Centro comerciais da Sonae encerram 2019 com ocupação perto dos 100%
Dos 16 centros, nove fecharam com taxa de ocupação de 100% e os restantes sete na ordem dos 99%
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A Sonae Sierra melhorou a oferta comercial dos activos que gere em Portugal, com a assinatura de 180 novos contratos com lojistas em 2019. Esta gestão permitiu que nove centros comerciais encerrassem o ano com 100% da Área Bruta Locável (ABL) comercializada: Centro Vasco da Gama, AlbufeiraShopping, Albufeira Retail Park, AlgarveShopping, Coimbra Retail Park, Estação Oriente, LeiriaShopping, Campus Nova e Portimão Retail Park. Outros sete centros comerciais encerraram o ano com mais de 99% de taxa de ocupação: CascaiShopping, Estação Viana Shopping, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping e Parque Atlântico.
“2019 foi um ano muito positivo para esta área de negócio, não só pelas elevadas taxas de comercialização, mas também pela possibilidade de responder a desafios diferenciadores, como a comercialização de conceitos inovadores, como o The CookBook, no NorteShopping, ou a comercialização de espaços fora do âmbito dos centros comerciais. É graças a uma equipa comercial versátil e multidisciplinar que conseguimos valorizar a oferta dos espaços comerciais, mantendo-os actualizados, modernos e diferenciadores, e torná-los mais atractivos para os visitantes e lojistas”, refere Cristina Santos, directora de Gestão de Activos da Sonae Sierra para Portugal e Espanha.
Entre os espaços com maior reforço na oferta comercial está o NorteShopping, que se encontra em processo de expansão e refurbishment com vista à melhoria da experiência para visitantes e lojistas, com a introdução de 61 novas lojas, sendo de destacar neste Centro a expansão e reformulação da praça de restauração com a introdução do novo conceito de food court de terceira geração – The CookBook –, com a instalação de conceitos como o Reitoria, Noodle by RO, Zenith Brunch & Cocktails, Lao Bao, Chutnify, Cremosi, Leitão do Zé, Maldito, Crave, Confeitaria Moura e outros conceitos que normalmente operam mais em rua e que apostaram pela entrada em Centro Comercial, num projecto diferenciador e inovador. Até ao final do ano são esperadas novidades, com a criação de um espaço dedicado a um target premium, denominado GALLERIA, que contará com a presença da Hugo Boss, Weekend Max Mara, Tumi, Twinset, Adolfo Dominguez e Corneliani, entre outras.
Destacam-se ainda o Centro Colombo, com 17 novas lojas e a expansão e recolocação de seis lojas; o ArrábidaShopping e o CascaiShopping, ambos com 11 novas lojas; e o ViaCatarina, com 10 novas lojas.
De destacar, ainda, que o ArrábidaShopping assinou contratos com lojistas como a Vans, a Flying Tiger Copenhagen ou a Multiópticas, ao passo que o CascaiShopping conseguiu atrair a Apple, bem como um estúdio de planificação do IKEA, e ainda a Hawkers, Barbour ou Party Fiesta. Já o ViaCatarina, após a introdução do rooftop bar LIFT RoofTop, conseguiu trazer para o centro lojas como Continente Bom dia, Worten, Intimissimi Uomo, Mr. Blue ou Zippy, melhorando a sua oferta comercial e auxiliando na resposta ao crescente número de turistas que visitam o Centro.