Franceses da FREY adquirem Algarve Shopping e Albufeira Retail por 179M€
Trata-se do primeiro investimento em Portugal desta entidade que actua no desenvolvimento, promoção, investimento e gestão imobiliária, com uma forte especialização em centros comerciais ao ar-livre. A Sonae Sierra irá manter-se na gestão do centro comercial
CONSTRUIR
Novo crédito à habitação regista crescimento de 26,1% até Fevereiro
Preços das casas aceleram nos primeiros meses de 2024
Sierra renova espaço de restauração no Centro Vasco da Gama
Coldwell Banker Portugal com cinco anos de actividade em Portugal
Exposição “O Que Faz Falta” comemora 50 anos de arquitectura em democracia
Grupo Luz Saúde investe 58M€ num novo hospital em Santarém
Round Hill Capital vende portfólio da Nido Living por 27M€
PRR financia 17 fogos em Cantanhede
Obras nacionais em destaque no EU Mies Award 2024 com visitas acompanhadas
Plataforma Flipai já permite simulação de crédito a 100%
A FREY, de origem francesa, acaba de anunciar a aquisição do Algarve Shopping e do Albufeira Retail Park à CBRE GIP e Sonae Sierra por um valor de €179,3 milhões. Trata-se do primeiro investimento em Portugal desta entidade que actua no desenvolvimento, promoção,
investimento e gestão imobiliária, com uma forte especialização em centros comerciais ao ar-livre. O Departamento de Capital Markets da JLL foi responsável pela operação, actuando em nome do comprador, enquanto a RPE actuou em nome do vendedor.
“Esta é uma das maiores operações de investimento do ano à data e reflecte a vitalidade do mercado português, não só pelo facto de atrair um novo investidor, como pela dimensão do negócio e por envolver um activo troféu. Este complexo comercial, constituído pelo shopping e pelo retail park, é um activo de elevada qualidade com uma excelente performance operacional, com uma ocupação de
praticamente 100% e mais de 7,5 milhões de visitantes por ano. Mas tem, além disso, um enorme potencial de criação de valor, em linha com a estratégia do novo proprietário”, comenta Fernando Ferreira, Head de Capital Markets da JLL.
Especializada em operações de regeneração urbana e no desenvolvimento e operação de centros comerciais ao ar-livre, a FREY pretende avançar com um programa de renovação deste complexo que foi inaugurado em 2001 e expandido em 2004, para implementar o espírito e os traços marcantes do seu conceito Shopping Promenade®. Trata-se de um conceito de centros comerciais ao ar-livre, que conjugam lojas e atividades de lazer com o objetivo de proporcionar uma “experiência melhorada” para toda a família. A estratégia de criação de valor pode ainda passar por uma nova fase de expansão, identificando-se um potencial de crescimento de 9.000 m 2 de Área Bruta Locável (ABL)
Situado na Guia, Albufeira, este complexo tem uma ABL combinada de cerca de 60.000 m 2 , sendo um dos principais destinos comerciais do Algarve. Reúne marcas de referência nacional e internacional como a Fnac, a C&A, a H&M, a JD Sport, a Radio Popular, a Worten, um supermercado Continente e todas a as insígnias do grupo Inditex (Zara, Pull & Bear, Bershka…), além de 20 restaurantes, cinemas e cerca de 3.000 lugares de estacionamento.