Construção e eléctricos ‘dominam’ certificação
Sectores da construção e eléctrico continuam a destacar-se na certificação com Marcação CE, registando, também, um maior número no âmbito do CB – Scheme destinados à exportação, num semestre em que o impacto da guerra na Ucrânia e a crise energética teve impacto na actividade da associação

CONSTRUIR
Troço Santa Comba Dão – Viseu consignado à Ferrovial
Tripadvisor com novo escritório em Lisboa
“O projecto nasce sempre no papel, num processo criativo interno de tentativa e erro”
O plano de rodovias prioritárias, estratégia para a água, o novo investimento da Promiris em destaque na edição 527 do CONSTRUIR
Weber reforça gama Weberfloor
Postos de iluminação inteligentes já não são ficção
Corcoran em Portugal para aposta no segmento de luxo
Imobiliário em 2025: Crescimento sólido e procura robusta impulsionam o mercado
Escassez de oferta de alojamento em destaque no “Dia do Estudante”
Licenciamento cresce 7,6% e termina 2024 em alta
A certificação de produtos, conjugada com a Marcação CE, continua a representar mais de 70% do volume de facturação, sendo que, destes, cerca de 90% referem-se aos produtos de construção e eléctricos, totalizando, este ano, 200 e 70 produtos certificados, respectivamente.
Embora não tenha havido lugar a certificação de novos tipos de produtos há a salientar a extensão de âmbitos para clientes actuais, com relevo para o sector eléctrico com a emissão e novos certificados no âmbito do CB – Scheme destinados à exportação. Neste caso, também os sectores da construção e eléctrico estão em destaque, com 43 e 10 certificações, respectivamente. Sendo de salientar, ainda, que a Associação Para a Certificação (CERTIF) registou um crescimento na opção dos esquemas de certificação nos sectores já referidos. Entre 2021 e 2023, verificaram-se mais cinco certificações no sector da construção.
Guerra e crise energética impacta actividade
A CERTIF viu a sua actividade impactada, no primeiro semestre de 2023, pelo quadro decorrente da guerra na Ucrânia e da crise energética, fortemente influenciado pela inflação. “A CERTIF sofreu, naturalmente, vários ajustes por parte de fornecedores, mas tentou fazer reflectir o mínimo possível esse efeito nos seus clientes”, afirmou Francisco Barroca, director-geral da associação.
A actividade manteve-se dentro do planeado, com a fidelização total dos clientes e, suprindo a dificuldade em trazer clientes de novas áreas, com a extensão de âmbitos de clientes actuais. No entanto, “foram estabelecidos contactos com Cabo Verde e Angola onde existe a possibilidade de novos clientes”, ressalva.
A actividade manteve-se dentro do planeado, com a fidelização total dos clientes e, suprindo a dificuldade em trazer clientes de novas áreas, com a extensão de âmbitos de clientes actuais. No entanto, foram estabelecidos contactos com Cabo Verde e Angola onde existe a possibilidade de novos clientes
Certificação de serviços
Houve lugar à emissão de 224 certificados para empresas que trabalham com gases e fluorados, sendo 93 relativos a novos clientes e 131 de renovação, elevando para mais de 1660 o número de certificados válidos.
No esquema FER – Fim do Estatuto de Resíduo estão válidos 18 certificados, permitindo a valorização dos respectivos produtos.
Certificação de sistemas de gestão
Não sendo o core business da CERTIF esta certificação é interessante para os clientes que certificam conjuntamente os seus produtos ou serviços, pela redução e custos que envolve. Estão em vigor 150 certificações.
Certificação de pessoas
A certificação de pessoas resulta de uma parceria com a ADENE, na área das energias renováveis e eficiência energética, e outra com o CTCV, para auditores de sistemas de gestão da qualidade e ambiente.
No final do semestre estavam certificados 69 técnicos em áreas como auditoria, instalação e projectista.
Marcação CE
Enquanto Organismo Notificado (ON) para o Regulamento dos Produtos de Construção (RPC), e tendo em conta o âmbito da sua notificação, a CERTIF é o único organismo nacional com condições para oferecer, em muitas normas, esse serviço aos seus clientes que, de outra forma, teriam de recorrer a organismos noutros países europeus.
Tendo em conta a divergência entre a Comissão Europeia e o CEN não foram, nos últimos anos, publicadas normas harmonizadas para os produtos de construção, pelo que só foram emitidos novos certificados para as normas existentes, num total de 42.
O número de clientes estrangeiros na Marcação CE tem vindo a crescer, existindo clientes na Alemanha, Angola, Bélgica, Brasil, Chipre, Dinamarca, Espanha, EUA, Grécia, Itália, Irão, Iraque, Reino Unido, República Checa e Suíça.
A CERTIF manteve a Coordenação do Grupo de Organismos Notificados Nacionais no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção e é o representante de Portugal no Advisory Group Europeu dos ON para o CPR.
A CERTIF é, também, a única entidade reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável como organismo de certificação que, com a sua bolsa de verificadores, actua no âmbito do Sistema DAP Habitat. Actualmente, estão em fase de verificação 14 novas DAP para vários produtos, estando esta procura muito ligada a novas exigências de mercado.
No final do semestre o Instituto Português de Qualidade (IPQ), em colaboração com o IPAC, organizou uma sessão comemorativa dos 40 anos do SPQ, tendo sido atribuída à CERTIF uma distinção pelo seu papel na manutenção da certificação regulamentar de produtos.