Certificação de edifícios: pessoas primeiro!
A WELL é a primeira certificação de edifícios que coloca o bem estar dos ocupantes como prioridade. Hoje são mais de 250 os edifícios certificados no mundo.

CONSTRUIR
Americanos “impulsionam” procura no mercado de luxo em Portugal
Teixeira Duarte lança novo projecto residencial em Benfica
Projecto ‘Parceiros da APAL’ visa reforçar e capacitar a indústria
Príncipe Real recebe nova loja da Manteigaria
Hempel apresenta nova solução para protecção contra a corrosão
Risco de crédito no sector da construção aumenta face aos desafios
Mercado das obras públicas acelera em 2025
Novo campus da Hovione no Seixal entra na fase final de construção
Penha Living é o novo projecto da ADDSOLID em Lisboa
Velto e QEnergy estabelecem parceria para desenvolver projectos de energia renováveis
A certificação WELL está a ganhar impulso da Europa e a influenciar o modelo de construção do imobiliário.
A WELL é a primeira certificação de edifícios concentrada, exclusivamente, na avaliação do bem estar dos seus ocupantes e tem como premissa que os imóveis são um meio para melhorar a saúde e o bem estar das pessoas. Esta tendência terá um impacto directo no mercado de escritórios a nível global, na medida em que a atracção e retenção de talentos é um factor estratégico para as empresas.
“A certificação WELL é uma ferramenta importante para orientar as empresas na adaptação dos seus escritórios e das suas políticas de bem estar, de forma a atender às exigências dos funcionários”, sublinha Laura Danzig, directora de Sustentabilidade da Cushman & Wakefield em Espanha que esteve recentemente em Portugal numa acção de divulgação deste instrumento que “procura proporcionar aos trabalhadores um estado de satisfação que favoreça o seu crescimento profissional e lhes permite atingir todo o seu potencial, para benefício deles próprios e da organização onde se inserem”.
Esta certificação agrupa os seus critérios em dez conceitos: ar, água, nutrição, luz, movimento, conforto térmico, acústica, materiais, mente e comunidade.
Do ponto de vista dos promotores esta é “fundamental”, para aqueles que “pretendem desenvolver projectos que estejam em linha com os requisitos das empresas em todo o mundo”, afirma a mesma responsável.
Em Portugal não existe ainda nenhum projecto certificado ou em fase de registo, muito embora sejam já vários os promotores interessados. Lançada em 2014, a WELL possui mais de 250 projectos certificados em todo o mundo, com destaque para os EUA (85), China (69), França (17) e Austrália (17). A Europa responde por 21% dos projectos certificados, num total de 55.