivo para a procura de casa era casar/união (18%), actualmente é ter autonomia (21%). Já a maioria das desistências da procura deve-se ao preço (55%), quando antes era por não se encontrar a casa pretendida (42%).

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